Pages

terça-feira, 21 de julho de 2015

PORQUE A GLORIA SAIU DO SANTUÁRIO?



Diz-nos o texto de Ezequiel 11.23: “E a gloria do Senhor se alçou desde o meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade”. Essa gloria, que Moisés viu na sarça que ardia e não se consumia no deserto. Essa gloria, que Moisés orou dizendo: “Rogo-te que me mostre a tua gloria”. Aquela gloria, que quando o Tabernáculo foi levantado, encheu o templo e passou a ser presença constante na caminhada do povo de Israel (Ex 40. 34-38), agora, em uma visão, onde o Senhor leva o profeta Ezequiel, das terras do cativeiro até a santa cidade de Jerusalém, ele a vê, sendo alçada do santuário e indo rumo a um monte ao oriente da cidade.
Se olharmos para o capítulo 8 do mesmo profeta Ezequiel, vamos ver ali as coisas horríveis que o povo estava fazendo. Abominações eram feitas no santuário. No interior do Templo onde era para estar somente o nome do Senhor, estava a imagem de ciúmes. Na verdade uma idolatria. Pois qualquer idolatria provoca ciúmes no Senhor. No tempo do malvado rei Manassés, foi colocado uma imagem no interior do templo do Senhor (2Rs 21.7).
Tomando nosso corpo como santuário de Deus, pois é assim que nos diz 1Corintios 3.16: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” vemos hoje, quantos santuários estão cheios de idolatria. Pois, quantas mulheres cristãs, que preferem seguir as deusas da televisão em seu modo de vestir, em suas vaidades. Quantos rapazes e até mesmo pessoas adultas, que preferem seguirem seus ídolos da televisão, do futebol. Tudo isso é idolatria que afasta a gloria de Deus de uma vida.
O profeta ainda fala de um grupo de sacerdotes, que tendo incensários nas mãos, adoram imagens pintadas nas paredes do santuário. Que tristeza! Quantas abominações estavam sendo cometidas no interior do santuário. Quantos que tendo seus instrumentos nas mãos para servir a Deus, servem a si mesmos. Estão nos cultos, parecem que adoram a Deus, mas não estão com um coração perfeito. Quanta falta de temor ao Senhor daqueles, que sem nenhum escrúpulo, sobem ao altar do Senhor, pensando que estão enganando ao Senhor, mas estão enganando a si mesmos. Veja o que o Senhor fala no Salmo 50: “Que tendes tu que recitar os meus estatutos e que tomar o meu conserto na tua boca, pois aborreces a correção e lanças as minhas palavras para traz de ti? Quando vês o ladrão, consentes com ele; e tens a tua parte com adúlteros. Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar mal contra o teu irmão; falas mal contra o filho da tua mãe” (vv 16-20). Ah amados irmãos, quantos que estão recitando muito bem os estatutos do Senhor, mas não os vivem. Apenas recitam, porque têm muita prática para recitar. Empolgam os povos com um português polido, e uma oratória invejável, mas, suas vidas não passam de palha seca, moinha levada pelo vento do pecado. Destes, a gloria do Senhor já saiu, se é que um dia esteve lá.
Mas, gloria não queria sair do santuário. O Senhor reclama e diz: “... vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? (Ez 8. 6). O Senhor está dizendo, eu não quero sair, mas ele estão me mandando embora. Deus não convive com o pecado. Ou estejamos limpos para o Senhor viver em nós, ou então Ele se afastará e o pecado terá domínio total sobre nossa vida. Amado irmão, seja você jovem, adulto ou de idade avançada. Seja você homem ou mulher, o Senhor quer que brilhemos a sua gloria, onde quer que estejamos. Disse Jesus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifique o vossa Pai que está nos céus” (Mt 5. 16). Paulo disse: “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a gloria do Senhor, somos transformados de gloria em gloria, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Co 3.18). Não deixe que o pecado expulse a gloria de Deus de tua vida, mas, viva sempre em santidade e essa gloria maravilhosa estará sempre residindo em você. Essa gloria hoje é a presença inefável de Jesus em nós, através da pessoa do Espírito Santo. Não entristeça o Santo Espírito, no qual estais selados para o dia da redenção. Jesus Cristo é para nós hoje a única esperança da Gloria. Sem ele nossa vida é vazia, e, todas as demais coisas não terão sentido.

Pr Daniel Nunes

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo estudo

Unknown disse...

Amei esse estudo biblico e pretendo aprender mais com a palavra do Senhor.

Alex disse...

Obrigado, me edificou muito

Unknown disse...

Amém Gloria a Deus
Excelente estudo👏👏🙌🙌

Postar um comentário