Pages

quinta-feira, 29 de março de 2012

Reencarnação ou Novo Nascimento?


E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (He 9.27)



Desde a criação do homem que ele procura em quem colocar a culpa pelos seus fracassos, pecados, problemas e aflições (Gn 3. 9-13).



Como conseqüência da doutrina da reencarnação, a terapia de vidas passadas está ganhando cada vez mais simpatizantes. O objetivo é o mesmo: Evitar qualquer julgamento por parte de um Deus pessoal e ter em quem lançar a culpa pelos fracassos e sofrimentos pessoal. Dizem os que crêem nessa doutrina: “Sou assim porque estou pagando pelos erros de antepassados”.



Se é preciso terapia para solucionar os problemas da humanidade, essa deve ser feita enquanto o individuo vive e jamais após a morte pelos seguintes motivos:



1.     A palavra de Deus (a Bíblia sagrada) é categórica em afirmar que os mortos não voltam, e, que o julgamento será individual, isto é, cada um será julgado segundo as suas obras.

a.     Disse, porém, Abraão: Filho. Lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quiserem passar daqui para vós não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te pois, ó pai que mandes a casa de meu pai. Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos”. (Lc 16. 25-29).

b.     “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma... Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma neste século, em cousa alguma do que se faz debaixo do sol”(Ec 9. 5,6).

c.      “Quando vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre os dentes; não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão aos mortos?” (Is 8. 19).

d.     “Mas os que forem havidos dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dos mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos” (Lc 20. 35-38).

e.     “Conjuro-te, pois diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino” (2Tm 4.1).

f.       “Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a viver; porá ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Rm 14.9,12).

g.     “Os quais hão de dar conta aos que está preparado para julgar os vivos e os mortos” (1Pe 4.5).

h.     “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da Palavra de Deus e por amor ao testemunho que deram” (Ap 6.9).

i.        “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”. (Ap 11.18).

j.       “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição” (Ap 20.5).

k.     “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles haviam; e foram julgados cada um segundo as suas obras”(Ap 20. 11-13).

l.        “Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme ao dito do Senhor. E a o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém tem sabido até hoje a sua sepultura” (Dt 34. 5,6).

m.  “E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e o seu vestido ficou branco e mui resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias. Os quais apareceram com gloria, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém” (Lc 9. 29-31).





2.     O novo nascimento (Jo 3. 3-8; 1.12,13), não é reencarnação, e, a Bíblia nos mostra que os nascidos de novo, não só não tiveram uma vida no passado, como também não tem mais um passado nesta vida.

·        No batismo Jesus assume nosso passado, e, nós assumimos o passado de Jesus.

a.     “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela gloria do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na sua ressurreição; sabendo isto, que nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado”(Rm 6.3-7).

b.     “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17).



·        Assim como a terapia de vidas passadas, a terapia do passado da vida está sendo fortemente disseminadas por muitas igrejas hoje em dia. O diabo quer vasculhar o passado. Ensinam a regressão. Retrocedem apenas um pouco menos, más, a intuição é a mesma: procurar de quem é a culpa da existência dos problemas atuais na vida de um individuo. Daí, que dizem os que pregam a cartazes, que é preciso descobrir quem é o culpado, para que a pessoa possa ser perdoada. Há pessoa que estão perdoando até Deus, pois dizem que o culpado de suas dores foi o próprio Deus.

·        Torna-se uma banalidade, porque não dizer heresia, pois como buscar uma coisa que já para Deus não existe mais? Vejamos o que diz a Bíblia:

a.     “Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim, dos teus pecados me não lembro” (Is 443.25).

b.     “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo” (Col 2. 13-15).



3.     O segredo do novo homem está justamente em Deus esquecer o seu passado

a.     “Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas” (Is 43.18).

b.     “Eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Is 43.25).

c.      “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das cousas passadas, jamais haverá memória delas” (Is 65. 17).

d.     “...Pois, perdoarei as duas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei”(Jr 31.34).

e.     “De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá” (Ez 18.22).

f.       “Quando eu disser ao perverso: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e dizer juízo e justiça, e restituir esse perverso o penhor, pagar o furtado, andar nos estatutos da vida, e não praticar iniquidade, certamente viverá, não morrerá. De todos os seus pecados que cometeu não se fará memória contra ele: juízo e justiça fez, certamente viverá”(Ez 33.14-16).

g.     “Pois, para com as suas iniquidades usarei de misericórdia, e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Hb 8.12).

h.     “Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre.Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado” (Hb 10. 17,18).



4.     O tempo para a solução dos problemas se chama Hoje!



a.     ‘De novo determina certo dia, hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hb 4.7).

·        Vemos que o coração se endurece hoje, não ontem e nem na suposta vida passada. O tratamento de Deus é para aqueles que se dispõem hoje ao arrependimento e ao abandono do pecado.

b.     “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13).



5.     Esse caminho da prosperidade está sendo totalmente esquecido pelo evangelho pregado atualmente. Não há prosperidade sem confissão; não há prosperidade sem arrependimento; não há prosperidade sem o abandono do pecado.

·        Parece que tem sido mais fácil procurar a resposta para os nossos problemas no passado, esquecendo que Jesus já cuidou dele. Paulo tinha um pensamento diferente quanto a isso:

a.     Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fil 3.13,14).

b.     Tendo Jesus cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Col 2.14,15).


1 comentários:

janeildo disse...

Parabéns pela baboseira sem fundamentos que escreveram...A- estudem a doutrina para saber do que ela trata...B - deixem de hipocrisia e coloquem os textos bíblicos como um todo e não fragmentos...C - A doutrina Espirita não prega que o indivíduo paga pelos erros de outrem e sim pelos seus próprios erro nesta ou em vidas pretéritas...D antes de fazer uso de um meio de informação tenham responsabilidades de não dar informações erradas!!!Já que estão tão atônitos em provar que o Espiritismo é uma faça comecem a visitar as instituições e vejam que lá se faz a verdadeira lei de Deus ( se vocês não sabem qual é eu as digo "amai-vos assim como eu vus amei"), lá perceberão também que se vive uma fé, uma fé viva e não templos caiados, como muitas Igrejas, como essa que se diz cristã!!!! Tenham respeito... Sim lembre-sem que a principal lei é a lei do amor... constituída nos 10 mandamentos!!! O restante é lei mosaica isso se vcs sabem oq ue significa isto!!! Paz e luz a todos!!!!

Postar um comentário