Pages

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CONVIVENDO COM O SUCESSO E ÊXITO DE MEU COMPANHEIRO


(Mc 6. 45-51).
Quando você escuta alguém elogiando um companheiro seu do ministério, como se sente? Você pregador, como se sente quando outro pregador é elogiado? Não esqueças que cada estrela tem seu brilho. Há as que brilham mais, porém, todas brilham.
1. “E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante,...”. Veja que Jesus não teve nenhum constrangimento em que seus discípulos passassem adiante. Tem muitos obreiros que não querem que ninguém passe adiante dele na pregação, na oração, no louvor, no carinho do povo, etc. Ele sempre tem que ser o melhor, o centro das atenções, a estrela de primeira grandeza. a) Jesus ressuscitou a Lázaro, todos ficaram assombrados com Ele e creram Nele (Jo 11. 45), porém, no capitulo 12 e versículo 9 João escreve assim: “E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos”. b) Não te preocupes com a fama do outro, pois, se a igreja hoje naquela cidade por onde você já passou quando ainda era pequena e hoje está grande, também é fruto do seu trabalho.
2. “E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele sozinho em terra”. Jesus treina seus discípulos. O pastor tem que aprender a treinar os seus obreiros para que cresçam. Se precisar de tua ajuda você vai e os socorre, assim com Jesus fez com seus discípulos (Mc 6. 48). Marcos registra que Jesus chegou com a intenção de passar adiante deles. Se os obreiros crescem o pastor tem que continuar crescendo também. Há obreiros que não crescem nem deixa os outros crescerem também.
3. “E subiu para o barco para estar com eles,...” (Mc 6. 51a). Aqui Pedro está afundando. Porém, Marcos não conta o fracasso de Pedro, Mateus conta (Mt 14. 31,32). Naquele momento Pedro pensou somente nele. O barco estava quase se afundando, e Pedro disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo” (Mt 14. 28). Marcos, não conta do egoísmo, da pouca fé e da dúvida de Pedro, ele somente contou o milagre, as bênçãos. Existe aquele que se Deus está abençoando o campo do companheiro ele não sabe contar, mas se é problema, é luta, ele é o primeiro a se deleitar contando para todo mundo, cuidado, logo alguém vai também contar os teus fracassos.
Paulo sabia que Arquipo passava por momentos difíceis em seu ministério, pois na carta aos Colossos ele disse: “E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste do Senhor: Para que cumpras” (Col 4. 17). No entanto Paulo o trata em pé de igualdade, pois na carta a Filemom versículo 2 o chama de ”Meu companheiro de lutas”.
Necessitamos companheiros fieis que esteja ao nosso lado, com o mesmo coração, fé e sentimento para juntos chegarmos ao final de nossa carreira com êxito em nosso trabalho (Fil 2.1-5).

Que a Graça e paz sejam com todos


Pr. Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário