Pages

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Abelha e o Cristão


Quero fazer um comparativo entre a abelha e o cristão com o objetivo de te conscientizar um pouco sobre o que é viver o reino de Deus.
Bom, sabe-se que tal como as formigas, as abelhas são um dos insetos mais trabalhadores que existe sobre a face da terra.
Uma abelha visita em média 30.000 flores por dia e faz aproximadamente 40 vôos diários entre a colméia e as flores em busca do néctar.
Isso, de imediato, nos traz ao menos uma lição pessoal e espiritual:
Você tem que se esforçar para construir, conquistar e adquirir
Irmão, a não ser que você seja detentor de uma herança muito grande, não se engane pensando que Deus lhe dará tudo de mão beijada, que é só ficar pedindo, pedindo e pedindo a Ele que as coisas vão cair do céu. Não! Não é bem assim que as coisas funcionam.
Você tem que pedir a Deus sim, mas, você também tem que tomar atitude e levantar-se para que Deus te revele o que Ele quer para ti (“Desperta, tu que dormes, e levanta-te… e Cristo te esclarecerá.“ - Efésios 5:14).
Sim, você tem que sair da posição de inércia que você está tomar ânimo, pegar a estrada da vida e caminhar. Por que quando você tomar atitude e levantar-se e percorrer a jornada que lhe está proposta (por mais difícil que seja), você irá começará a alcançar e tomar posse daquilo que o Senhor tem para ti! (“Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei.” - Gênesis 13: 17).
Amado, eu sei que ao olhar para o horizonte da estrada da vida, o destino pode parecer muito longe, mas, ficar parado ou estacionado no acostamento não vai te ajudar em nada!
Sei, sei sim, que às vezes bate um desânimo no teu coração que não é fácil… A vontade de desistir te faz diminuir o ritmo, falhar a esperança e… logo lhe sobrevém o sono da indolência (que te deixa sem força ou estímulo para atuar no momento oportuno). E sabe no que isso vai dar? Olha só o que a Bíblia diz: “A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.” (Provérbios 19: 15).
Olha só, a bíblia nos afirma categoricamente no versículo que lemos que desanimar não vai adiantar nada! Que o nosso desânimo e a nossa falta de força farão cair sobre nós à fome e com ela a morte espiritual (padecerá). E não é isso que você quer para você? É claro que não! É por isso que eu quero te dizer que Jesus está bem perto de você a lhe dizer: “…Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão…” (João 10:10,28).
Caro irmão, nos momentos de maiores dificuldades e de maior cansaço e desânimo, o Senhor quer te dar vida! Vida abundante! Pegar você nos braços, renovar as suas esperanças e garantir que nem você e nenhum dos teus sonhos irão por água abaixo, e que ninguém e absolutamente ninguém tirará você das mãos do Pai e deste reino tão maravilhoso!
As abelhas não desanimam no ir e vir da colméia às flores e vice-versa, portanto nós devemos aprender essa lição com elas e também não devemos desanimar e desistir. Devemos perseverar, pois, no inverno da vida desfrutaremos daquilo que nós trabalhamos e produzimos com prazer, pois, o nosso Senhor mesmo nos dirá: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor…” (Mateus 25: 21). O termo “entra no gozo do teu senhor” é o mesmo que “tome posse (desfrute) daquilo que eu preparei para ti como recompensa…”.
Meu amado, por mais que as coisas neste mundo não sejam fáceis, que exija nosso esforço no âmbito da nossa vida secular, material e muito mais na espiritual eu quero te deixar como consolo esta mensagem: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” - Romanos 8: 18.
Viver do reino de Deus e fazer a vontade de Deus não é algo fácil, no entanto é recompensador, você pode acreditar!
1) Quando uma abelha chega de um vôo onde ela recolheu o néctar, ela fica próximo a porta da colméia repassando o néctar recolhido para outra abelha e essa outra repassa para outra e assim ocorre sucessivamente. Neste processo, a água contida no néctar vai se evaporando, esse néctar vai engrossando até que forma-se o mel.
Irmão, isso nos ensina a lição que no reino de Deus somos dependentes um do outro. Você é importante para o reino de Deus, por mais que sua tarefa seja simples aos seus olhos, mas, ela é de vital importância, pois, sem você vai faltar a matéria prima para o mel! O reino de Deus não é construído somente pelos pastores ou pelos grandes líderes espirituais, mas por todos! Por isso que a bíblia nos diz: “Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te…” (Isaías 41:6). Ei jovem, irmão, irmã, vamos somar forças? Afinal de contas, temos que estabelecer o reino de Deus aqui nesta terra!
2) A visão da abelha é muito ampla, pois ela possui cinco olhos.
Assim como as abelhas, nós que somos participantes do reino de Deus, temos que ter a nossa visão ampliada. A nossa visão não pode estar somente nesta terra ou naquilo que temos ou deixamos de ter porque o nosso reino não é deste mundo. Transpõe todas as barreiras lógicas e imaginárias e vai muito mais além. Logo, nossa visão tem que acompanhar nossas expectativas e esperanças. O nosso inimigo quer muitas vezes limitar nossa visão apenas à esta terra e quer tirar nossa expectativa do céu por isso, Jesus nos adverte com as seguintes palavras:
“Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado, antes recebamos o inteiro galardão…” - 2João v. 8
“Olhai que ninguém vos engane…” - Marcos 13:5
“Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo…” - Marcos 13: 33
Temos que ser e estar vigilantes como nunca, pois, o tempo de Cristo vir buscar a sua igreja está se aproximando segundo a segundo e mais do que nunca estas palavras de Jesus são tão reais e propícias para os dias atuais.
Igreja do Senhor, estamos próximos à reta final, muito perto de adentrarmos ao reino e desfrutá-lo por completo, por isso, “guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa“ (Apocalipse 3:11).

0 comentários:

Postar um comentário