Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aos Assembleianos o que é dos Assembleianos


+ Josep Rossello




Na quarta feira, estive em um Café com Pastores e Líderes em Pindamonhangaba. Na verdade, sempre me pergunto se devo ir ou não, mas o desejo de ter comunhão com outros líderes Cristãos faz com que acabe indo.


Nestas reuniões, sou um peixe fora da água. Temos diferentes costumes e tradições; divergências teológicas importantes; diferentes histórias e governos eclesiásticos que não tem nada a ver um com o outro.


De fato, usamos, inclusive, palavras semelhantes para descrever coisas diferentes.


Uma vez dito isso, quero lhe trazer um fato que aconteceu e que me motivou a escrever este artigo.


No final do encontro, quando estava quase entrando no meu carro, um pastor assembleiano de Taubaté me chamou. Ele queria conversar comigo.


Ele me perguntou se eu tinha alguma coisa a ver com os católicos. Tentei explicar que não. Explanei calmamente que nós Anglicanos somos evangélicos, protestantes e reformados. Somos uma igreja histórica, com muitos séculos de existência. Não obstante, ele não pareceu convencido com minha explicação, mesmo me esforçando para fazê-lo compreender o porquê de estar usando camisa clerical. Mas ele seguiu irredutível em sua posição...


A situação manteve-se por alguns minutos. Eu penso que, possivelmente, o meu sotaque e o “portunhol” que falo não ajudou muito o nosso difícil diálogo. Quando estava para ir embora, o irmão me abordou novamente e me deu um folheto evangelístico da Interlink (folheto que foi desenhado por um bom amigo meu, Aramis, de SJC), e me convidou a ler o tratado evangelístico.


Eu não fiquei ofendido, mas achei muito engraçado. Pensei, “o bispo foi evangelizado!”


Tenho convicção que não somente ele, mas muitos pensam de forma igual, ou seja, “será que realmente que os anglicanos são cristãos?”. Deixarei para responder esta pergunta em outro momento.


O que este acontecimento revela e me leva a refletir é sobre o principal motivo pelo qual as Assembléias de Deus, com todos seus problemas, brigas e conflitos, são a igreja mais forte no Brasil.


Você pode ir até no meio do mato, mas eu posso assegurar-lhe que lá vai encontrar uma Assembléia de Deus. Portanto, temos que dar aos assembleianos o que é dos assembleianos. Eles são verdadeiros evangelistas! Acreditam no poder de Deus para converter as pessoas e vivem conforme esta crença.
Podemos seguir mostrando os erros, que são muitos, desta denominação, porém é também tempo de reconhecer que as igrejas históricas, e a igreja anglicana, em particular, precisam aprender através do testemunho das Assembléias de Deus. Esta é uma motivação a mais para nos tornarmos proclamadores da graça e amor de Deus por este mundo caído.


Por isso, quero agradecer a este irmão que foi usado por Deus para lembrar que precisamos ser mais ativos na obediência do mandato Divino de ir a todas as nações, fazer discípulos, batizar em nome da Trindade e ensinar a obedecer tudo o que Jesus ordenou.




Josep Rossello
Bispo Coadjutor da Igreja Anglicana Reformada
Para o Genizah

0 comentários:

Postar um comentário