Pages

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O PASTOR INAPTO


Zacarias 11.17

Na presente passagem se considera o pastor inapto aquele que incapacitado, sem vocação, foge deixando o rebanho abandonado.
1. O DESERTOR – “Ai do pastor inútil que abandona o rebanho”.
a- Seus próprios interesses o levam a abandonar o rebanho. Ao ver que suas expectativas não foram correspondidas na dura realidade do campo, ele deserta, foge, abandonando o rebanho. Para estes Deus diz: “Ai”.
b- Sua incapacidade para tratar os problemas, faz com que abandone as ovelhas. Os problemas e os problemáticos formam parte de nosso ministério.
2. O ALEIJADO – “A espada cairá sobre seu braço... o seu braço completamente se secará”.
a. O braço representa a sua força (Is 42.1). O pastor aleijado é aquele que perdeu a força no ministério. Essa vitalidade nas responsa-bilidades pastorais é muito importante (Jz 6.14).
aa. A força do testemunho (1Co 4.1)
ab. A força da fidelidade (1Co 4.2)
ac. A força do exemplo (1Tm 4.12)
b. O braço representa sua autoridade. Suas pregações e suas exortações se tornam gelatinosas, quando ele não tem autoridade. Seu ministério se torna algo plástico, sintético (Is 63.5).
3. CEGO – “a espada cairá sobre o seu olho... o seu olho direito completamente se escurecerá”.
a. O Dr Ryrie diz: “O olho direito é o olho da pontaria”. Satanás não quer que tenhamos a visão perfeita da obra (1Sm 11.1-3).
b. Esse olho direito que foi vazado fala de uma visão medíocre. De mirar com dificuldade. Quando ele se torna cego do olho direito, sua mira fica defeituosa.
c. Representa um ministério decaído, a falta de oração, a santidade, o testemunho. Finalmente ele não vê a vida espiritual da congregação decaída.
Não deixes que teu braço se seque, e não percas a visão do teu olho direito.
Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário