Pages

domingo, 19 de fevereiro de 2023

MOLDES DE BARRO DO VALE DO JORDÃO

 



“... Hirão fez todos esses objetos de bronze polido para o templo do Senhor, conforme as instruções do rei Salomão. O rei ordenou que fossem fundidos em moldes de barro no vale do Jordao, entre Sucote e Zaretã.” (1Rs 7. 45,46) NVT

 

Ao estar lendo a Bíblia por completa, mais uma vez, muito me chamou a atenção este texto sagrado. Onde Hirão, homem que tinha muita sabedoria dada por Deus, de grande talento em obras de bronze (1Rs 7. 14), é instruído por Salomão para confeccionar os utensílios de bronze, porém, com um detalhe: “... fundidos em moldes de barro no vale do Jordão”.

Aquelas belas peças confeccionadas pelas mãos habilidosas de Hirão, não podiam ganhar forma, sem que passassem pelos moldes de barro do vale do Jordão. Então, passei a refletir espiritualmente sobre esse processo. Paulo disse que “Agora nós mesmos somos como vasos frágeis de barro que contém esse grande tesouro. Assim, fica evidente que esse grande poder vem de Deus, e não de nós” (2Co 4.7) NVT

Ai está o segredo; os moldes são de barro do vale do Jordão, más quem trabalhava neles, eram as mãos habilidosas de Hirão. Dali saiam as obras mais belas, para comporem a cada do Senhor. Nós também, somos apenas moldes de barro, porém, depende de quem está trabalhando neste barro. Se for as habilidosas mãos do Espírito Santo, certamente sairá obras que será exclusivas para a gloria de Deus, e a sua casa será adornada, com aquilo que foi fundido em nós. Já imaginou o quanto podemos ser úteis para o reino de Deus?

Não podemos esquecer, que somos apenas o molde, apenas a forma, apenas  vaso de barro. O que contém nele, ou o que será fundido nele, é que tem o verdadeiro valor, não a forma, nem o vaso. Pois a forma e o vaso são de barro do vale do Jordão.

Notemos algo muito substancioso: “O rei ordenou que fossem fundidos em moldes de barro no vale do Jordão,”. Sim , não era qualquer barro; era barro do vale do Jordão. Era um barro exclusivo! É do vale molhado do Jordão, que saia o barro especial para a fundição das peças da casa do Senhor.

Sim meus amados, não são das academias de pregadores, nem dos grandes seminários, nem das faculdades teológicas que sai o barro especial, mas sim, do vale de lágrimas da oração, do jejum, das provas, das tempestades, dos clamores de madrugadas, que saem as formas especiais para confecção de peças que adornarão a casa do Senhor. Antes de ensinar um jovem a pregar, precisamos ensiná-lo orar. Foi assim que Jesus fez com seus discípulos (Lc 11.1-4).

Portanto, não há nenhum orgulho nisto. As formas eram usadas, e permaneciam lá, esperando que novamente as mãos habilidosas do artesão, as pegassem outra vez, para as usá-las. O molde não se usava sozinho, tinha que ser usado pelas mãos do artesão. Assim somos nós, não podemos querer nos usar sozinhos, mas, aguardar o tempo, em que o divino artesão, o Espírito Santo, nos pegue, nos manuseie, e nos use segundo o seu querer. Paulo, falando a respeito dos dons espirituais, que é distribuído aos crentes em Jesus Cristo, disse “Tudo isso é distribuído pelo mesmo e único Espírito, que concede o que deseja a cada um” (1Co 12.11).

E ai, queres ser forma de barro do vale do Jordão? O Senhor ainda procura esse tipo de barro!

Vosso em Cristo

Pr Daniel Nunes

NVT = Nova Versão Transformadora

1 comentários:

Silvio Martins disse...

Excelente comentário, sucinto, mas bem edificativo.

Postar um comentário