Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

 



LIÇÃO 6

O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

TEXTO ÁUREO

Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todo os que habitais em Jerusalém, seja-vos notório, e escutai as minhas palavras.” (At 2.14).

VERDADE PRÁTICA

A vida de um crente poder ser comparada entre o antes e o depois do avivamento.

Leitura Bíblica em Classe – Atos 2.14-24

Objetivos da lição

1.    Destacar as características do apóstolos Pedro antes da experiencia do pentecostes;

2.    Compreender o impacto do batismo no Espírito Santo no caráter do apóstolo Pedro;

3.    Ressaltar a importância do avivamento espiritual para a igreja dos dias atuais mediante a experiencia do batismo no Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

O apóstolo Simão Pedro, é uma prova inconteste, daquilo que o Espírito Santo faz na vida daquele que verdadeiramente O recebe. O impacto foi muito grande, causado pela terceira pessoa da trindade na vida desse homem. Uma coisa, nos chama a atenção: Por que será, que hoje em dia, os milhares que dizem estar sendo cheio do Espírito Santo, não possuem a mesma transformação? Será que não é tempo de estarmos discutindo sobre, que tipo de avivamento estamos vivenciando? Será que esse avivamento que presenciamos hoje em dia, é de fato avivamento? O pastor e escritor, Leonard Ravenhill, discorre sobre esse tema, quando escreveu o livro: Porque tarda o pleno avivamento.

Um cantor sacro hispânico, fala em uma de suas canções: Muitos estão perguntando: Onde está o Deus de Elias atualmente? O Deus de Elias, está no seu lugar, como sempre esteve. Porém, a pergunta devia ser outra: Onde estão os Elias de Deus? Hoje tudo parece muito mascarado. Desculpem-me a dura colocação.

Veremos nesta lição o protagonismo desse homem, que teve sua vida mudada quando o Espírito Santo desceu sobre ele. Veremos o antes e o depois na vida de Pedro. Com certeza, vamos aprender muito nesta lição.

I – PEDRO ANTES DO PENTECOSTES

1.  As duas atitudes de Pedro. Em Cesareia de Filipos Jesus indaga seus discípulos: “Que diz os homens ser o filho do homem?” Interessante, que a primeira pergunta, não era o que os seus discípulos pensavam dele, mas o que aqueles, que não viviam próximo dele, achavam ou penavam que ele era. A resposta foi a mais diversa possível: Uns achavam que ele era Elias, outro Jeremias, outros alguns do profetas. Porém, agora Jesus se volta para o seu colégio apostolar e lhes pergunta: “E vós, que dizeis que eu Sou?” Então Pedro, se levanta como porta-voz da turma e responde: Tu es o Cristo, o filho do Deus vivo”. Então, Jesus fala uma das mais célebres frases, que ainda hoje ressoa poderosamente em nossos corações: “Bem-aventurado es te Simão Barjonas, porque não foi a carne e sangue que to revelou, mas eu Pai, que está nos céus” (Mt 16.16,17). Isso certamente deixou Pedro lisonjeado diante dos demais discípulos.

Seguidamente a esse tão linda revelação do Pai a Pedro, Jesus revela o plano de sua morte, então o mesmo Pedro, que há pouco havia falado uma palavra tão reveladora acerca de Jesus, começa a repreendê-lo, dizendo “Senhor tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso” (Mt 16.22). Então Jesus lhe respondeu: “Para trás de mim satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens” (Mt 16.23). Aqui vemos, o quão volúvel é o homem sem a verdadeira revelação do Pai. O mesmo discípulo que tinha recebido um elogio, agora recebe uma reprimenda. Ao mesmo que foi revelado a unção de Jesus como Messias, agora lhe é negado a compreensão do mistério da morte vicária de Jesus.

2.                  Pedro nega Jesus três vezes. Segundo o estudo do temperamento, Pedro era sanguíneo. O sanguíneo não deixa nada para falar, caso tenha oportunidade. Pedro sempre estava pulando na frente para dar as respostas a Jesus. Quando Jesus disse que todos se escandalizariam dele, Pedro salta de lá dizendo: “Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei” (Mt 26. 33), ao que Jesus reponde: “Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás” (Mt 26.24). De fato, Pedro nego Jesus três vezes (Mt 26. 69-74). Depois da terceira vez, assim como Jesus havia dito, o galo cantou. Pedro negou, mas o galo não (Mt 26.75).

Você já parou para pensar na gravidade desse assunto? Já pensou, se você tivesse um amigo; mas um amigo que você confiasse de todo seu coração, e no momento que você mais precisasse, esse amigo falasse que não te conhece, que nunca te viu, que não sabe quem você é? Pois foi isso que aconteceu com Pedro. Porém, o mais lindo e precioso, é que Jesus, mesmo sendo negado por Pedro, não desprezou a Pedro. Quando Jesus ressuscitou, e as mulheres foram ao sepulcro, o ser angelical que estava lá disse: “Mas, ide, dizei aos discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o verei, como ele vos disse” (Mc 16.7). Certamente, Jesus ao ressuscitar, disse ao anjo: Quando as mulheres chegarem aqui, diga isso a elas, porém, não esqueça de dizer assim: “Diga aos discípulos e a Pedro”. O nome de Pedro ficou em realce. Querendo o anjo dizer: Não é para Pedro faltar na reunião. Esse é o nosso Jesus! Ele restaura os seus servos, até mesmo aqueles que o negaram, como Pedro.

II – PEDRO APÓS O PENTECOSTES

1.  Pedro batizado no Espírito Santo. O impacto do batismo com Espírito Santo na vida de Pedro foi grandioso. Aquele mesmo Pedro que negou Jesus diante de uma serviçal do palácio de Herodes, agora, cheio do Espírito, se levanta e prega com ousadia, dando a interpretação correta e bíblica, para o fenômeno que estava ocorrendo naquele dia de pentecostes na cidade de Jerusalém. Pedro explica que o que estava acontecendo, era o cumprimento da profecia de Joel, que predisse que nos últimos tempos Deus derramaria do seu Espírito sobre toda a carne (At 2.14-18).

Essa primeira pregação do apóstolo Pedro, totalmente tomado pelo poder do Espírito Santo, causa um grande impacto na vida de seus ouvintes, que, comovidos e tocados pela palavra, perguntam: “Que faremos varões irmãos?” Então Pedro os orienta sobre o que deviam fazer, que seria, crer no evangelho, ser batizado, e, com a promessa que eles também receberiam o dom do Espírito Santo (At 2. 38). Isso resultou em quase três mil pessoas que creram no evangelho de Jesus Cristo (At 2.41).

2.      Pedro e a cura do coxo. Quando Pedro e João estavam chegando no templo, pela porta chamada Formosa, lá estava, como de costume, um coxo que pedia esmolas. Se dirigiu aos apóstolos e lhes pediu alguma coisa, porém, Pedro respondeu-lhe dizendo, que não tinha prata nem ouro, mas queria dar-lhe algo muito mais importante que prata ou ouro, que era a sua saúde completa, e ordena dizendo: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (At 3.6). Ironicamente, alguém já disse da igreja hodierna: "Hoje podemos dizer, temos prata e ouro, mas não temos autoridade mais para dizer, levanta-te e anda". E a pergunta é: Por que não temos mais esta autoridade, se o Espírito é o mesmo? A falha não está no Espírito Santo, mas em nós. Pedro glorifica o nome de Jesus com aquela cura, ao dizer aos que o ouviam, que foi em Nome de Jesus que aquele homem foi curado (At 3.16).

3.      Pedro avivado em outras ocasiões. Achei muito interessante esse ponto, onde fala do avivamento constante na vida de Pedro. Hoje em dia há um avivamento momentâneo, aquele que acostumamos chamar de “fogo de palha”. Leva esse nome, porque geralmente se acaba depois do culto. Porém, Pedro, foi um homem que nunca deixou a chama do avivamento se apagar em sua vida. Ele se tornou um grande exemplo a ser seguido por todos os cristãos em todo o mundo.

Mesmo sendo repreendidos pelas autoridades, Pedro e João não deixava de falar do Evangelho de Cristo. Isso lhes custou a prisão. Porém, no dia seguinte foram soltos, e prosseguiram pregando com tanta autoridade do céu, que a Bíblia assim relata: “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens e mulheres a quase cinco mil” (At 4.4). Tudo por causa da cura daquele homem coxo. Pedro e João, ao serem interrogados, em nome de quem eles haviam feito aquele milagre, foram diretos ao ponto: “Tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós” (At 4. 10). Após serem soltos, os apóstolos foram e contaram tudo aos irmãos, que começaram a orar, e oraram tanto e com tanto fervor, que Lucas relata que o local tremeu, e todos foram cheios do Espírito Santo. E como resultado desse enchimento, os cristãos, anunciavam com denodo a Palavra de Deus (At 4.31).

Em Lida, Pedro ora por um homem chamado Eneias, que estava há oito anos paralítico e ele foi curado. Isso trouxe um avivamento naquele lugar, e muitos pessoas creram no Evangelho de Jesus Cristo (At 9. 31-35). Da mesma maneira, ao chegar  em Jope, ele ora pela irmã Dorcas, que havia morrido e todos choravam, e ela ressuscitou. Lucas narra que por esse milagre também muitos creram (At 9. 42).

Pedro era um homem cheio do poder do Espírito Santo. Ele não precisava fazer movimentos como fazem os pregadores hoje, para que o povo recebesse o poder de Deus em seus corações. Acho simplesmente maravilhoso esse testemunho das Escrituras, sobre a pregação de Pedro na casa do centurião Cornélio: “Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (At 9.44). Isso é maravilhoso”. Hoje, se faz tanto movimento, se impõe tanto as mãos, se manda levantar a mão aqui, falar isso para seu irmãos ali, e nada acontece. Quem de fato faz a obra é o Espírito Santo em nossas vidas.

III – A IGREJA DE HOJE E O AVIVAMENTO DO PENTECOSTES

1.      A igreja atual e o pentecostes. Não é novidade para ninguém, que muitos pregadores, talvez no intuito de animar a sua plateia, pregam um “grande avivamento que está por vir”. Jesus, quando por aqui nesta terra andou, foi na contramão desses pregadores, fazendo a seguinte pergunta: “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, haverá fé na terra”?” (Lc 18.8). Entendo sim, que é preciso buscar constantemente um avivamento para nossa vida individual, pessoal, como também para a coletividade, porém, sabendo que os dias que estamos vivendo, são dias de extrema incredulidade, a começar dentro dos arraias cristãos.

2.      Tempos de multiplicação de iniquidade. Vejamos isto na escritura de Mateus 24. 10-12, que diz: “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos faltos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. É exatamente o que estamos vendo nesses dias; uma igreja morna ou fria de amor. Como disse o Senhor para a igreja de Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. (Ap 2.4). A igreja prega o amor, porém não consegue viver o amor. Os interesses pessoais, individuais são maiores, ficando o amor ao próximo em segundo plano. Sem amor, de nada vale! A igreja precisa, urgentemente repensar sobre, como está a temperatura do seu amor.

3.      A igreja será arrebatada. A parábola das dez virgem é muito interessante, quando nos fala de cinco loucas, ou néscias, e cinco prudentes. A prudentes, além de terem azeite na lâmpada, tinham também nas vasilhas, quer dizer, elas tinham em depósito. Isso é muito bom: Ter azeite em depósito. Porém, isso não impediu que as virgens prudentes também dormissem. Você entende a gravidade do tempo que estamos vivendo? Mesmo os mais consagrados cristãos, poderão cochilar em sua vida espiritual. Paulo disse: “E digo isto a vós outros que conhecendo o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm 13. 11).

Da mesma forma que Pedro, esperava a volta do Senhor, avivado, também deve ser a igreja. O avivamento nos traz despertamento, para que não venhamos perder o momento da chamada. Há um hino da Harpa Cristã que diz: “O clarim já nos alerta, nossa coração desperta, pois a vinda é bem certa de Jesus”. Despertemos, pois a hora é chegada!”

CONCLUSÃO

Pedro teve sua vida, seu ministério, sua visão mudados completamente a partir do momento que foi cheio do Espírito Santo. Antes do pentecostes Pedro era precipitado, atirado nas coisas, e sem firmeza; mas depois, passou a ser um Pedro cheio de sabedoria, graça e unção, para cumprir a missão que lhe foi confiada por Jesus aos seus discípulos. Sem sombra de dúvida, Pedro é um exemplo de vida e de ministério avivado sob o poder do Espírito Santo a ser seguido por todos nós.

Amém.

0 comentários:

Postar um comentário