Pages

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

 



LIÇÃO 7

 

ESTEVÃO – UM MÁRTIR AVIVADO

 

TEXTO ÁUREO

Mas ele, estando cheio do Espírito Santo [...] disse: Eis que vejo os céus abertos e o filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” (At 7.55,56).

VERDADE PRÁTICA

Por intermédio da graça de Deus, o cristão pode ser fiel a Cristo até a morte e contemplar a sua glória.

Leitura Bíblica em Classe

Atos 6.8-10;7.54-60

Objetivos da lição

1.    Apresentar a vida de Estevão, destacando o seu testemunho pessoal;

2.    Mostrar que o crente deve permanecer fiel a Jesus diante da perseguição e da morte;

3.    Conscientizar de que cada crente precisa do poder do Espírito Santo para se fortalecer e permanecer na fé em Cristo.

INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, vamos estudar sobre a vida do diácono e evangelista Estevão, cujo nome vem do grego “Stephanos”, e significa, coroa ou diadema. Estevão é chamado de o protomártir da igreja, por ser o primeiro cristão a morrer pela sua fé em Jesus Cristo.

Estevão era um dos sete diácono, os quais, segundo a recomendação dos apóstolos, deviam ser cheios do Espírito Santo. Ele provou que de fato o era. Era “cheio de fé e poder”, “fazia prodígios e grandes sinais entre o povo (At 6.8). A sua ousadia na pregação do evangelho pleno de nosso Senhor Jesus Cristo, despertou grande inveja por parte dos “... Libertos, e dos cireneus, e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia”, simplesmente, porque “Não podiam resistir à sabedoria e o Espírito com que falava (At 6. 9,10), exatamente, porque era cheio do Espírito Santo. Estevão foi um servo fiel até a morte e receberá a coroa da vida, assim como disse Jesus às igrejas da Ásia Menor (Ap 2.10).

I – O TESTEMUNHO DE ESTEVÃO

1.    Estevão usado por Deus. Certamente, Estevão era um dos cento e vinte, que receberam o batismo com Espírito Santo no dia de pentecostes. Segundo o relato lucano, ele era “cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo” (At 6.8). Que grande testemunho! Foi escolhido como um dos sete diáconos (At 6.3,6). Como está fazendo falta, crentes na qualidade de Estevão nos nossos dias. Sempre tenho tocado na tecla, que hoje há sim, grandes movimentos; grandes festas, e por conseguinte, parece haver grandes avivamentos, porém, não passa daquele momento. Os doentes continuam doentes; os problemas das mais diversas áreas continuam no meio das comunidades cristãs. As pelejas por cargos, posições, consagrações etc. seguem anos e anos a fio. Oh, como almejamos um grande e verdadeiro avivamento, como nos dias da igreja primitiva. Que possamos voltar a ver, o mudo falar, o cego enxergar, o paralítico andar, o homem ser de fato e de verdade renascido de novo.

PARA REFLETIR: Será que haveria hoje, principalmente no Brasil, algum cristão que tivesse tão cheio do Espírito Santo, a ponto de estar disposto a morrer pelo Evangelho de Cristo?

2.    Uma covarde oposição. Como os inimigos de Estevão não podiam fazer nada contra ele pela argumentação, pois “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava” (At 6.10), então usaram de uma grande covardia contra o servo do Senhor, e “Subornaram uns homens para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus” (At 6.11). Somente para recordarmos, que esses tais que subornaram os anciãos, eram guardadores da lei de Moisés. Entendiam que estavam prestando um trabalho para Deus. Como se não bastasse, iniciaram também uma cessão de violência contra o diácono Estevão, que foi levado com grande ferocidade para o conselho (At 6. 12). Porém, algo tremendo aconteceu: “Então, todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo” (At 6.15). Como entender isso? Como estaria o rosto de Estevão, para ser qualificado como o “rosto de um anjo?” Quem sabe brilhava intensamente. Quem sabe havia um sorriso diferente de todos os demais. Não sabemos, mas, Lucas relata que “Todos os que estavam... viram como o rosto de um anjo”. Era o Brilho do Espírito Santo na face daquele homem. Gloria a Deus!

3.    A fúria dos acusadores. Quer ser louvado? pregue a prosperidade, só vitória, somente êxito, chave de carro, apartamento, emprego, e muitos te aplaudirão; mas, quer ser massacrado, diga a verdade ao povo. Pregue contra as mazelas deste mundo, e diga que é preciso arrependimento dos pecados, e seguir a Cristo, que você vai passar a ser perseguido, maltratado, e quem sabe, morto como foi Estevão.

Estevão fez um resumo da história de Israel e de sua apostasia, quer dizer, seu distanciamento das Leis de Deus, para em seguida mudar o foco do discurso, e confrontar a dureza de coração da liderança judaica, dizendo: “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais” (At 7.51). Com certeza, seus ouvintes entenderam muito bem, que ele os acusavam de ter cometido traições e homicídio contra Jesus o Filho de Deus. Não era Estevão que falava apenas, mas o Espírito Santo que falava na boca daquele homem, por isso, o impacto causado, onde a Bíblia diz: “E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seu coração e rangiam os dentes contra ele.” (At 7. 54).

Você leitor, já passou por algum momento como esse, onde seus ouvintes ficaram enfurecidos e quiseram te matar? Comigo ocorreu. Certa feita, pregava em uma comunidade rural de nosso estado da Paraíba, quando, homens enfurecidos, quiseram tirar minha vida, porém, aquele não era o meu momento, e assim como o Senhor livrou a Paulo e a Pedro algumas vezes, ele me livrou das mãos daqueles homens, que depois vieram e se converteram ao Evangelho de Jesus.

II – A PRECIOSA MORTE DE ESTEVÃO

1.    Cheio do Espírito Santo. O que é um mártir? Pergunta o pastor Antônio Gilberto, e responde: É alguém que morre em consequência do seu testemunho, sua fé, sua convicções. Morre sustentando a fé. Completa o nobre pastor, dizendo: O mundo odiou a Estevão não o querendo mais aqui; matou-o a pedradas, mas Deus veio recebê-lo para conduzi-lo à gloria, como um herói vencedor. A Bíblia diz assim sobre o momento da morte desse homem: “Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Eis que vejo os céus aberto e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus” (At 7.55). Como disse nosso comentarista: Que visão gloriosa! Uma vida espiritualmente avivada contempla a glória de Deus diante de uma grande tormenta.

2.    A violência dos acusadores. Os versículos 54-58 de Atos 7, revela o ódio e a violência que os acusadores do primeiro mártir estavam: “E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus coração e rangiam os dentes contra ele. Mas eles gritavam com grande voz, taparam os ouvidos e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo”.

No momento da morte de Estevão, estava lá, meio que de longe, porém consentindo o ocorrido, um jovem fariseu zeloso, chamado Saulo de Tarso. Pouco tempo depois desse episódio, o perseguidor se converteu e passou a ser o grande mensageiro da cruz de Cristo, o apóstolo Paulo.

Desde Estevão para cá, milhares de cristãos tem morrido, vitimados pela violência contra o Evangelho de Jesus. Em nossos dias atuais, não tem sido diferente. No Brasil, no início dos trabalhos protestantes, muitos foram mortos. Até hoje, a fé evangélica e ridicularizada, desprezada e tratada como algo de segunda categoria. Porém, há países, onde os cristãos pagam com a vida, por crerem na pessoa de Jesus Cristo.

3.    O perdão no martírio. Estevão pede perdão pelos seus algozes, imitando assim ao seu Mestre Jesus, que na cruz, também, pediu perdão por aqueles que o crucificaram. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23.34). Estevão dizia: “... Senhor, não lhes impute este pecado...” (At 7.60). Que imitação perfeita do Mestre! Não há espaço para mal querência,  nem ódio, nem vingança no coração de um crente espiritualmente avivado, pois, ele está sempre pronto a perdoar aqueles que lhe ofendem. Aleluia!

 

III – O AVIVAMENTO NO SOFRIMENTO

1.    Sofrimento e morte dos apóstolos. O triunfalismo do evangelho da prosperidade se esbarra neste episódio tema do estudo de hoje, onde um santo servo do Senhor, tem sua vida ceifada brutalmente, apenas por pregar a verdade do Evangelho de Jesus. Com exceção de João evangelista, ou talvez Mateus, todos os demais apóstolos, quer seja por registro bíblico, como é o caso de Paulo, ou por meio da tradição histórica, sabemos que todos tiveram morte brutal. Veremos o que nos diz a Bíblia e a tradição histórica de cada apóstolo do Senhor Jesus Cristo:

1.  Pedro morreu crucificado em Roma, por ordem do imperador Nero. Conta-se que o próprio apóstolo não quis ser crucificado como o seu Senhor, dizendo não ser digno, então o crucificaram de cabeça para baixo;

2.  André foi martirizado e morto na Grécia, em uma cruz em forma de X;

3.  Filipe, sua historia é um pouco confusa, mas, provavelmente também foi martirizado e morto na ásia.

4.  Tiago, filho de Zebedeu foi morto por Herodes, Ele foi o primeiro apóstolo a ser martirizado (At 12.1,2);

5.  Bartolomeu, foi colocado vivo em saco amarrado e lançado ao mar;

6.  Tomé, foi morto na Índia, provavelmente perfurado por uma lança.

7.  Tiago, filho de Alfeu, foi apedrejado em Jerusalém quando estava pregando o Evangelho de Cristo;

8.  Simão, o zelote, sofreu martírio na Palestina;

9.  Paulo foi decapitado em Roma.

Sabemos que há controversas no relato tradicional histórico, quanto a morte dos apóstolos, porém, temos certeza de que todos enfrentaram grandes provas em sua trajetória. Diferentemente do evangelho de facilidades que se prega hoje em dia, onde o triunfalismo é o que mais se ouve. Os apóstolos eram avivados, por isso mesmo não negaram a sua fé no Salvador, mesmo diante da morte. Vale a pergunta: E nós, será que resistiríamos tão grande prova?

2.        O avivamento e sofrimento.  Não é nada fácil. Pode até ser fácil falar, mas passar pela prova, viver a prova, ser esbofeteado, maltratado, não é fácil não. É preciso estar revestidos do poder do alto, pois somente assim, podemos resistir a tais provas. O Escritor aos Hebreus, faz um relato dos heróis da fé muito forte quanto ao sofrimento. Vejamos: “E outros experimentaram escárnios, e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. (Hb 11. 36-38).

CONCLUSÃO

Diante dos inimigos do Evangelho de Cristo e da morte, o testemunho de Estevão nos mostra que Deus concede graça, força e equilíbrio emocional para o crente espiritualmente avivado. Que o Senhor nos ajude a glorificá-lo no meio das lutas em que a vida nos apresenta, sejam elas espirituais ou de outra ordem qualquer. O importante, é seguirmos o exemplo do primeiro mártir do cristianismo, Estevão, e não negarmos a Cristo.

Amém.

0 comentários:

Postar um comentário