Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2016

QUANDO ENRIQUECERES NÃO TE ESQUEÇAS DE DEUS



Lendo a Bíblia como de costume pela manhã, me deparei com o seguinte texto: “E diz Efraim: Contudo, eu tenho me enriquecido, tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho, não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado”; “Mas eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da reunião solene”; “E falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e, pelo ministério dos profetas, proporei símiles” (Os 12. 8-10).
Logo o Espírito de Deus bradou ao meu coração exatamente isso: Quantos que estão vivendo a síndrome do pronome possessivo: “Eu tenho me enriquecido; tenho adquirido grandes bens; meu trabalho; não acharão em mim”. Quer dizer: o sujeito alvo das profecias de Oseias, (no caso aqui, Efraim, que é o filho mais novo de José e os seus descendentes, aqui representando o reino do norte, a casa de Israel), estavam vivendo esse momento. Antes pequenos, pobres, dependentes de Deus. Agora grandes, ricos, cheios de bens materiais. Se gabavam que tinham adquirido com a força de seu próprio braço todas as suas riquezas. Mesmo que com balanças enganosas como apontou o profeta (12.7).
Isso nos faz também lembrar a igreja de Laodicéia: “... Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...” (Ap 3. 17). Esqueceram-se do que Tiago falou: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação” (Tg 1.17). João o batizador, disse: “...o homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu” (Jo 3. 27).
Isso serve para os pastores também. Quantos que ao iniciar seu ministério, oram, jejuam, buscam a sabedoria do alto. Humilham-se a cada dia na presença de Deus. Seus ministérios são frutíferos, As igrejas são edificadas. Não apenas falam, mas vivem incendiados nas chamas do Espírito Santo. Mas, com o passar do tempo, se acostumam com o ministério. Pensam que podem fazer a obra de Deus sem o auxilio do céu. Sem o poder do Espírito Santo. Tornam-se profissionais do púlpito. Falam aos outros, mas não vivem o que pregam. Falta amor, perdão, compaixão pelas almas perdidas. E quando alguém vai falar alguma coisa, logo dizem: Eu tenho tantos anos de ministério. Cheguei aqui com muito esforço. E por ai vai. Esquecem-se de que quem chama e capacita é Deus. Se Ele tirar a mão, o homem desce, se acaba e torna-se pior que cinza molhada.
Por outro lado, temos aqueles irmãos, que quando eram pobres materialmente, eram fieis ajudadores da obra de Deus. Ganhavam pouco, mas do pouco que ganhavam, colaboravam com a obra do Senhor. Mas, Deus foi benévolo com eles. Deixou-os adquirirem bens. Agora dão coices na igreja. Falam como se tivesses subido na vida puxando pelos cordões de seus próprios sapatos.
Pensei muito antes de escrever essas palavras. Tenho certeza que o primeiro a ser beneficiado por elas sou eu mesmo. Mas há um chamado forte de atenção de Deus para nós no versículo 9 de Oseias 12: “... eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias das reuniões solenes”. Sabe o que isso quer dizer? Se for preciso, para você voltar a olhar para as benevolências de Deus, para o favor de Deus, e prestar um culto verdadeiro a Deus, Ele vai fazer você perder tudo, e voltar a habitar em tendas novamente.
Estás muito seguro de si! Pensas que as pessoas vivem orbitando ao teu redor, e que tu és a estrela de primeira grandeza? Escute a voz do Todo Poderoso te dizendo: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” (Is 43.13). Deixe-me te dizer: Ainda é tempo de reconhecer que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens. Quem tem o cetro supremo, e assenta no alto e sublime trono é Ele. Os demais são súditos desse grande reino. “Lembra-te, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu castiçal, se não te arrependeres” (Ap 2. 5).
Interessante que Deus está interessado em ter um relacionamento mais íntimo e profundo com Efraim. Ele diz: “ falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e, pelo ministério dos profetas, proporei símiles”. Que Deus é esse! Ah, fico estupefato com isso! Ele bem que podia virar as costas aos ingratos, soberbos, e possessivos efraimitas, mas não o faz. Ele chama a atenção, porém diz: Eu quero voltar a ter um relacionamento firme e duradouro contigo. Eu vou usar os meus profetas. Vou usar homens com visões. Ah meus amados, nosso Deus está falando isso tão forte ao meu coração. Ele está dizendo: Se o meu povo voltar, eu estou pronto a abraça-lo. Estou pronto a perdoar e continuar a abençoando e dando poder, vida, graça e unção. Volte amado! Volte ainda hoje. Volte agora. Reconheça que o Altíssimo domina sobre tudo e sobre todos. Que os bens materiais não sejam empecilhos para o seu relacionamento com O Pai O Filho e O Espírito Santo.
Que o Senhor continue falando ainda mais altaneiro em nossos corações.

Pr Daniel Nunes da Silva - servo

0 comentários:

Postar um comentário