Pages

sábado, 26 de maio de 2012

ANTROPOLOGIA BÍBLICA – ESTUDO SOBRE O HOMEM – PARTE I


Gn 1.26,27; 2.7
Pergunta feita ao longo da historia da humanidade: Que é o homem?
Jó 7. 17,18; Sal 8. 4; Sal 144. 3
“O pensador”, obra escultural do artista francês Augusto Rhodin, configura o homem em constante busca da resposta às perguntas: “quem sou eu?” “de onde vim?” “porque estou aqui?” “Para onde vou?”.

O substantivo homem no hebraico e no grego (ãdãm, antropos) aparece 2. 615 vezes. Ora significa Adão, o primeiro homem criado por Deus, ora é indefinido, significando assim toda a raça humana (Gn 2.7; 3.24; 6. 5). No total são 28 palavras hebraicas e gregas traduzidas como homem, e têm o significado de Adão, mortal, homem poderoso, ser humano.
O homem foi criado à imagem de Deus em relação ao seu espírito e a sua alma. Ele é essencialmente espiritual; tem um aspecto invisível e imortal (Ec 12.7; Mt 10.28). Outros elementos desta imagem são: A mente e a vontade; a integridade intelectual e moral (o homem foi criado com verdadeiro conhecimento, justiça e santidade). O corpo era visto como órgão adequado para compartilhar a imortalidade com a alma do homem e o meio pelo qual o domínio sobre a criação era exercido. Em Genesis 9.6 vemos que o homem não perdeu totalmente a imagem de Deus, porém ela ficou muito doente, ou desfigurada, pois seus pensamentos, que era uma característica da imagem de Deus no homem, a Bíblia diz que era má continuamente (Gn 6.5; 8.21).

Os ingredientes do seu corpo (Sal 8.4)

Carbono - 23% - 16 quilos

O que é a vida? O efeito colateral de uma propriedade dos átomos de carbono. Eles se juntam naturalmente em cadeias grandes e complexas. E seu corpo, em última instância, é uma dessas cadeias. Se o DNA fosse uma árvore, o carbono formaria os galhos. E esses galhos somos nozes: os vemos na forma de músculos, pele, cabelos...

Cálcio - 1,4% - 1 quilo

Não é só de dentes e ossos que se faz o cálcio no corpo humano. Ok, 99% é. O minério mais abundante do organismo (e das salas de aula, já que giz é cálcio puro) tem outras funções tão importantes quanto: sem ele, o sangue não coagularia e não conseguiríamos mover os músculos.

Fósforo - 0,83% - 580 gramas

No nosso corpo, o fósforo está longe de causar explosões. O que ele faz é armazenar e transportar energia dentro das células (e entre elas). Mesmo assim, só 20% do fósforo do organismo está nas células e no fluido em que elas boiam. Os outros 80% combinam-se com o cálcio para formar ossos e dentes.





Nitrogênio - 2,6% - 2,22 litros
O nitrogênio se junta com carbono para formar o ácido nucleico, coisa que você conhece como DNA, a supermolécula que organiza todos os ingredientes destas páginas na forma de uma estrutura bem especial, capaz de criar cópias de si mesmas, se reproduzir. Em outras palavras, uma estrutura viva.

Água (H2O) - 55% - 38,5 litros

Sem água não há vida porque é boiando na água que as moléculas do corpo se encontram e reagem quimicamente - a transformação de ar em energia via respiração é uma dessas reações. E claro: os 6 litros de sangue correndo aí para transportar nutrientes são 92% água (quase uma Coca-Cola, que é 95%).

Enxofre - 0,2% - 140 Gramas

O enxofre não deve ser subestimado e reduzido a um gás fedorento - pelo menos não quando está no organismo. Aqui ele não aparece na forma gasosa, mas sempre ligado a outros átomos. E compõe proteínas como a insulina, que transporta a glicose do sangue para servir de combustível às células.

Cloro e sódio - 0,27% - 195 Gramas

Juntos, o cloro e o sódio formam o sal. Mas no corpo eles trabalham separados. São como válvulas: não deixam faltar nem sobrar água nos tecidos do organismo. O sódio também é uma das peças envolvidas na contração muscular - para isso ele atua com o elemento aqui embaixo.

Potássio - 0,2% - 140 Gramas

Quando o sistema nervoso envia um sinal para que um músculo seja contraído, começa um movimento dentro das células: o potássio sai e o sódio entra. Essa troca da guarda gera o movimento. Por isso, a deficiência (ou o excesso) de potássio pode

Metais - 0,009% - 6 Gramas

Ferro, zinco, cobre... Você também é feito de metal. O corpo usa 7 deles para funcionar. Ferro é o mais abundante (4,2 g): ele se junta com proteínas para formar nossos glóbulos vermelhos, os veículos que transportam oxigênio pelo corpo. O zinco, 2º mais presente (2 g), entra na receita dos glóbulos brancos, os soldados do sistema imunológico.

O HOMEM POSSUE

1. 206 ossos na fase adulta
2. 639 músculos;
3. 100,000 Km de veias, isto é, cerca de duas voltas e meia em torno da terra;
4. 400 papilas gustativas na língua;
5. 20 mil pelos nos ouvidos para as diferentes tonalidades de sons;
6. 18 quilos de pressão na mandíbula;
7. 10 mil nervos e terminações;
8. 3.500 poros de suor para cada 2,5 cm2 de pele;
9. 20 milhões de poros que absorvem o alimento ao longo do intestino;
10. 300 milhões de alvéolos nos pulmões que inspiram 10.800 litros de ar por dia;
11. Um sistema nervoso que transmite ao cérebro qualquer sabor, som, cheiro, toque ou visão;
12. Um coração que bate 4.200 vezes por hora e bombeia 10 toneladas de sangue por dia.

0 comentários:

Postar um comentário