Pages

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EU SEREI O QUE SEREI


Texto: Êxodo 3. 13-15

Introdução: Deus se revelou a Moisés no meio de uma sarça. Moisés teve desejo de se aproximar para ver de perto àquela visão. Deus se agrada do crente que se aproxima dele cada dia mais. Deus se revelou como o, ¨Eu Sou o que Sou¨ ou ¨Eu Serei o que Serei¨. O tetragrama do nome YHWH. Ele não somente existe mais também causa a existência
Deus freqüentemente revela uma faceta a mais do seu caráter fornecendo frases ou colocações descritivas em conexão com seus vários nomes. Quer dizer, o nome, revela o caráter de Deus. Por isso Ele disse: EU SEREI O QUE SEREI. O nome YHWH ocorre 6.828 em 5.790 versículos no antigo Testamento.

Como Deus se manifesta. (Is 4. 4-6)

1) Para aquele que está desanimado como Abrão Ele Se apresenta como o grande El shaddai (Gn 17.1). Aqui Deus mudou o nome de Abrão para Abraão.
2) Para o angustiado como Hagar Ele Se apresenta como o El Roi (Gn 16.13,14). Hagar recebeu a revelação de El Roi em um momento crítico da sua vida. A segurança de Hagar estava em Abraão, estava nos olhos protetores de Abraão, mas agora Deus queria que ela aprendesse o cuidado dos olhos de El Roi em seu favor. Hagar em seu desânimo e com olhos naturais não conseguia enxergar a provisão do Senhor para a sua aflição, mas El Roi tem prazer em desvendar nossos olhos naturais para nos mostrar seu carinho e provisão. Pode ser que à exemplo de Hagar você esteja chorando e perecendo tendo a sua resposta a alguns metros de distancia. El Roi vê sua aflição, El Roi abre seus olhos e alegra o seu coração.
3) Para o que está em meio à guerra, Ele se apresenta como O Jeová Nissi, e Jeová Sabaoot (Ex 17. 15; Is 6.3;59.19b; Ct 2.4). O Senhor dos exércitos faz cessar as guerras que o inimigo move contra a sua vida (Sl 46.9; Sl 24.10)
4) Para o solitário Ele Se apresenta como o Emanuel (Deus conosco: Is 7: 14) ou Jeová Shamma (Ez 48.35)(O Senhor está ali). Ele está contigo no vale de sombra de morte, ele está na fornalha, ele está no meio de grandes águas (Sl 23. 4; Is 43.2; Dn 3).
5) Para o injustiçado Ele se apresenta como o Jeová Tsidkenu, Senhor Justiça nossa.
6) Para o Impuro Ele se apresenta como o Jeová Mikadisquin. O Senhor que nos santifica.
7) Para o enfermo Ele se apresenta como Jeová Raphá, O Deus que sara (Ex 15.26).
8) Para o necessitado Ele se apresenta como Jeová Gire, O senhor que provê. O maior exemplo de provisão foi quando Deus proveu para Abraão um cordeiro no lugar de Isaque (Gn 22. 8, 13).

Conclusão: Como você precisa que Deus se manifeste em tua vida neste momento. Ele ainda está dizendo para sua igreja hoje: ¨EU SEREI O QUE SEREI¨.


Pr Daniel Nunes

1 comentários:

Fabyano Bereano disse...

muito bom o estudo

Postar um comentário