Pages

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O PECADO QUE TORNA O HOMEM FILHO DO DIABO, E QUE NÃO É PUNIDO PELA IGREJA

         Paulo, ao repreender o mago, que perturbava a sua pregação para o procônsul Sérgio Paulo, disse: “Ó Filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda malícia, inimigo de toda justiça, ...” (At 13.10). Bom, o desfecho disso, é que o bruxo ficou cego, e o procônsul creu no Evangelho de Jesus.

Jesus disse: “... Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado” (Jo 8.34). Sim, o pecado torna o homem seu servo. Quer dizer, todo tipo de pecado escraviza o homem. Há, porém, um, que faz do homem, não apenas servo do pecado, mas o torna filho do diabo. Disse Jesus: “Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44). Então, o pecado que torna o homem filho do diabo é o pecado da mentira.

A mentira é um pecado tão grave, que não há registro no Novo Testamento, de nenhum outro pecado, que os que os cometeram foram punidos com a morte física, a não ser o pecado da mentira. No caso, Ananias e Safira, sua mulher, foram punidos com a morte, por mentirem sobre o preço que sua herança foi vendida. Disse Pedro a Ananias: “... por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte da herdade? ... e Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou” (At 5. 3,5). Até parece algo tão simples, mentir sobre o valor que foi vendido algo, não é mesmo? Alguém poderia dizer: Que Deus cruel é esse, que pune com a morte um casal, somente por uma pequena mentira! Sim, a mentira parece ser algo pequeno e sem consequências; porém, o estrago que uma mentira pode fazer, pode ser muito grande. Por isso Deus, que conhece todas as coisas, preferiu cortar o mal pela raiz. Infelizmente, temos um grande número de mentirosos contumazes hoje dentro das igrejas. Quanto maior a igreja, maior o número de mentirosos dentro dela. Mais desafortunado ainda, é que nos púlpitos estão um grande número desses mentirosos. São homens e mulheres, que passam por bom, que criticam os outros, que tem cascas, mas não tem miolo. Mentem para se safar de situações. Mentem para galgar posições. Mentem para prejudicar a outra pessoa. Mentem para ganhar dinheiro. Mentem em juízo com falso testemunho e por aí vai. Se Deus fosse matar hoje em dia por mentiras, as igrejas seriam diminutas.

Uma das características daqueles que segundo o salmista, pode subir ao monte da santidade de Deus, é “aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo” (Sal 15. 2,3). Isso está em falta hoje em dia no meio cristão!

Entre os pecados que a Bíblia diz que deixará o homem fora da cidade Santa, está a mentira. “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que então escritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21.27). Diz mais: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira (Ap 22.15). Paulo também falou sobre o assunto, quando escreveu sua primeira carta a Timóteo, dizendo: “Para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjúrios e para o que for contrário a sã doutrina” (1Tm 1.10).

A igreja evangélica não puni e nunca puniu os mentirosos. Ela disciplina o adultério; ela disciplina o feiticeiro, o ladrão; mas, nunca vi, em meus quase sessenta anos na igreja, um mentiroso ser disciplinado. Isso somente contribui, para que os mentirosos continuem pecando esse horrendo pecado, e, mesmo tomando ceia, cantando, pregando e profetizando, irão ao inferno. Sobre esses mentirosos dentro da igreja, Jesus disse que eles chegarão e dirão que profetizaram, fizeram muitas maravilhas em seu nome, mas Ele os dirá que não conhecidos no reino de Deus.

Será que a liderança evangélica não tem culpa nisso? Será que se começassem a punir esses mentirosos contumazes, que mentem para ofender, para denegrir, para se safar etc. não estaria ajudando para que eles viesses a se arrepender do seu pecado da mentira, e salvar a sua alma?

Entendo, que se o ladrão, o adúltero, o idólatra, o drogado precisam de arrependimento, de mudança de vida, muito mais o mentiroso precisa. A mentira é o único pecado, que faz do ser humano um filho do diabo. Disse Paulo: “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25).

Como disse acima, a igreja disciplina por qualquer outro motivo, menos o mentiroso. Eu, nos meus 58 anos de vida, e crente da Assembleia de Deus, já vi crente ser disciplinado por usar anel, cortar cabelo, usar saia curta, passar batom, beber pinga, brigar, roubar, adulterar; menos por mentir. Volta a dizer: Nunca vi um mentiroso ser disciplinado, mesmo que sua mentira causasse um grande dano na vida de alguém, de uma família, de uma igreja.

Se você é um crente, mas também é um mentiroso, procure deixar esse horrendo e asqueroso pecado, pois, você ainda não nasceu de novo. Ainda não és filho de Deus, pois um filho de Deus não vive na prática da mentira, mas sim, vive na verdade. Deus é a verdade, o diabo é a mentira. Quem vive na luz de Deus, aborrece terminantemente a mentira.

Que Deus em Cristo nos ajude a falar sempre a verdade, mesmo que seja preciso pagar um alto preço por isso. Em Provérbios 23.23 diz: “Compra a verdade e não a vendas; ...”. Muitas vezes, falar a verdade vai te custar muito caro, porém, é melhor falar a verdade pagar o preço, que mentir, porque o fruto da mentira é azedo e amargo, sem falar que o tal mentiroso terá uma vida longe de Deus e da cidade Santa. Veja o que diz o proverbista sobre o assunto: “Suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois a sua boca se encherá de pedrinhas de areia” (Pv 20.17).

Amém.

Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário