Pages

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

CRISTÃOS SENDO DESAFIADOS E CONSCIENTIZADOS EM RELAÇÃO A OBRA MISSIONÁRIA

 


Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me-aqui, envia-me a mim”.

Ø  Somente os verdadeiros cristãos sentem o desafio missionário (Gal 4.19; 1Co 9.16).

Ø  Clamor de almas não são para todos os ouvidos. É somente para ouvidos que foram desobstruídos pela Palavra de Deus (Rm 10.17). U

Ø  Um dos textos mais desafiadores para os cristãos atualmente, que antecedem a volta de Jesus é Marcos 13.10, onde diz: “Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações”.

A principal missão da igreja na terra é fazer missões? O pregador inglês John Wesley disse: “A tua tarefa na terra é esta: salvar almas. A tarefa primordial, prioritária da igreja na terra é ganhar almas, resgatando-as do inferno. Ao pregarmos a palavra de Deus para um amigo, um conhecido, uma pessoa que esteja próxima ou longe de nós, poderemos estar salvando uma vida do fogo eterno.

Porque, mesmo após dois mil anos Jesus ter sido assunto aos céus, o mundo ainda não foi evangelizado?

Jesus, antes de subir disse aos seus discípulos: “... Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). O desejo do Senhor é que o mundo todo seja alcançado.

1.      Afastamento das civilizações. Há grupos muito afastados, tornando assim a evangelização difícil. Há povos que os exploradores ainda estão descobrindo. Há grupos étnicos que seus idiomas ainda não foram decifrados, ficando assim a penetração do missionário em seu meio, complicado e dificultoso. Muitos missionários perderam a vida na ânsia de evangelizar esses povos.

2.      Ainda outro motivo pelo qual grande parte do mundo permanece não evangelizado é a apatia entre muitos cristãos nas culturas ocidentais. As palavras de Tiago podem se aplicar àqueles de nós que são ricos comparados com o resto do mundo: "Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. … Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres…" (Tiago 5:1–5 – ARA).

Essas são palavras duras para nossos ouvidos, mas devemos nos examinar para ver se elas se aplicam às nossas atitudes sobre nossos próprios recursos. Jesus nos ensinou: "das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos" (Lucas 16:9). Em outras palavras, devemos usar nossos recursos neste mundo para promover o trabalho de Deus; o resultado será mais pessoas no céu.

A.     Será que vemos nosso dinheiro como pertencendo a nós para gastarmos em nossos prazeres? Ou como provisão de Deus para ser usada sob Sua orientação?

B.     Consideramos o nosso tempo como pertencendo a nós mesmos para fazermos o que quisermos? Ou como um presente de Deus para investir em busca da Sua vontade?

C.     Pensamos em nossos talentos como coisas a serem aproveitadas apenas para ganho pessoal? Ou os vemos como presentes de Deus para serem usados como Ele quer?

D.     Será que paramos para considerar os pobres e os das nações empobrecidas quando decidimos como gastar nossos recursos? Será que Deus nos chamou para missões estrangeiras, mas estamos resistindo?

E.     Será que Ele nos chamou para apoiar um missionário ou ministério específico em oração, embora muitas vezes nos esqueçamos deles?

F.      Somos bons administradores das provisões que Deus nos deu e temos o cuidado de usá-las como Ele quer?

G.    Estamos buscando o Seu reino primeiro e participando da propagação do evangelho da maneira que Ele nos chamou em nossa situação de vida?

H.    Uma das razões pelas quais tantas pessoas não ouviram o evangelho é que o povo de Deus se recusa a levar o evangelho a elas. Que não nos tornemos tão acostumados ao evangelho que não desejamos vê-lo se espalhar e fazer o que pudermos para trabalhar nesse sentido.

Em Mateus 11:21–24, Jesus se dirige a cidades onde Ele havia acabado de pregar e realizar milagres, mas se recusaram a acreditar nEle. A partir dessa leitura, entendemos que Deus nos responsabilizará pelas oportunidades que nos foram dadas (Mateus 10:14,15).  Sabendo que Deus é um “Juiz justo” (Sal 7:11), podemos confiar que Ele fará o que é certo quando as pessoas não alcançadas estiverem diante dEle no dia do julgamento. No entanto, também prestaremos conta se fomos ou não obedientes ao Seu mandamento de proclamar sobre o Salvador (Ez 3.16-19; Mt 12:36; 2 Co 5:10).

Deus nos tem dado muitas oportunidades para ajudar a resgatar almas, evangelizando pessoas, falando de Jesus a alguém, e por algum meio. Conforme sua situação permita, podemos nos envolver em alguma obra missionária. Não é preciso apenas ir. Veremos:

• Ajude sustentar a SEMAD com oração e finanças.

• Apoie crianças carentes através de organização de caridade que atenda às necessidades físicas e espirituais delas, aqui ou em outra parte do mundo.

• Pergunte ao Senhor se Ele deseja que você se torne um missionário de tempo integral. Não por preguiça de trabalhar, mas por vocação e chamada de Deus mesmo.

• Faça uma viagem missionária de curta duração para uma área não alcançada.

• Se você tiver conhecimentos de idiomas, torne-se um tradutor da Bíblia.

• Pare de inventar desculpas por medo ou preguiça.

• Avalie seus próprios talentos, dons e recursos para ver o que pode ser útil na divulgação do evangelho às pessoas não alcançadas. (Exemplos: habilidade de pilotar aviões, habilidades organizacionais, riqueza monetária, experiência em mecânica, conhecimento médico, jardinagem, pedagogia etc.

Quando Jesus subiu ao céu, Ele não confiou a propagação de seu evangelho aos anjos, confiou a um punhado de homens e mulheres. Jesus poderia, pessoalmente ter viajado muito mais longe, feito as viagens missionárias que Paulo fez. Mas Ele não fez nada disso. Ele confiou a mensagem mais importante do mundo para seus discípulos, pessoas comuns e falíveis. No entanto, essa mensagem mudou o mundo porque aquelas pessoas cheias do Espírito estavam dispostas a dar tudo de si. Quando toda pessoa que afirma seguir a Cristo também está disposta a dar tudo, podemos diminuir o problema das pessoas não evangelizadas para a glória de Deus.

Vosso em Cristo

Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário