Pages

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

MARCADOS

E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa” (Gn 32. 31).

Debaixo desse céu, desse sol, da lua e das estrelas, onde nada passa desapercebido ante a face de Deus, assim como Jacó, todos nós, independentemente de cor, nacionalidade, grau escolar, sendo rico ou pobre, seremos marcado de alguma maneira. Uns mais outros menos. Mas todos seremos marcados.  A vida e o tempo se encarrega de nos marcar. Porém, juntamente com a vida e o tempo, existem seus ajudantes que também nos marcam.

São marcas do passado, marcas do pecado, marcas da vida, marcas de morte, marcas leves, marcas indeléveis, marcas doloridas, marcas sentidas, marcas sofridas.

Não adianta se esquivar, pois todos seremos marcados. Estigmatizados. Essas marcas algumas vezes são feitas pelos que nos amam, sim, amigos de verdade. Salomão disse que “Fieis são as feridas feitas pelo que ama (Pv 27.6); outras vezes por ferozes inimigos. Porém, todas são marcas. Marcas que nos ofendem, que fendem nosso coração, nosso espírito, nossa alma.

O homem em sua tricotomia, nem sempre deixa transparecer suas marcas. Há marcas que estão apenas na parte imaterial do homem, espírito e alma. Essas são as piores marcas! As marcas no corpo, como na pele, ou interior do corpo humano, podem ser as mais notadas, mas não são as piores. Sei que em um mundo narcisista como o que vivemos, uma marca na face, ou um manquejar como o de Jacó, chama a atenção. Mas, volto a dizer: não são as piores marcas. Seja por isso que o Mestre da Galileia disse: “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um de teus membros se perca do que todo o teu corpo seja  lançado no inferno” (Mt 5.30). Quer dizer, a marca exterior não te levará ao inferno, mas sim a interior.

Cristo foi também marcado. O Profeta Zacarias escreveu dizendo: “E, se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos?, dirá ele: São as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos” (Zc 13.6). Após Cristo ter ressuscitado, se apresentou pela segunda vez ao seus discípulos, e Tomé estava com eles, então ele disse: “... Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” (Jo 20. 27).

Jesus foi marcado não somente pelas feridas de seus algozes na cruz. Antes disso foi marcado pelo ferimento da incredulidade de seus próprios irmãos, pela indiferença dos seus patrícios, da traição de Judas Escariotes, da negação de Pedro, e o abandono de todos os seus discípulos. Porém, Ele nos deixou uma marca indelével; a marca do amor. “...como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” (Jo 13.1).

Na verdade não sei quais são as marcas em sua vida. Não sei se leves ou profundas. Não sei se ainda machucam. Não sei se é no corpo ou na alma. Não sei também se foram amigos ou inimigos que as fizeram.

Paulo disse: “Desde agora, ninguém me inquiete: pois trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gl 6.17). Sim, essas marcas, por mais dolorido que seja para as recebe-las, certamente valerá a pena. Paulo, falava com muito entusiasmo: “...trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. Gloria a Deus! Essas são as marcas que queremos lembrar.  As marcas que o inimigo fez um dia não terão mais valor. Quer dizer, para os lavados pelo sangue de Jesus, elas já não tem mais valor. Não importa quão profundas sejam as marcas do pecado e do teu passado. Jesus passa sua mão, passo o seu precioso sangue, seu bálsamo, e vai tirando tudo. Ele é um cirurgião que trabalha nos mínimos detalhes de todo teu ser. Não importa onde esteja a mancha da marca, a nódoa, a mácula, o nódulo, o caroço, ele arranca pela raiz, e não deixa nenhum sinal. Você crê nisso? Crê que o sangue de Jesus tem poder para te purificar de todo mal, e fazer um cirurgia plástica em todas as tuas marcas?

Poderia aqui citar inúmeras pessoas que passaram pela cirurgia de Cristo. Mas, uma delas foi Maria Madalena. Essa mulher, esquecida e desdenhada por todos, passou a ser a grande e primeira missionária da ressurreição de Cristo, tudo porque passou pela cirurgia do Mestre da Galileia, e ele apagou as marcas do seu passado. Posso te dizer uma coisa? Esse cirurgião continua Vivo e continua trabalhando em vidas que precisam dEle. Entra já em seu consultório, fala com Ele, e será atendido imediatamente. Não tem fila, não precisa de plano de saúde e nem se paga nada. Ele atende gratuitamente. Aleluia!

Pr Daniel Nunes

4 comentários:

Andrea nascimento disse...

Quão forte,encorajador e sensível este texto.jesus continue lhe expirando meu pastor amo sua vida

Unknown disse...

Um maravilhoso ensino. Uma palavra poderosa. Pena que muitos não leem.

Unknown disse...

Bom dia, Pastor Daniel Nunes, A paz do Senhor, mensagem para os nossos dias atuais. Deus lhe conceda muita saúde e felicidade. Pastor Daniel Nunes. Homem de Deus. 🙏🙏🙏

Nayara Lira disse...

Glórias ao Senhor por isso! Meu Jesus seja sempre louvado!

Postar um comentário