Pages

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O QUE PENSO DOS IRMÃOS CESSACIONISTAS


O termo cessacionistas no meio cristão evangélico, é usado para definir àqueles que entendem que os dons do Espírito Santo de Deus, não estão mais em evidencia na igreja. Quer dizer: Os dons de línguas estranhas, de curar enfermos, de interpretação de línguas, etc. já não acontecem mais, segundo seus adeptos. Para eles, isso ocorreu no inicio da igreja, a dois mil anos atrás, mas que hoje já não há essa operação do Espírito Santo de Deus.
·        Mas, será que isso é verdade?
·        O que a Bíblia fala sobre esse tema?
·        Teria o Espírito Santo ficado restrito pelo Pai, ou por Jesus, para que não pudesse mais atuar como quer na vida da Igreja?
·        A igreja teria empobrecido desde seu inicio até agora, concernente aos dons espirituais?
·        A igreja não precisa mais dos dons espirituais?
·        Os salvos de hoje são de segunda categoria, por isso não podem receber os dons espirituais?
·        O diabo ficou menos furioso e menos tentador?
·        As enfermidades já não assolam mais a humanidade, a ponto de não precisar mais dos dons de curar?
·        Não há mais espíritos enganadores, por isso, a igreja não precisa mais do dom de discernir os espíritos?

São algumas perguntas que faço; apenas para despertar nossa curiosidade quanto a tão relevante assunto.
Pedro foi claro ao dizer: “Porque a promessa voz diz respeito a vós, a vossos filhos, e todos o que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (At 2.39). Não precisa ser exegeta, hermeneuta, formado em grego ou hebraico para fazer uma interpretação simples e bíblica desse texto: O apóstolo Pedro está pregando no dia de pentecostes. O dia da descida do Espírito Santo sobre os quase cento e vinte crentes que estavam reunidos orando, e, esperando a promessa do Pai (At 1. 4,5). Pregando e explicando para a multidão que havia perguntado: “Que quer isto dizer?” (At 2. 12), ele explica dizendo que foi o cumprimento da profecia de Joel 2.28,29, sobre o derramar do Espírito Santo. Então, com clareza ele diz que a promessa não seria restrita apenas para aquela geração, mas, para os de perto, os de longe, a tantos quantos fossem chamados por Deus. Portanto, todas as gerações de cristãos, desde o nascedouro da igreja até os dias atuais, e, por quanto tempo a igreja existir na terra, essa palavra está de pé. Jesus não mudou e nem mudará. Não será por causa de alguma, e porque não dizer de muitas meninices, e até extrapolações no meio da igreja concernente aos dons espirituais, que vamos extinguir os dons do Espírito. Disse Paulo aos Tessalonicenses: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias; Examinai tudo. Retende o bem;” (1Ts 5. 19-21). Quando o carro não está andando bem, não vamos extinguir os trilhos, mas, vamos consertar o carro, coloca-lo novamente nos trilhos e prosseguir viajem.
Sabe o que penso dos cessacionistas:
·        Penso que falta fé suficiente para crer nos dons e mistérios de Deus (Lc 18.8).
·        Penso que querem interpretar a Bíblia a seu bel prazer, e não como está escrito verdadeiramente na Palavra (1Co 14.1; 2Pe 1.20).
·        Penso que sentem vergonha do mover do Espírito Santo no meio da igreja, e preferem então viver um evangelho frio. Tendo medo de serem tachados de bêbados, assim como foram chamados os discípulos em Jerusalém (At 2.13).
·        Penso que são ignorantes a respeito dos dons espirituais (1Co 12.1).
·        Penso que são crentes salvos, mas, vivem as margens daquilo que o Senhor Jesus verdadeiramente quer e deixou para o seu povo na terra: “Mas, como está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, sãos as que Deus preparou para os que o amam” (1Co 2.9).
·        Penso que querem viver por vista e não por fé (2Co 5.7).
·        Penso que precisam urgentemente dar lugar ao Espírito, pois fazendo assim, serão também cheios do Espírito Santo, e serão poderosamente usados por Deus, assim como aconteceu com os discípulos em Éfeso (At 19.1-6).
·        Penso que ao invés de ficarem tentando barrar a atuação do Espírito Santo na igreja, deveriam buscar a direção de Deus, e fazer o que Paulo disse: “Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas” (1Co 14. 39).
     Pode até não ser, mas é o que penso!

Para os irmãos que creem conforme a Bíblia nos ensina, quer dizer: na atualidade dos dons espirituais, vos digo: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1Co 14.40).

Vosso em Cristo

Pr Daniel Nunes da Silva

0 comentários:

Postar um comentário