Pages

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lembrando-se do Criador


Lembra-te do teu Criador nos dias tua mocidade” Ec 12.1

Lembrar é trazer a memoria, recordar de alguma coisa.
1.   O texto do sábio Salomão nos exorta a lembrarmos de nosso Criador ainda nos dias de nossa mocidade. Por quê?
a.       Porque o Jovem, com raras exceções, não se preocupa com o futuro. Para eles o que vale é o presente: muita força, jovialidade, rostos bonitos, memoria fantástica, resistência, etc.
b.      Porque os mais velhos, por tudo que já passaram: lutas, dissabores, doenças, problemas familiares, problemas financeiros, etc. têm uma tendência natural de lembrar-se de Deus. Pois na hora dos apertos, somente Deus para nos socorrer!
c.       Porque todos vão, de uma forma paulatina, lenta, envelhecendo, até ir a eterna casa.

2.   Nossa vida é uma casa em constante construção. Podemos dizer que os anos da juventude é o alicerce dessa casa.
Equivale dizer, que aquilo que fazemos na juventude, vai repercutir em toda nossa vida. Se fizermos bem feito o alicerce, toda casa estará segura, caso contrario teremos uma construção cheia de rachaduras, e, como um construtor que passa a vida fazendo remendos em uma construção mal feita – “Nota o homem sincero e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz” – Sal 37.37. Tomemos alguns exemplos Bíblicos:
a.       José, filho de Jacó, decidiu lembrar-se de seu Criador. Decidiu que iria obedece-lo – Gn 37. 1,2; 20,21. O final todos sabemos: José se tornou o governador do Egito. Foi homem honrado, respeitado, e quando os filhos de Israel, foram libertos e voltaram a terra de Canaã, eles levaram consigo os ossos de José – Js 24.32.
b.      Samuel, filho de Ana e Elcana, aceitou voluntariamente, o voto que sua mãe tinha feito a seu respeito (Ele podia simplesmente ter rejeitado). Mas Samuel foi um jovem fiel a Deus. Diz o texto sagrado: “E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E todo Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor” – 1Sm 3.19,20.
c.       Daniel decidiu ser fiel ao seu Deus e não se contaminar com os manjares do rei da Babilônia – Dn 1.8. Além de todos os livramentos que Deus lhe deu, os altos cargos que ocupou no reinado de Nabucodonosor e dos outros reis que lhe sucedeu, Daniel chegou a uma boa velhice e cheio do Espírito de Deus – Dn 5. 13,14.
d.      Temos exemplos de jovens que revolucionaram o mundo com a Palavra, porque se lembraram do Criador. John Weslley e seu irmão Charles, George Whitefield, entre outros.

3.   Você tem se lembrado do Criador? Como?
Sendo desobediente aos pais? Falando com Deus um minuto por dia? Participando de coisas que desagradam ao Criador? Falando e fazendo coisas que dessagram ao Senhor? Vindo para a igreja, mas, estando aqui apenas de corpo presente, porque a alma e o espirito estão distante daqui? Mais ligado no wat zap que nos céus?
Então vale a pena à exortação salomônica, “Lembra-te do teu criador”. Ele está todo tempo dizendo: Eu quero conversar contigo! Eu quero ser teu amigo! Eu quero guiar a tua vida! Eu quero dirigir os teus passos!

Fazendo assim, nunca vai chegar os anos que você ira dizer, não tenho prazer em minha vida. Porque, aqueles que fazem a vontade do Senhor, disse o Salmista: “Até na velhice darão frutos, e serão viçosos e florescentes” Sal 92.14.

1 comentários:

Laryssa Ayanne' disse...

Aleluia! Glória a Deus! Muito edificante!

Postar um comentário