Pages

terça-feira, 11 de novembro de 2014

PARECE QUE O REMÉDIO NÃO ESTÁ FAZENDO EFEITO!

Conhecer as proteínas e vitaminas de uma comida, saber que é saborosa e apetitosa, não nos mata a fome. É necessário comê-la, se alimentar dela, para que tenhamos nossa fome saciada. Saber que um remédio é bom. Que de fato o seu poder curador e forte, não nos fará sadios, teremos que tomar o medicamento. Assim também, é com a Palavra de Deus. Se quisermos ser curados do pecado, em todas as suas manifestações, se faz necessários tomarmos a Palavra de Deus e fazermos uso dela para nossa vida verdadeiramente. Disse Jesus: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). A Palavra de Deus é poderosa: Ela é como prata refinada em forno de barro sete vezes (Sl 12.6); Ela e comparada ao mel (Sl 119.103); Ela é como fogo e martelo que quebra a mais dura penha (Jr 23.29); Ela é alimento que traz gozo e alegria (Jr 15.16), etc. Poderíamos passar aqui muito tempo escrevendo sobre as qualidades benéficas da doce e infalível Palavra de Deus, que segundo o escritor aos Hebreus, “é como uma espada de dois gumes, que penetra até a divisão da alma e do espírito e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (He 4.12). A pergunta que não quer calar é essa: Porque, se a Palavra de Deus é tão poderosa, se de fato ela tem uma eficácia tão avassaladora na vida do homem; muitos a ouvem dias após dia, culto após culto, a leem e até meditam, e continuam a praticar os mesmos e velhos pecados que dantes? Sempre que penso nisso, comparo a uma infecção, onde o médico aplica aquela dose de antibióticos, que ele aprendeu na universidade de medicina que seria suficiente para resolver aquele caso, e não vê a regressão da infecção na vida do paciente. Então ele aumenta a dose, e o mal continua prevalecendo. Então, o médico chama a família e dá a triste noticia: “A doença dele é incurável!”.
Infelizmente, esse quadro clínico espiritual, para muitos homens é mulheres, já está nesta condição! Porém, não é o remédio que é ineficaz. Então se pergunta: O que será então? Somente uma resposta é capaz de solucionar tal questão: Assim como muitos tocavam em Jesus, mas, somente a mulher que sofria do fluxo de sangue o tocou com fé, muitos estão lendo, pregando, ouvindo a Palavra, mas ela não está chegando ao coração, acompanhada da fé suficiente para operar o milagre da regeneração. Veja o que disse o escritor aos Hebreus: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (He 4.2). Com isso quero dizer, que a falta de fé na Palavra de Deus, leva o homem lê-la, como se lê um jornal, ou um livro qualquer, que se lê, acha-se bonito, proveitoso, mas, não se aplica na vida cotidiana, e, sendo assim, nenhum efeito causa na vida desse leitor. Essa falta de fé, é causado pela falta de temor a Deus. Lucas escreve que na igreja primitiva, em toda alma havia temor (At 2.43). Esse temor aqui, não é medo, timidez, mas sim, observância da Palavra de Deus. Reverencia a voz de Deus. Somente com temor, vamos ler que não se deve mentir, e não mentiremos. Que não se deve prostituir e não nos prostituiremos. Que não se deve falar mal de nosso próximo e não falaremos.
Caros irmãos, se a Palavra de Deus, não está surtindo efeito em tua vida, muito cuidado! Mas, muito cuidado mesmo! Porque, se a Palavra de Deus não te afastar do pecado, o pecado fará que te afaste de Deus!

Pr Daniel Nunes – presidente da IEADCG e COMEAD-CGPB

0 comentários:

Postar um comentário