Pages

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

QUANTO VALE UM VERDADEIRO PASTOR?


“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20.24).

Quanto vale para você um verdadeiro pastor? Um homem chamado por Deus para ministrar sobre as vidas de homens, mulheres, crianças, jovens, adolescentes, etc. A Bíblia diz que Deus é quem dá pastores: “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência” (Jr 3.15); “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11,12).
Interessante que esses homens chamados, são seres tão reais. Tão humanos, falhos e cheio e defeitos como qualquer um dos homens. Porém, com um diferencial, são ungidos por Deus para uma missão específica de velar pelas almas (Hb 13.17). A Bíblia diz para a igreja do Novo Testamento: “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Aarão” (Hb 5.4). Pode-se notar a grande responsabilidade e honra dos que Deus chama para o ministério pastoral. Infelizmente, nem todos dão o devido valor nestes homens! Porém, isso não é novidade, pois, até nosso Senhor Jesus Cristo, o qual, O apóstolo Pedro chamou de Sumo Pastor (1Pd 5. 4), também foi desprezado, ridicularizado, caluniado, crucificado. E pergunto para o caro leitor: Quem foi que pediu a crucificação do grande Mestre da Galileia? A resposta é clara: Seus próprios conterrâneos, os filhos de Israel. “E se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos” (Zc 13. 6). Interessante que Jesus, até no último momento em que Judas Escariotes estava lhe entregando por dinheiro (Trinta moedas de prata), ele o chama de AMIGO (Mt 26. 50). Judas vivia constantemente com Jesus. Conhecia todos os passos do Mestre da Galileia. Teve os mesmo privilégios que Pedro, João, Tiago e os outros discípulos. Foi tesoureiro de Jesus. Em um momento, quando Maria quebra o vaso de alabastro, que continha um perfume caro, ele, na sua ânsia mesquinha apenas dos valores temporais, reclama com Maria, dizendo que ela podia ter vendido o perfume e distribuído o dinheiro com os pobres. Jesus O replica dizendo: “Deixai-a” (Jo 12. 3-8). Quantos que estão como Judas. Apenas vê os valores que os pastores gastam na obra. Se o pastor faz os tagarelas falam. Se ele Não faz, falam também. Se ele chora, falam. Se ele não chora, fala também. E por ai vai. Murmurador, tagarela e Judas modernos jamais faltarão na igreja. Lendo esse episódio, lembro-me também dos guardadores de porcos na região de Gadara. Quando Jesus liberta o endemoninhado, eles se esquecem do milagre, e fazem as contas do prejuízo financeiro que Jesus causou, quando permitiu que os demônios afogassem os porcos (Lc 8.26-37), e pedem a Jesus que saia com presa de seus termos. Quantos que estão preocupados apenas com o financeiro. Estão cegos para os milagres. Para o que Jesus tem feito. Tomemos cuidado, pois o fim de Judas Escariotes foi triste (At 1.18).
Quantos que medem o pastor apenas pelo dinheiro, pelo paletó bonito, pelo carro novo que anda, pelo o que o pastor recebe de salário. Poucos são os que medem pelos momentos de oração a sós com Deus. Pelos incontáveis cultos semanais que ministra, seja em um lado ou outro. Pelas pregações evangelísticas, ganhando almas para o reino de Deus. Pelos infindos conselhos a almas angustiadas. Pelos lares restaurados através de sua mediação, conselhos e intercessão e oração. Pelas pedradas que leva ao longo de sua caminhada. Pelo desprezo muitas vezes por tomar atitudes Bíblicas, mas antissociais, e muito mais.
A quem compararei o pastor? Ao presidente da república? Aos desembargadores de justiça? Aos governadores de estados? Aos prefeitos, vereadores, etc? Por mais que esses cargos sejam relevantes, são apenas para o aspecto temporal da vida humana. O Chamado pastoral transcende a tudo e a todos, pois ele cuida e vela de almas que hão de se encontrar na eternidade, e, o seu serviço e para que seja nos braços de Deus (2Co 11.1-4)
Verdadeiramente, nestes últimos dias, somente permanecerão em seus postos de trabalho, os pastores, verdadeiramente chamados por Deus, pois o mundo em que vivemos, é um mundo capitalista. Onde o ter suprime o ser. Onde o sobrenatural não tem valor, pois o “Real” é o que manda. Que Deus tenha misericórdia de todos seus pastores! Faço ressalva, nesta linha final destas palavras, que ainda existe um grande número de crentes salvos, que honram seus pastores e vivem o que está escrito em Gálatas 6.6: “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui”. Que bens você tem para repartir com seu pastor? Não estou falando apenas de bens materiais. Paulo fala de todos os bens. O teu abraço sincero. O teu sorriso franco. As tuas palavras de conforto quando o pastor está atribulado pelas lutas da obra. Reparta com liberalidade com teu pastor e Deus vai derramar sobre sua vida, bênçãos sem medida!

Pr Daniel Nunes – presidente da IEADCG e COMEAD-CGPB

0 comentários:

Postar um comentário