Pages

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Crente Abelha e o Crente Marimbondo…


Li esta mensagem e gostei por isso mesmo quero compartilhar com você. Leia com muita atenção. A alguns dias atrás eu estava observando dois insetos em particular: a abelha e o marimbondo. E, ao final das minhas observações pude correlacioná-los a dois tipos de cristãos: o cristão abelha e o cristão marimbondo.
Bom, não me leve a mal! Mas, deixe-me ajudá-lo a compreender melhor essa comparação que até mesmo lhe permitirá fazer uma auto-análise…
Biologicamente, tanto a abelha como o marimbondo pertencem ao mesmo reino, filo, classe e ordem. Mas, desse ponto em diante, eles começam a diferenciar entre si pois, pertencem a famílias, gêneros e espécies diferentes.
Mediante isso, lembrei-me daquela passagem de Mateus 13:24-30 em que Jesus conta-nos a parábola do joio e do trigo que biologicamente também são “parentes” entre si mas, diferenciam-se pelo seu fruto final.
Voltando a falar de marimbondos e abelhas, verificamos na natureza que os marimbondos em geral são parasitóides e carnívoros em sua grande maioria. Enquanto que as abelhas são predominantemente herbívoras e aparentadas às formigas.
Agora te pergunto: você tem pendido para as coisas da carne ou do espírito? Tem vivido uma vida parasitóide ou ativa (trabalhando) na presença de Deus?
Veja bem jovem! Se você tem vivido uma vida parasitóide, parada, estagnada na presença do Senhor, e se sua cabeça só consegue pensar nas coisas aqui desta terra ou nas coisas carnais e nada quer fazer para o Senhor, sinto-lhe informar mas, você tem se aparentado a um cristão marimbondo…
Contudo jovem, se você tem uma vida ativa de dedicação ao Senhor e tem trabalhado ativamente para Ele, gostaria de pessoalmente parabenizá-lo! Pois, você tem feito valer o que a palavra de Deus nos aconselha: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:2) pois, você bem sabe que a chave do seu sucesso espiritual, material, profissional, acadêmico e sentimental começa por buscar e pensar nas coisas que são de cima, conforme Jesus mesmo nos afirma: “Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” - Lucas 12:31.
Gostaria de aproveitar este momento e ressaltar que muitos citam este versículo de cor mas, muitas vezes de forma incorreta, usando o seguinte termo: “Buscai antes o reino de Deus, e as demais coisas vos serão acrescentadas“.
Jovem, gostaria de ressaltar que quando você busca ao Senhor em primeiro lugar Ele não vai lhe dar apenas as demais coisas, ou seja, apenas aquilo que você não consegue conquistar pelo seu próprio esforço.
Mas, buscando ao Senhor em primeiro lugar Ele lhe dará TODAS estas coisas que você precisa, ou seja, naquilo que você faz bem e é bom, o Senhor vai te abençoar de tal forma que você fará e executará suas técnicas de trabalho com muito mais precisão, dinâmica e rapidez; você terá idéias para solucionar problemas cotidianos com muito mais facilidade; a conquista de seus sonhos e seus desejos mais íntimos será facilitada pelo Senhor pois, Ele mesmo acrescentará (abençoará) todas estas coisas que você já faz bem e tem um dom natural para fazê-las.
Mas, não para por aí! Naquilo que você tem dificuldade, o Senhor vai acrescentar facilidade; para o problema, o Senhor vai acrescentar solução; para a sua angústia Ele vai acrescentar o socorro; para suas lágrimas Ele vai acrescentar alegria; para o medo o Senhor vai acrescentar a certeza e assim por diante! Apenas, busque ao Senhor em primeiro lugar!
É bom ser espiritual, né? Como é bom sermos aparentados com as abelhas! Mas, calma! Se você tem se aparentado aos marimbondos, nem tudo está perdido!
Os marimbondos, de modo geral, possuem uma ótima compostura corporal, excelente aerodinâmica, uma boa distribuição de peso, um grande par de asas, além de um par de asas acessória (um pouco menor). Logo, isto torna os marimbondos hábeis caçadores e bons insetos voadores!
As abelhas por sua vez (refiro-me especialmente às abelhas da espécie Apis mellifera, que é aquela típica abelha européia conhecida pela sua cor composta por listras amarelas e pretas), não possuem uma compostura corporal das melhores pois, tem uma grande massa corporal, uma aerodinâmica desfavorável, um par de asas principal pequeno (geralmente menor do que seu corpo) e um par de asas acessória menor ainda. E, biologicamente falando, por todas essas características, este inseto não pode voar pois, quase todas suas características são desfavoráveis para que esta abelha levante vôo mas, nós sabemos que essas abelhas voam (e como voam)!
Sabe porque? Porque “…Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são” (1 Coríntios 1:27-28).
Ah, viu só como Deus é?
Jovem, Deus não olha para as suas limitações ou para aquilo que você acha que é limitado, para aquilo que você acha que é incapaz. Se Deus quer que você levante vôo, você vai levantar vôo! Se Deus quiser te exaltar, Ele vai te exaltar! Porque “…Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.” (Salmos 75:7).
Mas, se você tem se sentido excluído das bênçãos de Deus, do mover de Deus em sua vida, e comparativamente, tem se sentido um cristão marimbondo (e até mesmo morimbundo) eu te digo que não precisa se desesperar pois “… há esperança quanto ao teu futuro, diz o Senhor” (Jeremias 31:17) basta que atenda ao chamado do Senhor que te diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos” (Provérbios 23:26).
Veja bem, jovem! Deus quer mudar a sua vida e para isto somente quer que você entregue a Ele o teu coração e que observes os novos caminhos dEle para tua vida! Ele quer dar sim uma meia-volta na sua vida mas, para isso volto a reforçar que é necessário que “Entregue o teu caminho ao Senhor; confia nele…“, sabe porque? Porque “…Ele tudo fará” (Salmos 37:5).
Mas, poderia Deus mudar a sua índole, as suas característica psíquicas, seu temperamento e até mesmo o seu coração?
Eu te afirmo com toda certeza que sim pois, Deus é capaz até mesmo de converter o coração de um ser humano em um coração de animal e vice-versa, sabia? Leia o capítulo 4 do livro de Daniel e comprove!
Aproveite a oportunidade que lhe é aberta agora e peça que o Espírito Santo mude o seu coração, que tire toda carnalidade do seu coração e comece a viver de verdade, realizar sonhos e voar alto! Pois, “…as coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9).
Graça e Paz lhes sejam multiplicadas!

1 comentários:

Pb.Welliton Soares disse...

É verdade,e como é imprecionante a maneira como nós apredemos grandes coisas com aquilo que está em nossa volta!muito bom.

Postar um comentário