Pages

domingo, 30 de outubro de 2022

DEUS CONTINUA NO TRONO


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor, assentado sobre um alto e sublime trono, e seu séquito enchia o templo” (Is 6.1).

 

Uzias reinou por cinquenta e dois anos em Israel. Um reinado longo e próspero. Parecia que nunca terminaria, mas um dia terminou. O impacto foi tão grande na vida do profeta Isaias, que, ele correu para o templo, para buscar resposta do Senhor sobre o assunto. Quem sabe, a pergunta feita pelo profeta fosse a seguinte: Quem assentará no trono desocupado por Uzias? Quem terá condições para isto? Quando ele chega no templo, e começa a orar, o Senhor lhe dá uma visão, e ele narra da seguinte maneira: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor, assentado sobre um alto e sublime trono...”. Ele buscava um rei humano, o Senhor lhe mostra, que na verdade, quem está no comando é o Senhor. Ele está assentado em um “alto e sublime trono”. Alto, porque está acima de todos os reinos deste mundo. Alto, porque governa sobre todos os poderes e potestades. Sublime, porque não há outro trono semelhante ao dEle.

Esse trono “alto e sublime”, nunca será desocupado. O Ser que o ocupa, não morre, não passa, não perece, não perde, não envelhece, não fica doente, não é ameaçado por ninguém. Ele não concorre eleição para ver ser vai ficar no trono ou não. O trono é dEle. Somente dEle e mais ninguém. Ninguém poderá ocupar seu lugar. Não existe nenhum ser, nem na terra, nem embaixo da terra, nem acima nos céus, que poderá assentar nesse trono, a não ser Ele, e somente Ele.

Muitos cristãos, e principalmente os cristãos evangélicos, nesse momento crucial na política brasileira, devem estar muito preocupados com o desfecho que se deu nesse dia 30 de outubro. A liderança evangélica se expos. Abriram as portas para um candidato e fecharam as portas para o outro. Um era o enviado de Deus, o outro não. Isso para não dizer as palavras duras que eram dirigidas ao tal. E esse tal rejeitado, ganhou as eleições. Democraticamente, será o presidente do Brasil pelos quatro anos seguintes. Assentará no trono como presidente da República Federativa do Brasil. Será mau ou será bom?

Tanto Judá, quanto Israel, tiveram reis que fizeram o que era reto e o que não era reto diante aos olhos do Senhor. Porém, a nação prosseguiu. Nos iremos prosseguir também. Se saiu um governo, que aos olhos da liderança evangélica, fazia o que era reto, e entra outro que não fará assim, o Brasil vai prosseguir. A igreja vai prosseguir. Há um que está assentado em um “alto e sublime trono”. Dali ele governa tudo. Por mais que pensemos que não; Ele está no controle de tudo. Não vamos esmorecer, nem achar que tudo está perdido. Assim como o Senhor usou reis de outras nações, que não conheciam ao Senhor, para ajudar ao seu povo, Ele, certamente usará de misericórdia para com a sua igreja também.

Fica, porém, a reflexão: Vale a pena, a igreja se envolver tanto assim na política? Vale a pena, a exposição de pastores tão abertamente, dando apoio parcial a um grupo e desprezar o outro? Nunca devemos esquecer, que quem cuida da igreja é o Senhor. Foi Ele quem morreu por nós, dando sua vida na cruz do Calvário. Nunca devemos misturar o sagrado com o profano. O material com o espiritual. O puro com o impuro. Certamente, Deus cobrará essa postura equivocada, e, a igreja passará por provas, para que volte e entre pelo caminho que agrada ao Senhor.

Oremos pelo novo governo, como nos ensina Paulo, Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1Tm 2.1-4), e prossigamos, olhando para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

 Que Deus tenha misericórdia do seu povo!

Pr Daniel Nunes

 

0 comentários:

Postar um comentário