Pages

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

SEM PREOCUPAÇÕES COM O FUTURO



Há pessoas que, mesmo crendo em Deus, são desesperadamente preocupadas com o futuro. Tais pessoas brigam por projetos pessoais, e faz qualquer negócio para se dar bem na vida. Vivem procurando apagar a luz dos outros e tremem de medo, quando qualquer coisa não sai da forma como imaginou.

O apóstolo Pedro, nos adverte, que devemos lançar sobre o Senhor Jesus todas as nossas ansiedades. Jesus nos ensinou que não devemos estar preocupados com a comida ou com o vestir, pois, como o Mestre disse: “O vosso Pai celestial sabe do que vocês precisam”.

Particularmente, entendo que todas as coisas estão totalmente atreladas a vontade soberana de Deus. Não cai uma folha, nem uma gota d’água sem que o Senhor Deus o permita. Portanto, nada acontecerá, nem para o bem, nem para o mal, sem que nosso Deus não esteja no controle de tudo.

Quando olhamos para a Palavra, vemos casos e mais casos que podemos comprovar isto. Quando Deus mandou Moisés libertar o povo de Israel do Egito, de antemão, Ele disse: “... Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, para que não deixe ir o povo” (Ex 4.21). Esse agir de Deus, endurecendo o coração do rei do Egito, tinha uma finalidade: “Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas” (Ex 7.3). Quer dizer, Deus quando amolece corações, tem finalidade, assim como quando Ele endurece.

No episodio em que Elias reclamou a Deus, dizendo que somente ele havia ficado, como servo zeloso pelo Senhor, Deus disse: “Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou” (1Rs 19.18). Vejam bem: Aqueles homens permaneceram zelosos de Deus, porque, como o próprio Senhor disse: “... eu fiz ficar em Israel sete mil...”. Quem faz todas as coisas é o Senhor. Quando acontece, foi Ele que fez; e quando não acontece, foi Ele que não quis fazer, sempre com uma boa finalidade, mesmo que no momento, achemos que não foi bom o que Ele fez. Disse Paulo: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Rm 8.28).

Citei apenas dois exemplos da soberania de Deus na Palavra. Poderia encher páginas e mais páginas com textos bíblicos, que provam o que estamos falando. Julgo, porém, que os textos postos, provam isto, e, portanto, deixemos as nossas preocupações nas mãos daquele que tudo sabe, tudo pode, tudo tem, tudo faz, e descansemos nele.

Não sei se sua vida, assim como a minha, passou, ou está passando por uma reviravolta. Quem sabe sua vida tem dado uma guinada de cento e oitenta graus, e você não está entendendo nada. Deixa suas preocupações nas mãos de Deus. Ouça a voz do Senhor lhe dizendo: “O que eu faço, não sabes tu, agora, mas tu saberás depois” (Jo 13.7). Há coisas, que não entendemos de imediato. Há vales e montes que temos que passar. Já está determinado pela soberania de Deus. Depois que passarmos, certamente entenderemos tudo e glorificaremos ao Senhor.

Descanse no Senhor!

Pr Daniel Nunes

 

0 comentários:

Postar um comentário