Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

A BÍBLIA NÃO VAI DIZER

 Virou moda dos novos pregadores, usar a seguinte expressão: A Bíblia vai dizer. Fico ainda mais espantado quando ouço até pregadores e pregadoras, que eram para ser maduros, pelo tempo que ministram a Palavra, usarem do mesmo artificio. Porém, posso afirmar categoricamente e, sem medo de errar, que a Bíblia não vai dizer mais nada. Tudo o que precisava ser dito, já foi dito. João evangelista, que foi o último dos escritores sagrados, escreveu por volta do ano 100 d.C. finalizou o cânon dizendo: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro” (Ap 22.18,19). Paulo escrevendo aos Romanos disse: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito...” (Rm 15.4). O que era para ser escrito já foi escrito. E tudo o que era para ser dito, já foi dito. Disse Jesus “Quem tem ouvidos ouça, o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2.7).

Aprendendo com os profetas do Antigo Testamento

Quando Moisés e Arão, chegaram diante de Faraó, para libertar os filhos de Israel de suas mãos, o Senhor lhes ensinou assim: “Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor; Israel é meu filho, meu primogênito. Então, ao chegarem lá, assim nos diz a Bíblia: “E, depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo,...” Êx 4.22; 5.1).

Esta expressão: Assim diz o Senhor, vamos encontrar, de forma repetida, inúmeras vezes na boca de seus profetas. Caso o leitor queira conferir, é somente ler as demais passagens bíblicas, e verá que nunca um profeta do Senhor usou a expressão “O Senhor vai dizer” (1Sm 2.27; 15.2; 2Sm 7.5; 7.8; 12.7; 1Rs 17.14; 20.42; 2Rs 1.4,6,16; 2.21; 3.16; 19.6,20).

O profeta Daniel, se expressou da seguinte maneira: “Sim, todo Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso, a maldição, o juramento que está escrito na Lei de Moisés, servo de Deus,...” (Dn 9.11), e disse mais: “Como está escrito na lei de Moisés, servo do Senhor...” (Dn 9.13). Vejamos, que  Daniel não ficou dizendo: Moisés vai dizer. Não, nada disso. A expressão é inequívoca: “Como está escrito...”. O anjo que veio para trazer a resposta da oração ao profeta Daniel, também foi fiel ao dizer: “Mas eu te declararei o que está escrito na escritura da verdade...” (Dn 10.21).

Poderíamos encher muitas folhas com versículos que com a expressão “assim diz o Senhor”. Na Nova Versão Internacional, a famosa NVI, encontramos 276 vezes “assim diz o Senhor”. Somente no profeta Jeremias, são 141 vezes.

Novo Testamento

Veremos, como foi que Jesus, o Mestre dos mestres, mencionou as Escrituras, quando necessário.

Quando Jesus foi tentado pelo diabo, por três vezes usou a expressão está escrito: “...está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”; “... também está escrito; não tentarás o Senhor teu Deus”; “...porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mt 4. 4,7,10).

Jesus, ao se dirigir aos fariseus, disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidas ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (Jo 5.39). Ele não disse que as Escrituras testificariam, no futuro, mas no presente; elas testificam.

Como também, ao se dirigir aos dois discípulos no caminho a aldeia de Emaús, disse: “E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram” (Lc 24.25). Veja bem, que se Jesus fosse como esses tais pregadores, ele iria assim dizer: Néscios e tardos de coração, os profetas vão dizer que ele tinha que padecer.

O discurso de Pedro, no dia pentecostes, também é um exemplo para os referidos pregadores, para que aprendam com a Bíblia e não com professores equivocados, que além de cometerem o erro, ainda ensinam os mais novos o caminho errado. Vejamos, como foi que o apóstolo Pedro se expressou em sua pregação ao citar as Escrituras: “Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: ...” (At 2. 15,16). Se ele fosse do tipo desses pregadores, diria: Nada disso meus conterrâneos, o profeta Joel vai dizer, que...”.

Paulo nos dá uma grande lição acerca disso quando diz: “E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito,...” (1Co 4.6). Interessante isso! Paulo fala daquilo que já está escrito. Não disse, que iam dizer, que iam escrever, mas que já estava escrito.

Amados, escrevo estas linhas, apenas para alertar aos novos pregadores, que aprendam corretamente, com os profetas, com Jesus e com os apóstolos, bem como, com os pregadores que continuam a trilhar por caminhos corretos, interpretando e verbalizando a Palavra de Deus.

Em outro momento, quero escrever sobre a expressão “Eu profetizo sobre sua vida”. Veremos se tem base ou cunho bíblico.

Em Cristo Jesus

Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário