Pages

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O PERIGO DO SONO DEMASIADO

 


Desperta, ó tu que dormes...” (Ef 5.14)

O sono é de suma importância para uma vida saudável. Ele revitaliza, descansa, recompõe as energias, controla o apetite, melhora o humor, a memória, o raciocínio, etc. Porém, já existem estudos científicos que provam que sendo um sono demasiado, ou em períodos com mais de oitos horas de duração, existem sérios riscos. Dormir demais gera doenças cardíacas vasculares e hipertensão, entre outras enfermidades.

Há tempo para todo o propósito debaixo do céu, inclusive o de dormir e o de manter-se acordado. Depois dos discípulos terem dormido por um tempo, Jesus chegou lhes disse: “...por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lc 22.46).

Abraão foi tomado por um profundo sono em uma hora muito errada, pois ele estava oferecendo sacrifícios ao Senhor (Gn 15.12). Enquanto ele se manteve acordado, enxotava as aves de rapina que queriam comer o seu sacrifício. Certamente, há hora que dormiu, essas mesmas aves tiveram espaço para invadir seu culto a Deus. Isso tem, certamente, um sentido espiritual muito profundo para todos nós. Não devemos dormir espiritualmente, pois os demônios estão à espreita para tentar roubar nosso sacrifício ao Senhor.

Sansão, o grande herói de Deus, perdeu os cabelos (pacto com Deus), a força, a intimidade com Deus e os olhos, por estar dormindo no colo de Dalila (Jz 17.19-21). É outro que dormiu na hora errada e no lugar errado. Dalila pertencia aos filisteus, portanto, inimiga do povo de Israel. Ela sabia também que Sansão estava devastando as terras filisteias, e, arquitetou um plano para inutilizar as suas forças. Tomemos todo cuidado, pois o inimigo não brinca e nem dorme em serviço, e nós também não podemos dormir.

O profeta Elias, após uma grande batalha contra os falsos profetas de Jezabel, e ameaçado por essa tirana mulher, debaixo de uma árvore de zimbro, pediu para morrer, deitou e dormiu. Porém, veio um anjo do Senhor e lhe disse: “...Levanta-te e come” (1Rs 19-4-8). Elias estava entrando em depressão, e precisava do socorro do Senhor. A Bíblia diz que “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angustia” (Sal 46.1). O mesmo Deus que trouxe socorro e cura para Elias, trará também socorro e cura para você.

Disse Salomão quanto ao preguiçoso: “Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas para dormir, assim te sobrevirá a tua pobreza como um caminhante, e a tua necessidade como um homem armado” (Pv 24.33,34).

Eutico, caiu do terceiro andar e morreu, porque estava dormindo na hora do culto (At 20.7-9). Mais um dormindo na hora errada e no lugar errado. A sorte de Eutico é que tinha um Paulo cheio do poder de Deus, que, não foi zombar dele por ter dormido ou caído da janela, mas, com autoridade de Deus, repreendeu a morte, e o trouxe de volta ao seio da igreja, são e salvo.

As palavras de Paulo ressoam muito forte aos nossos ouvidos nestes tempos hodiernos, nesta última hora da igreja na face da terra; Não estamos aqui falando do sono material ou físico, mas do sono espiritual. Ouçamos o apóstolo: “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé” (Rm 13. 11).

O inimigo aproveita o sono dos trabalhadores do reino, para semear o joio em nosso meio (Mt 13. 24,25).  Nestas últimas horas da igreja, precisamos manter-nos acordados e muito despertados, como disse Jesus: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora que não penseis” (Mt 24.42-44).

Amém.

Vosso em Cristo

Pr Daniel Nunes

2 comentários:

Luismar Gonçalves disse...

Obrigado pela palavra pastor Daniel

Unknown disse...

Amém é verdade 🙏

Postar um comentário