Pages

segunda-feira, 5 de abril de 2021

A QUEM PRESTAMOS NOSSO CULTO?

 


“Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo” (Mt 12.6).

Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1).

 

 Jesus está andando com seus discípulos, e eles tendo fome, começam a colher espigas e comer, é nesse momento que há a interferência dos fariseus, que começam a questionarem a Jesus. Esse grupo de “santarrões” seguiam a Jesus por onde quer que ele fosse, esperando pegar Jesus em alguma falha (Mt 9.11; 12. 22-24, 38; 15.1,2). Infelizmente, nos cultos que prestamos ao Senhor, há aqueles que não vem ao culto por causa de Jesus, mas para encontrar algum defeito no culto.

Jesus está se referindo ao templo construído por Herodes, que foi destruído no ano 70 d.C. pelos romanos. Já era o terceiro templo. O Primeiro foi construído por Salomão, o segundo por Esdras e Zorobabel e o terceiro por Herodes. Todos foram destruídos, e o que resta são os muros das lamentações.

Os templos seguiam as divisões do tabernáculo, que Moisés, sob as ordens de Deus, levantou no deserto, a saber:

1.    O PÁTIO. Composto assim, conforme Êxodo 40.

a.     Altar de holocausto – 6

b.    Pia de bronze – 7

O pecador passa pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário (Is 53.4-6; Rm 3.23-25; 1Pe 2.24) e segue para a pia de bronze, onde está a água da Palavra (Ef 5.26; Jo 3.5). Até esse momento, o pecador nada pode fazer, pois estava totalmente em trevas. A Bíblia diz: “Porque pela graça sois salvos, por meia da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (EF 2.8). a Luz que brilhava nesse lugar era a luz do sol. O sol da justiça, Jesus Cristo é o que ilumina nossas vidas para a salvação (He 6.4; 1Pe 2.9).

2.    O LUGAR SANTO. Conforme Hebreus 9. 2, ele está composto assim:

a.     A mesa dos pães da proposição, ou presença;

b.    O castiçal;

c.     O altar de incenso.

Entrar no lugar santo, significa que o pecador redimido pelo sangue de Jesus, passa a se alimentar da Palavra (Lv 24.8; Jr 15.16; Mt 4.4; Jo 6.35) e a luz do evangelho começa a brilhar na vida do crente (Mt 5. 14-16; Zc 4. 1-3; Lv 24.2,4). O altar de incenso fala do bom cheiro de Cristo em nossas vidas (Jo 12.3; 2Co 2.14-16; 2Rs 4.8,9).

3.    O SANTO DOS SANTOS. Conforme Hebreus 9. 3,4 tinha o móvel mais sagrado do templo

a.     A arca do testemunho, que tinha dentro dela, os seguintes objetos:

b.    Um vaso com Maná – Aqui nos nutrimos ainda mais da Palavra de Deus (2Tm 3.16; 4. 1,2);

c.     A vara de Arão que floresceu – Frutos para Deus (Jo 15.16; Col 1.5,6);

d.    As tábuas do concerto – os mandamentos do Senhor. Doutrina (Tt 2.1; 2Tm 3.10; Dt 30.11; 32.1,2).

Esse é o estágio de vida espiritual que o Senhor quer que cheguemos, onde prestaremos o verdadeiro culto ao Senhor. A Arca aqui simboliza o próprio Cristo. Ele é o centro das atenções do culto. Quando o teu culto for influenciado por quem canta, quem prega, a cor da toalha do púlpito, a roupa que alguém está vestindo, a quantidade de pessoas, os instrumentos, etc. tenha cuidado, seu culto está misturado. Não é um culto que agrada a Deus (Ez 8. 3-17; Am 5.22,23). No santo dos santos não há outra luz, a não ser a luz da gloria de Deus. Ou você recebe a luz da gloria, ou então estarás no escuro. Nesse lugar, não há como dar gloria para o homem, aqui a gloria é somente para Deus (1Co 10.31).

Somente a Deus toda a Gloria!

Pr Daniel Nunes

1 comentários:

Leonarda disse...

Amém pastor. Senti falta de ler seus textos. Feliz com sua melhora a cada dia. Lea

Postar um comentário