Pages

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

É COMO ANDAR DE BICICLETA


Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. Porque  nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim” (He 3.13,14)

Eu já ouvi muitas vezes essa frase: A vida cristã é como andar de bicicleta, se parar cai. Pode ser algo simples, mas, existe um fundo de verdade que precisa ser considerado. Principalmente nos dias atuais, onde muitos cristãos estão com joelhos desconjuntados, e por isso mesmo, cambaleantes na fé (Hb 12.13).

O texto acima citado, nos aconselha a exortarmos uns aos outros “todos os dias”, e “durante o tempo que se chama Hoje”. Vejamos bem estas expressões, “todos os dias” e “hoje”. Isso significa uma constância na exortação mútua, com a finalidade de que “nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”.

Quando vamos ao médico apresentar os exames laboratoriais, e ele nota as taxas altas no sangue, a primeira coisa que pergunta, é se estamos fazendo exercícios diários. Assim é a vida cristã também. Precisamos de exortações diárias. Como nos diz o texto: “Todos os dias”, e “hoje”. Não devemos esquecer de todos os dias estarmos nos exercitando na Palavra de Deus, no louvor, em ações de graças ao Senhor, no amor aos irmãos, no perdão aos que nos ofendem, na expansão do Evangelho de Cristo, na oração e na consolação dos que sofrem.

Assim como o corpo que não se exercita e algumas tarefas que são tão corriqueiras e simples, tornam-se dificultosas, se não exercitamos nossa vida cristã, haverá endurecimento no corpo de Cristo. Dai surgem as dores, as dificuldades de locomoção, a paralização de membros, e finalmente a letargia e a inércia toma conta do corpo inteiro.

Porque nos tornamos participantes de Cristo”, precisamos reter “firmemente o princípio de nossa confiança até ao fim”. Ser participante de Cristo, é ser inserido no corpo de Cristo. É receber a seiva diretamente dEle. É participar de tudo aquilo que seu corpo (a igreja) desempenha na terra. Ser participante de Cristo, é ser participante de sua gloria, de seu sofrimentos,  de sua santidade, de seu amor, de sua humildade, se sua generosidade, de sua comunhão, de seu zelo pela obra do Pai, de seu bom cheiro, de sua missão, e de todos os seus propósitos, quer sejam hoje ou na eternidade.

Guardar “o princípio de nossa confiança até ao fim” deve ser a meta maior de cada cristão na terra. Como disse Jesus: “Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém”.

Amém

Pr Daniel Nunes da Silva

3 comentários:

Unknown disse...

Palavras maravilhosa Deus continue lhe abençoado meu pastor em Cristo só nome de Jesus

Unknown disse...

Bela analogia,pois a vida Cristã precisa de constância na obediência ao Senhor. Excelente reflexão.

Unknown disse...

Amém,palavra gloriosa

Postar um comentário