Pages

domingo, 27 de setembro de 2020

A VIGILÂNCIA CONSERVA PURA A IGREJA

 


Texto Áureo

E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai” (Mc 13.37).

Verdade Prática

Através da vigilância, a Igreja se manterá pura e não se afastará do modelo traçado por Cristo, rejeitando assim as inovações e o mundanismo dos nossos dias.

Leitura Bíblica em Classe  - Mt 25. 1-13

 

INTRODUÇÃO

Chegamos à última lição deste trimestre. Mais uma vez o Espírito Santo quer nos despertar dizendo que o tempo se abrevia (1Co 7.29). Nossa meditação hoje será na parábola de Jesus, escrita em Mateus 25. 1-13, onde encontramos 10 virgens que ouviram o clamor da meia noite (v. 6) mas apenas cinco delas estavam preparadas para o encontro com o noivo. A lição chamará a nossa atenção, para que estejamos devidamente preparados para esse grande dia.

A palavra “vigiar”, a qual encontramos muitas vezes no Novo Testamento, como por exemplo (Mt 24.42; 25.13; 26.41; Mc 13.33,34,37; 14.38; 1Co 16.13; 1Ts 5.6; 1Pe 4.7),  vem do grego gregore, significando: permanecer acordado, seguir alerta,  velar e não dormir, estar vigilante. Também inclui a ideia de estar motivado, de manter a atenção (mente) em uma coisa. Vigiar também tem o sentido de estar atento no “momento certo, justo”. É exatamente na noite, onde vem o maior desejo de dormir, de cochilar, que a voz do Senhor está a nos dizer “Vigiai”; quer dizer: mantenham-se acordados e vigiando (1Ts 5.4-9).

Ligando essa com as demais 12 lições desse trimestre, onde o comentador trata da reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém, vemos Neemias com extrema vigilância para não ser surpreendido por Sambalate e Tobias (Ne 4. 13,16,17,21,,22,23).

Vemos também Elizeu, com grande vigilância, para ver o momento do arrebatamento de Elias, e poder receber a porção dobrada do espírito do Profeta (2Rs 2.9-11).

1.     O crente que vigia, se mantem pronto para o retorno do Senhor Jesus. Ele não sabe o dia nem a hora, por isso mesmo, deve vigiar e estar preparado a todo momento (Mt 24.42-44). Deve estar tão preparado que seus olhos permaneçam abertos olhando se aparecem os sinais da volta de Cristo.

2.     O crente deve vigiar sobre seu ministério e serviço a Deus. Se preocupar em servir fielmente e com sabedoria (Mt 24.45,46).

3.     O crente que vigia, tem cuidado em suas atitudes e conduta (Mt 24.48,49; 2Co 10.3-5; Tt 2. 12,13).

 

 

 

 

I.         MEIA NOITE: O DIA QUE JÁ PASSOU

A meia noite, exatamente as 24 horas, o dia termina definitivamente. Todas as coisas que naquele dia aconteceram ficaram no passado, o dia de ontem. Segundo o pastor Eurico, do ponto de vista bíblico, que terminou, o período de tempo (o dia) que está para terminar se trata da dispensação da graça, ou da igreja (Rm 11.25; Lc 21.24), e no momento que Jesus arrebatar a igreja fiel, este período haverá terminado definitivamente. Vivemos, portanto, os últimos momentos da igreja aqui na terra.

A Bíblia diz que a igreja é a coluna e firmeza da verdade (1Tm 3.15). Grande é a nossa responsabilidade como igreja do Senhor. A noite vem, quando ninguém poderá trabalhar (Jo 9.4).

A Palavra do Senhor usa essa expressão “a meia noite”, ou “perto da meia noite” por várias vezes. Analisemos:

a.     E aconteceu, à meia noite, que o SENHOR feriu todos os primogênitos na terra do Egito...” (Êx 12. 29). Meia noite será hora de grande destruição.

b.     Porém Sansão deitou-se até a meia noite, e à meia noite se levantou, e travando das portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a sua tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima, até o cume do monte que está defronte de Hebrom” (Jz 16. 3). Meia noite, hora que as portas estão sendo arrancadas. Portas da ética, da moral, da santidade, do temor a Deus, da vergonha, etc. (cf Sal 11.3).

c.      E levantou-se à meia noite, e me tirou a meu filho do meu lado, dormindo a tua serva, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou no meu seio” (1Rs 3. 20). Meia noite, hora que os filhos estão sendo trocados. É hora de estarmos mais atentos aos nossos filhos.

d.     “Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro” (Mt 25. 6). Meia noite, finda-se o tempo da graça.

e.     “Perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos” (At 16. 25, 26). Meia noite, hora dos grandes acontecimentos de Deus na terra (cf Mc 13.35).

 

II.           MEIA NOITE: INÍCIO DE UM NOVO DIA

Finda-se um dia, é raia um novo. A um hino que cantamos: “Ao raiar do áureo dia, o bom jesus vem nos buscar pra com Ele, sempre estarmos lá no céu ...” 488 HC. Será ao raiar do novo e grande dia, que a igreja triunfante subirá. Oh gloria ao nome do Senhor.

1.     A manhã começará. Um novo dia, o dia da eternidade, cujo inicio se dará quando Jesus chamar para si aqueles que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro. Esse é o dia de Jesus Cristo (1Co 1.8; 2Co 1.14; Fl 1.6,10; 2.16).

a.     O Senhor verá o fruto do seu trabalho (Is 53.11).

b.     Os que são do Senhor ressuscitarão, e os vivos serão transformados (1Co 15.52).

c.      Jesus levará a sua noiva para a sala das bodas, onde  Igreja e o Cordeiro se unirão para todo o sempre (2Co 11.2; Ap 19.7; 21.9).

d.     Devemos viver sempre nessa expectativa, dizendo: “Ora vem Senhor Jesus” (Ap 22.20).

2.     A noite vem.

a.     Quando o Senhor levar a Noiva, começará também o “dia da ira do cordeiro”, para o mundo que rejeitou a Jesus (Ap 6. 12-17). Lembremos que, bastou as partes dos dedos de uma mão começar a escrever na parte estucada da parede, para o rei Belsazar tremer as pernas (Dn 5.5,6).

b.     O grande lagar da ira de Deus será pisado sem misericórdia (Ap 14. 9,10; 15.7; 16.1,19; 19.15).

c.      As trevas dominarão a terra (Is 8. 21,22; Ap 6.12; Mt 24.29).

d.     Para os homens que não quiseram dar crédito às Palavras de Deus começará o dia da vingança, e a ira de Deus será executada repentinamente, assim como foi nos dia de Noé (Gn 7.11,12,23; Mt 24.39).

 

III.         MEIA NOITE, A HORA DE TREVAS. Diante das trevas que assolam o mundo, tornando assim, sinal iminente do retorno de Cristo. Essas trevas para o crente, são iluminada pelas gloriosas promessas da Palavra de Deus (2Pe 1.19). Quanto mais escura a noite do pecado sobre a face da terra, mais próximo estamos da vinda de Jesus (Lc 21.28).

1.     A natureza sente as trevas. Quando Jesus morreu, o Sol deixou de brilhar e houve trevas na terra (Mt 27. 45). Hoje, toda a natureza geme, pelas coisas que hão de sobrevir à terra (Rm 8.22,23; Lc 21. 11, 25,26).

2.     Os homens sentem as trevas.  A Bíblia fala de tempos difíceis, quando o homem, em particular, será atormentado por tentações de toda espécie (1Tm 4.1-3; 2Tm 3. 1-9). As perseguições à igreja de Cristo (cristofobia), o ódio aos crentes e a corrupção moral, provam que já anoiteceu há muito tempo (Rm 13.11; Lc 17.28; 21.12,16,17). Os crentes que vivem dos aplausos do mundo não suportarão esses dias (Mt 13.20,21).

3.     As nações estão em trevas.

a.     Há guerras e rumores de guerras (Lc 21. 9; Mt 24.6).

b.     O perigo de guerras nucleares, biológicas e químicas constituem uma sombra ameaçadora, que paira sobre todo o mundo (Lc 21. 25,26). O que estamos passando é uma pequena amostra do que um pequeno vírus, pode fazer com toda a humanidade.

c.      O mundo já se preparou para a maior catástrofe de todos os tempos, a Grande Tribulação (Ap 6.14-17), e não há mais lugar para recuo. As trevas da meia noite já chegaram.

 

IV.        O CLAMOR DA MEIA NOITE, UM BRADO DE ALERTA.

Mas à meia noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo” (Mt 25.6). Este acontecimento, era um costume comum entre os judeus. As festividades matrimoniais, que duravam uma semana, estavam centradas no lar, onde o casal iria viver. O esposo podia chegar a qualquer momento para entrar na casa; porém, sempre ia diante dele um emissário, para dar o brado de alerta: “Aí vem o esposo”. Assim, todos os que estavam esperando, se preparavam para a sua chegada. A noiva, sempre tinha 10 virgens consigo que eram preparadas para sair ao encontro do esposo. Caso o noivo chegasse de noite, elas deviam estar com suas lâmpadas prontas para sair e iluminar o caminho do esposo ao longo das ruas. Esse foi o quadro que Jesus pintou do seu retorno para a sua amada noiva.

Esse emissário que vem diante do Noivo Jesus Cristo, é o Espírito Santo, Ele está clamando e dizendo: “Aí vem o esposo”. Será que estamos ouvindo? Estamos atentos aos sinais dos tempos? Estamos atentos ao cumprimento das profecias? (Lc 21.28,29; 2Pe 1.19).

Fomos chamados por Deus para sermos seus atalaias, e nossa função é despertar o povo (Ez 3. 17-21; Hb 2.1-3). Está chegando a hora, que não diremos mais, Jesus está voltando, porém, a noiva vai exclamar: “chegou o noivo”. Em Mateus 25.10. diz “Chegou o esposo”.

Amada igreja, temos que anunciar ao mundo que Jesus vem breve. Todos nós, obreiros e crentes de modo geral: não nos cansemos de anunciar a volta de Jesus. A igreja precisa se manter em constante vigilância. A igreja de Filadelfia era agradável a Deus, mas precisava “guardar” o que tinha recebido do Senhor, para não perder a coroa (Ap 3.11). É isso que a Palavra de Deus nos ensina, com a ordem “vigiai” (Mc 13. 36,37).

1.     O sono espiritual é um sinal dos últimos tempos.

a.     O sono pode ser causado pela desobediência, como caso do profeta Jonas (Jn 1.6).

b.     Quando obedecemos a Deus somos revestidos do poder do Espírito Santo (At 5.32), para não adormecermos.

c.      A preguiça também causa sono (Pv 24. 30-33).

d.     Quando Davi ficou em casa, enquanto o seu exército combatia, caiu em tentação (2Sm 11. 1,2).

e.     Por isso é uma benção o crente estar muito ocupado na casa do Senhor, servindo-o ali (Mt 24.46).

f.       Esgotamento espiritual por falta de renovação, também pode causar sono (Sal 51.10).

g.     Abraão teve que lutar contra o sono ao pé do altar (Gn 15.12). Quantos dormindo ao pé do altar!

h.     Precisamos do poder de Deus, para ficarmos firmes e resistir a tudo, inclusive o sono (Rm 13.11).

2.     Seremos guardados vigilantes se usarmos os meios que Deus põe à nossa disposição.

a.     Ele nos desperta pela sua Palavra. Jesus despertou os seus discípulos (Sal 39.3; Mt 26. 45,46).

b.     O Espírito Santo nos conserva vigilantes e acordados. Ele é como o óleo na Lâmpada (Mt 25.1-8). Devemos viver uma vida, onde o Espírito Santo tenha inteira liberdade para operar em nós (2Co 3.17), e nos conservaremos preparados para o encontro com o Senhor.

c.      A oração é outro fator de suma importância, para o qual Jesus chamou a nossa atenção (Mt 26.41; Mc 13.33). Por que a oração é um recurso tão importante para nos manter vigilantes? Pela oração vivemos em comunhão com Deus. O rosto de Moisés resplandecia quando tinha estado com Deus (Êx 34. 29). Igualmente, Estevão (At 6.15). A oração é uma arma eficaz contra satanás (Ef 6.18). A oração é finalmente o meio pelo qual recebemos as bençãos de Deus (Tg 5. 14-18). A oração nos enche de sua graça, e nos faz prontos para o grande culto nas nuvens.

 

CONCLUSÃO

Que Deus nos guarde, a todos, vigilantes, a fim de podermos ver, um dia, a glória de Deus. Estejamos atentos à nossa conduta, sempre buscando a santificação e purificação, para que não apareça alguma mancha em nossos vestidos, porque “Qualquer que nEle tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como Também Ele é puro” (1Jo 3.3). Assim estaremos sempre preparados, e um dia o veremos tal como Ele é (1Jo 3.2).

O sentido da expressão “Saí-lhe ao encontro” quer dizer: Prepara-te para te encontrares com o teu Deus (Am 4.12). E nós devemos estar prontos a responder “Já a sua noiva se aprontou” (Ap 19. 7,8). Não vamos deixar para querer preparar nossa lâmpada na hora do grito, vamos estar preparado agora (Lc 12. 35,36).

Amém.

 

0 comentários:

Postar um comentário