Pages

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A MISSÃO PRINCIPAL DO PASTOR



Com o crescimento do número de discípulos, começou a primeira onda de murmuração na igreja. O assunto era que as viúvas judias eram mais bem tratadas no ministério cotidiano que as viúvas gregas (helenistas). O assunto foi resolvido com a instituição dos diáconos na igreja. Os chamados “diáconos originais”, por se tratar do primeiro grupo diaconal da igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mas, o que nos chama a atenção, é o cuidado que os apóstolos tiveram com duas responsabilidades, que eles julgaram inerentes ao ministério. Disseram eles: “... Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negocio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra” (At 6. 2-4).
A oração e o ministério da palavra eram as ocupações mais importantes na vida de Tiago, Pedro, João, e os demais apóstolos. Nós vamos encontrar por muitas vezes os apóstolos orando. Em Atos 3.1 nos diz que “Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração a nona”. Na casa de Simão o curtidor, enquanto esperava o almoço, Pedro subiu ao terraço para orar (At 10. 9). Quer dizer, os apóstolos do Senhor Jesus, não descuidavam da oração.
O mesmo pode-se dizer da ministração da palavra. Onde quer que chegassem, ministravam a palavra de Deus. Quando presos, e exortados a não falarem mais no nome de Jesus, disseram: “... Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus? Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4. 19,20).
Eles sabiam que a palavra e oração eram as armas imbatíveis do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo se expressou dizendo: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” (Rm 1.16). Se a igreja cresceu naquele tempo, seja pelo ministério de Pedro, ou de Paulo, foi através dessas duas armas: Oração e Palavra de Deus.
Será que é isso que estamos vendo hoje em dia? Os obreiros do Senhor, principalmente os pastores que estão diante do rebanho, estão preocupados com a oração e a ministração da palavra? Será que estão gastando tempo, ou perseverando nisto? Eis as perguntas para refletirmos! Quantos que estão gastando tempo nos shoppings centers da vida. Quantos que sua vida é face book, wat zap, ou outras redes sociais. Quantos que não conseguem orar cinco minutos, mas conseguem assistir um filme de duas ou mais horas. Quantos que podem ficar até madrugadas em churrascarias, pizzarias, mas não tiram nenhuma madrugada para orar, ou para estudar a palavra de Deus.
Quantos rebanhos passando fome e sede espiritual, porque o pastor só tem capim seco e comida requentada extraída da internet. Chegam no culto de doutrina, colocam uma grande quantidade de cantores, para sobrar quinze minutos para contar um testemunho. E o rebanho comendo em pastos alheios e se empanzinando com comidas estragadas. Muitos rebanhos estão cheios de carrapichos, porque o pastor não gasta tempo com a palavra que santifica. Como disse Jesus: “Santifica os na verdade, a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).
Pastor ou obreiro sem oração e palavra, é como um fogão sem fogo e uma despensa vazia. Pastor sem oração e sem palavra é como um trem que não tem locomotiva nem maquinista. Pastor sem oração e palavra é como uma lâmpada queimada, não ilumina e não é exemplo para ninguém. Se o pastor não ora e não estuda a palavra não tem forças para pregar, é anêmico e frouxo para exercer a função mais preciosa na face da terra: ser pastor segundo o coração de Deus. Jeremias disse: “E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência” (Jr 3.15).
Pastor que presa, pode até ficar sem comer, mas não fica sem oração e palavra. Pode até ficar sem dormir, mas não fica sem oração e palavra. Pode até ficar sem viajar, mas não fica sem oração e palavra. Pode até ficar sem dinheiro, mas não fica sem oração e palavra. Pode até ficar sem amigos, mas não fica sem oração e palavra.
Caros amigos pastores, meditemos nisso!

Pr Daniel Nunes – vosso conservo

0 comentários:

Postar um comentário