Pages

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Família, criação de Deus

“E disse o Senhor: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”(Gn 2.18).

Objetivos da Lição

1. Compreender a família no plano divino
2. Conscientizar-se das consequências da queda para as famílias
3. Analisar a constituição familiar ao longo dos anos

Teremos um trimestre muito rico, onde o autor, o pastor Elinaldo Renovato mostra, com muita propriedade, tanto as bases do casamento cristão, como também os conflitos e ataques que a família hodierna enfrenta. Porém, aponta também o caminho para a vitória familiar. Quero aproveitar o ensejo, para convidar a todos para participar ativamente da EBD, pois ela como a maior instituição de ensino no mundo, pode fazer a diferença no seio da tua família.

I. A FAMILIA NO PLANO DE DIVINO
1. O propósito de Deus.
a. A necessidade humana de ter companhia (Gn 2,18). Falar da crise de relacionamentos, ou de relacionamentos superficiais (Mt 24.12). Amor frio.
b. Fazer da família um núcleo, pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a terra (Gn 1.28).
2. Lugar de proteção e sustento. Deus preparou o primeiro lar no jardim do Éden. Lugar melhor não havia para a felicidade, acolhimento e proteção para a recém-formada família. Nesse propósito, Deus anela que toda família tenha o suficiente para viver com dignidade (Mt 6.11).
3. A primeira família. Deus fez Adão do pó da terra (Gn 2.7). Do homem ele retirou uma costela e fez a mulher (Gn 2,22). Diante de Deus, tanto homem como a mulher é igual na sua essência, pois todos ao pó tornarão. Interessante notar que Deus não fez dois homens, nem duas mulheres, ele fez um homem e uma mulher. Assim ficou constituída a família. Oremos para que essa constituição familiar permaneça forte.

II. A QUEDA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMILIA
1. O ataque do inimigo. O casal cai na armadilha do diabo e caem também na condenação divina.  Isso nos mostra que a família desde a sua instituição foi alvo dos ataques do inimigo. Porém, foi da família que nasceu Jesus para desfazer os planos do inimigo.

2. O resultado da queda no relacionamento familiar. Após a queda entrou no seio familiar o medo,  a culpa e a vergonha, perturbando assim a convivência do casal (Gn 3.8-12).

3. A vida familiar após a queda.
a. A mulher passou a ter filhos com dores;
b. O homem passou a trabalhar  muito duro;
c. E a terra passou a produzir cardos e espinhos.


III. A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS SÉCULOS.
1. Família Patriarcal. Houve mudanças no modelo familiar ao longo dos tempos. A família patriarcal onde é permitido o homem ter mais de uma esposa, porém, esse modelo não foi aprovado por Deus, apenas permitido. Pois muitas desavenças trouxeram para o seio familiar, tanto para os cônjuges, como para os filhos.
2. A família nuclear, monogâmica. Esse é o modelo idealizado pelo Senhor. Um homem e uma mulher, unidos pelo matrimonio. A poligamia vai contra os princípios do home e suas mulher ser uma só carne (Mt 19.5).
3. A família na atualidade. Esta sendo terrivelmente bombardeada pela carne, pelo mundo e pelo diabo. Porém, na presença do Senhor a família garantirá a vitória. Busquemos ao Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário