Pages

sábado, 26 de março de 2011

O ESPÍRITO TE PREPARA PARA O DESAFIO DO 3º MILÊNIO


TEMA:
“E O ENCHI DO ESPÍRITO DE DEUS”
Ex. 31.3a

LEMA:
O ESPÍRITO TE PREPARA PARA O DESAFIO DO 3º MILÊNIO

Introdução: Primeiramente o que quero destacar é que Deus chama a cada um, pelo seu nome, isto é, Deus te conhece: “Eis que chamei pelo nome a Bezaleel” (Ex. 31.1). “Tu és o Cristo”, “Tu és Pedro” (Mt 16.16,18). Jesus te conhece muito bem. Quando Deus chama para fazer um serviço para Ele, nos dá a capacidade necessária.
Todos os homens que foram chamados por Deus para uma grande missão, foram preparados pelo Espírito Santo.
Ex.: 1) Moisés (Nm 11.17,25)
2) Gideão (Jz 6.34)
3) Davi (1Sm 16.13)
4) João Batista (Lc 1.15). Porém, Jesus é o maior exemplo disso: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados, enviou-me...” (Is 61.1).

I- Como o Messias foi preparado para esta missão. “O Espírito do Senhor está sobre mim” (v.1). Os profetas tinham o Espírito de Deus movendo neles. Vejam que o que Elizeu mais queria era a porção dobrada do Espírito que se movia em Elias (2Rs 2.9). Não se pode querer fazer o serviço de Deus sem estar cheio do Espírito Santo. Vejamos o que Jesus fez:
1- Soprou sobre os discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22).
2- Permanecei, pois, na cidade,
3- Até que do alto
4- Sejais revestidos de poder (Lc 24.49).
5- Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,
6- “E sereis minhas testemunhas”. (At 1.8)

II- Como foi destinado e consagrado para esta missão: O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque me ungiu Yahweh”. Por isso foi chamado O Cristo, ou seja, O Ungido. O azeite é símbolo do Espírito Santo (Zc 4.2), o versículo 2 fala de sete tubos que vertem azeite para as sete lâmpadas do candelabro. O número sete é o numero perfeito de Deus, fala da plenitude do Espírito Santo em nossas vidas. O versículo 12 fala dos tubos que vertem azeite dos dois raminhos de oliveira. Estes dois tubos são: a Fé e a Esperança. Será que há alguma sujeira no tubo que está vertendo azeite na tua vida? Estás recebendo a quantidade suficiente de azeite para teu mantimento espiritual?

III- Qual era a obra para o qual havia sido destinado e consagrado.

1- Tinha que ser um pregador: “Pregar as boas novas”, isto é, o Evangelho. Pregar para os pobres, ou seja, aos humildes que só confiam em Jeová e em ninguém mais: “Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confie em o nome do Senhor” (Sf 3.12).
2- Tinha que ser um médico, pois havia de vendar aos quebrantados de coração, ou seja, curar as feridas feitas pelo pecado e, em conseqüência, as produzidas pelas aflições e penalidade que de algum modo são efeitos do primeiro pecado.
3- Tinha também que ser um libertador: Como profeta, tinha que ensinar, como sacerdote, tinha que curar, como rei tinha que libertar.
4- Tinha que ser um consolador, pois por isso ia pregar, ser médico e libertador. É enviado para consolar a todos os enlutado (v.2b).
a) Glória em lugar de cinza = diadema x cinza;
b) Óleo de gozo em vez de luto (Sl 23.5);
c) Manto de alegria em vez de espírito angustiado. A pessoa que estava enlutada não se ungia com azeite (2sm 14.2).

Qual é a principal missão da igreja no terceiro milênio?

1- Pregar. Dizer a todos que Jesus está voltando em breve.
2- Curar os enfermos. Tanto espiritual quanto fisicamente.
3- Libertar os cativos de Satanás.
4- Consolar os enlutados.

0 comentários:

Postar um comentário