Pages

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

INTERNET – A ERA DAS RELAÇÕES VIRTUAIS


A Rede Mundial veio para suprir o que a TV não pode oferecer ao usuário: liberdade, acessibilidade e interatividade. A interatividade permite ao internauta o contato virtual com outras pessoas, e uma nova experiência, a relação virtual.

A Internet não oferece uma programação enlatada, como a TV, mas dá liberdade ao usuário, para fazer o seu programa: bate-papo, notícias, evangelismo, escrever e-mails, pesquisa, visitar sites estrangeiros e Home Pages pessoais, fazer trabalhos escolares, enfim uma infinidade de coisas.
Você tem acessibilidade a tudo e a todos, no mundo inteiro, em qualquer horário que for necessário.
Mas a principal característica da Internet é a interatividade. As pessoas podem trocar idéias em tempo real, podem exibir imagens ao vivo, e interferir nas variadas situações que cada ambiente gera ao internauta.
São muitos os sites de evangelismo, e que oferecem um conhecimento profundo sobre a Bíblia, e, isso tem garantido um bom aproveitamento daqueles que procuram a Internet para conhecer a Jesus.
Há, Porém, muita coisa condenável também na Rede Mundial, e o senso de julgamento do Internauta, precisa ser muito apurado, pois ele poderá se deparar com situações das mais adversas. Por exemplo, em uma página de notícias, ele poderá ter acesso a fotos de pornografia. Em uma sala de bate-papo, poderá encontrar alguém que não partilha de sua fé e procura uma relação sexual; poderá acessar sites que falam de Espiritualismo, Nova Era, Maçonaria, Bruxaria etc.
A acessibilidade é outro ponto em questão. Você pode ir aonde quiser, apenas com um Crick, e abrir mensagens e imagens que vão desde o Evangelho até a Pedofilia. É algo preocupante, pois não são todos que estão preparados para fazer o julgamento do que é ou não lícito ser visto ou lido.
Como agir, diante da sedução dessa rede que já têm envolvido muitos jovens e adolescentes? (de acordo com pesquisas, o maior número de usuários encontra-se nessa faixa etária). Infelizmente, muitos gastam horas “navegando”, mas não encontram sequer cinco minutos em sua agenda para conversar com Deus, ler a Bíblia e buscar desenvolver sua comunhão com o Pai.
É claro que a Bíblia não menciona a Internet, nem tem orientações diretas sobre como lidar com esse assunto. Mas se algumas verdades bíblicas forem aplicadas ao tema, nossa convivência com a rede terá menos prejuízos e ainda poderá trazer bênçãos.
Em João 5.19 lemos: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo jaz no maligno”. A Internet faz parte deste mundo em que vivemos. Como tudo o mais que nos cerca ela também está mergulhada no Maligno. Também está sujeita à ação explícita ou implícita do Diabo. Portanto, vale aqui aquela dica de Jesus: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16).
Por mais difícil que pareça, é possível desenvolver a disciplina necessária para selecionar as informações que chegam à sua tela e limitar o tempo de uso da Internet. Vale lembrar: “Porque a nosso luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” ( Ef 6.12 ). Talvez se a Internet existisse na época de Paulo, ele acrescentaria: “… contra as potestades do mundo virtual…”
Será que estamos usando de maneira saudável e produtiva a Internet?
Existe um mundo espiritual por trás dela?

PARA MEMORIZAR
“Bem aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus”. Mt 5:8

I – VOCÊ ESTÁ USANDO OU SENDO USADO PELA INTERNET?
A Internet é um instrumento cujo potencial ainda é pouco conhecido, mas, quais os males e benefícios que ela nos proporciona? - Como usá-la sem ser usado? O objetivo deste estudo é a reeducação dos usuários de Internet, para uma utilização com temor de Deus (1Pe 1.17), sem ignorar as armadilhas do mal (2Co 2.11). Conhecendo os embustes do inimigo poderemos com maior probabilidade vencê-lo.
A Internet é um (senhor ou servo) amigo ou inimigo? Instrumento de ajuda ou tropeço? Você é quem decide. Sua conduta diante do uso da internet será determinante para seu futuro espiritual, profissional e familiar!




VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR
“Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malicia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros”. Tito 3:3
“Mas quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, Nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéramos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” Tito 3. 4,5

“A justiça guarda ao que anda em integridade, mas a malícia destrói o pecador.” Pv 13:6


II – NÃO SE EXPONHA NESSE MUNDO DESCONHECIDO

A palavra expor significa por à vista, apresentar, mostrar, colocar-se em evidência, colocar-se em perigo, desabrigar-se, desproteger-se, submeter-se, sujeitar-se. Isto é, não se coloque em situação de perigo, ou, não se desproteja, não fique desabrigado, sem cobertura.
Este é um dos temas mais importantes para a vida de uma pessoa que quer agradar a Deus; ouso até dizer, que este é um assunto de suma importância para todos, que realmente, querem crescer, no tocante à vida com Deus.

A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, por inúmeras vezes nos alerta sobre esta questão, pois Deus sabe do risco que corremos se nos expusermos ao perigo, já que, este mundo JAZ NO MALIGNO (Col 3:5-8)
Exemplos de personagens bíblicos que se expuseram ao perigo e sofreram muitíssimo.
– Davi olhou do terraço e viu Batseba tomando banho e o próximo passo foi o pecado (II Sam 11:1-4), pagando caro por isso (2Sm 12.9-12).
– Sansão se expôs ao perigo se envolvendo com uma mulher estranha e quebrou o pacto com o Senhor (Juízes 16:1-31).
Efésios 4: 27 “Não deis lugar ao diabo”. Isto é “NÃO SE EXPONHA!”
Cuidado!!! – Não brinque com o pecado, ELE MATA!!! (Romanos 6: 23) – o DIABO É O PAI DA MENTIRA (Jó 8: 44). Ele é sujo, ele ajuda fazer, mas não ajuda esconder, ele quer te envergonhar, humilhar, machucar e destruir. Deus enviou Jesus a este mundo para morrer por nossos pecados, para derramar seu precioso sangue por nós, para nos lavar de toda imundície e maldade deste mundo tenebroso. Creia em Jesus, confesse seu poderoso nome, lave-se no seu sangue e receba perdão dos pecados e vida abundante que só Jesus dá – Confesse teu pecado e abandone-o hoje mesmo, negue-se a si mesmo e alcançarás misericórdia!

1 comentários:

Ministerio Palavra da Verdade disse...

Parabéns, pela ótima matéria.
Pastor Marcos Antonio de Souza
Guararapes, S.P
www.pastormarcosdesouza.blogspot.com

Postar um comentário