Pages

terça-feira, 1 de março de 2022

A VERDADE QUE LIBERTA

 

 

João 8.32

 

Qual é a verdade desse versículo?

1.    Essa verdade é doutrina do Evangelho que Cristo nos trouxe (Jo 3.15-18; Rm 1.16).

a.     Evangelho esse que Jesus disse aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15).

b.    Evangelho esse que Paulo nos fala, que mesmo que um anjo desça do céu, e anuncie outro evangelho seja anátema (Gal 1. 8), querendo ele dizer, a verdade somente existe no Evangelho de Jesus Cristo.

c.     Conhece essa doutrina, permite que ela te transforme, e ficarás livre do pecado, das forças de satanás, e de todas as limitações da mortalidade humana (Rm 12.1,2; Jo 5.24).

 

2.    Essa verdade que liberta, é a mesma que santifica (hagiasmos) (Jo 17.17).

3.    O verbo veio trazendo a graça e a verdade (Jo 1.14,16,17), e graça veio trazendo salvação (Tt 2.11).

4.    Em João 14.6, Jesus nos ensina que ele é a própria personificação da verdade divina. “e vimos nEle a gloria do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14); (1Jo 1.1).

a.     Nele os homens vivem e se libertam do pecado e das limitações mortais. Zaqueu foi livre da avareza; Maria Madalena de sete demônios, etc.

b.    Nele os homens passam de um estado de gloria para outro estado de maior gloria (2Co 3.18).

c.     Nele os homens chegam a participar da própria natureza divina (2Pe 1.4).

 

5.    Do que essa verdade liberta?

a.     O homem é uma criatura decaída. As escrituras nos afirmam isto (Rm 3.23), e as experiências nos confirmam.

b.    ... o que comete pecado é escravo do pecado” (Jo 8.34). O pior de tudo, é que o homem não sabe que é escravo. Ele pensa que está livre, mas não é. Goethe dizia: “Ninguém é mais escravo do que aquele que pensa ser livre, sem que, de fato o seja”.

c.     Sêneca, o filósofo romano estoico (contemporâneo de Paulo), declarou: “Mostrai-me alguém que não seja um escravo. Um é escravo da concupiscência, outro escravo da avareza, um terceiro da ambição, e todos do temor”.

d.    Essa miserável condição é retratada no trecho de Rm 7. 14-24. Onde Paulo descreve o conflito de uma alma que deseja ser livre, mas que descobre que o mal é dificílimo de ser derrotado. (A figura do gadareno retrata o homem preso no pecado, necessitando de ter um encontro com Jesus (Mc 5).

e.    Jesus, a verdade personificada livra o homem dos grilhões do pecado (Rm 8.1-3; 2Co 5.21).

f.      O homem não é o tipo de pessoa que pode ser independente. Ou ele é escravo do pecado, ou de Cristo (Rm 6. 16-18).

g.     A única escolha que o homem pode fazer é de quem ele será escravo? Ou de Cristo para a vida, ou do pecado para a morte.

h.    A identificação de Cristo com os homens o leva a tomar nossas dores, nossos castigos, nossas enfermidades sobre si (Is 53. 5,5; 1Pe 2.22,24). A figura do bode expiatório (Lv 16. 20-22).

 

LIVRE ESTOU

116 da HC

Eu vagava pela senda de horror,

Oprimido pelo pecado e temor.

Quando o Salvador eu vi,

Sua terna voz ouvi,

Meu Jesus me libertou por seu amor.

 

Livre estou! Livre estou!

Pela graça de Jesus livre estou;

Livre estou! Livre estou!

Aleluia! Pela fé livre estou!

0 comentários:

Postar um comentário