Pages

sábado, 15 de janeiro de 2022

“A PAZ DO SENHOR, AMÉM?”

Quantas vezes estamos com aquela vontade de responder um “amém” caloroso para o orador, ou cantor, porém, somos interceptados por ele mesmo. Ao se posicionar no púlpito, ele ou ela, toma o microfone e vai logo dizendo: “Saúdo os irmãos com a paz do Senhor, amém?!”. Tolhendo-nos o direito de dar-lhe uma resposta afirmativa para sua saudação.

“Amém” é uma palavra de origem hebraica e significa especificamente “firme”. No sentido figurado significa “confiável”, porém, é muito mais usado com o significado de “assim seja”. Veja a resposta que Benaia deu ao rei Davi, quando este relatou que Salomão seria seu sucessor: “Então, Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei e disse: Amém! Assim o diga o Senhor, Deus do rei, meu senhor” (1Rs 1.36). Quando Davi louvava ao Senhor diante da congregação o povo respondia com um sonoro Amém: “Louvado seja o Senhor, Deus de Israel, de século em século. E todo povo disse: Amém! E louvou ao Senhor.” (1Cr 16.36). Então, quando a pessoa responde o “amém”, ela está dizendo assim: “Eu concordo que assim seja feito, ou com o que foi feito (ou dito)”.

No contexto de hoje, nos cultos, quando o público é cumprimentado e responde “amém”, está afirmando que está de acordo com aquela saudação, e também de acordo que o orador continue falando.

Quando a pessoa que saúda ao mesmo tempo diz “amém”, ela está dizendo assim: “Saúdo os irmãos com a paz do Senhor, assim seja, e eu concordo que eu continue falando, e/ou cante o hino”. Tem algum sentido nisso? Logicamente que não. Por que, então, um grande número de pessoas que fazem uso da palavra, nos púlpitos de nossas igrejas, reiteradamente comete tal equívoco, quanto à saudação aos irmãos e amigos que ali se encontram?

Bom, deve ser porque aprenderam errado o modo de saudar a igreja quando recebem oportunidade, pois, infelizmente, o novo crente tem maus exemplos todos os dias em nossas reuniões, e assim ele aprende errado.

Pode ser também que seu referencial (a pessoa que lhe ensinou) no início de sua fé ou quando começou a receber oportunidades fazia assim, por isso aprendeu errado e continua reproduzindo o erro para os demais que o ouvem. Assim vamos criando uma geração de pessoas que usam mal as palavras nos púlpitos de nossas igrejas.

A expressão “Amém” também pode ser usada quando terminamos o serviço espiritual que estávamos realizando, significando que chegou ao fim da pregação, do louvor, da oração ou do culto. Temos como exemplo o duplo amém de Davi: “Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só Ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o seu nome glorioso: e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém” (Sl 72.18,19). Outros textos nos mostram também o amém no final do serviço prestado ao Senhor (Mt 6.13; 2Co 13.13).

·                “Saldo os irmãos” ou “Saúdo os irmãos”?

Há ainda, os que ao invés de dizerem saúdo os irmãos com a paz do Senhor”, dizem saldo os irmãos...”. Mesmo sabendo que esse é um erro de pronuncia em nossa língua portuguesa, e não é nossa intenção corrigir os equívocos da língua, mas os modismos ou jargões falados em nossas reuniões de culto, entendo ser importante esclarecermos também a diferença entre o verbo “saudar”, conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo - “saúdo” -, que se refere ao ato de cumprimentar, felicitar alguém, dar boas-vindas, e  o verbo “saldar” (do substantivo “saldo”), que é sinônimo de “pagar” ou “quitar”, quando, por exemplo, dizemos que vamos “saldar a dívida” – não queremos dizer que vamos cumprimenta-la, mas que vamos pagá-la! Portanto, a palavra saúdo é a palavra correta para cumprimentar a igreja, e deve ser pronunciada, colocando força na pronuncia do “ú”, em que está com o acento agudo, para que a palavra seja de fato pronunciada corretamente.

Há várias maneiras corretas, para nossas saudações iniciais, vejamos algumas: “Saúdo os irmãos com a paz do Senhor”; “Saúdo a todos os irmãos com a paz do Senhor”; “A paz do Senhor para todos meus amados irmãos”; “A graça e a paz do Senhor para todos”; “Graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo para todos irmãos”; “A paz do Senhor para todos”, etc. (Vale salientar que a forma de saudar o público difere entre as denominações evangélicas, e até mesmo nas regiões de nosso Brasil).

Você notou que em nenhuma delas há a expressão “amém”? Pois bem, o “amém”, quem deve responder é o público a quem você se dirige e nunca você que está saudando. Portanto, vamos aprender a usar bem o tempo tão precioso que temos no púlpito, com palavras sábias, pois o púlpito é um lugar especial na casa de Deus, não com conotação espiritual, mas social. Enquanto você está ocupando esse lugar de destaque, existem muitos que estão desejosos por estar em seu lugar. Uma boa dose de coerência não faz mal a ninguém!

0 comentários:

Postar um comentário