Pages

quinta-feira, 24 de junho de 2021

ASSEMBLEIA DE DEUS – UMA IGREJA PENTECOSTAL

 


110 ANOS PREGANDO QUE JESUS SALVA, CURA, BATIZA COM ESPÍRITO SANTO E VOLTARÁ PARA BUSCAR AO SEU POVO

 

A Igreja do Senhor na terra tem genética pentecostal. Ela foi inaugurada no dia de pentecostes cinquenta dias após a ressurreição de Jesus. Nasceu em meio a línguas repartidas como que de fogo, e línguas estranhas que foram faladas pelos quase 120 que estavam lá. Naquele dia, conforme narra Lucas, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos que estavam no cenáculo reunidos, entre os quais Maria, mãe de Jesus, juntamente com os outros irmãos do Senhor ressuscitado. Não foi uma descida qualquer. Estamos falando da promessa do Pai, que Jesus tinha dito aos seus discípulos, que o Espírito viria para ficar com a igreja.

Na chegada do verbo de Deus, o filho unigênito do Pai, um coral de anjos veio cantar. Na descida do Espírito Santo, escreve Lucas “e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2. 2-4). Foi a inauguração da Igreja do Senhor. A descida do Santo Espírito encheu os discípulos que ali estavam, e com muita ousadia passaram a testemunhar de Cristo.

Um pouco de história do mover do Espírito Santo na Igreja

Não vou aqui fazer um longo e exaustivo estudo exegético sobre as manifestações do Espírito Santo ao longo das Escrituras, nem também um apanhado mais completo do Seu mover  em toda história da Igreja. Mas, uma coisa é certa, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade não parou mais de trabalhar no meio da Igreja desde que aqui desceu. Em todos os tempos, mesmo nos momentos mais sombrios da história da igreja do Senhor na terra, Ele esteve presente. Foram avivamentos que aqueceram corações de homens e mulheres em todo o mundo.

No século XVIII, um grande avivamento irrompeu na Morávia, onde o conde Zinzendorf, “transformou um grupo de irmãos num corpo eclesiástico, com anciãos e pastores, encorajando-os a pedir a Deus pelo derramamento gracioso do seu Santo Espírito”. O próprio Zinzendorf foi quem começou o movimento, com suplicas fervorosas que duravam a noite inteira. A história nos conta que certa vez, um grupo de moças ficou “orando, cantando e chorando” das dez da noite a uma da manhã. Enquanto isso os rapazes se reuniam em outro lugar, também buscando a presença do Espírito Santo. São inúmeras provas que os morávios foram poderosamente cheios do poder do Espírito Santo.

O mover do Espírito Santo na vida dos morávios, não ficou apenas no avivamento local, mas, em poucos tempos, através das orações intercessórias  acendeu-se um desejo de fazer Cristo conhecido em todas as nações. E, em pouquíssimo tempo havia missionários espalhados por toda a Europa, América do Norte e do sul, na Ásia e na África. A história nos dá conta, que os morávios viajaram no mesmo barco que viajava John Wesley, e levaram o pregador inglês a ter uma nova experiência com o Senhor. Um historiador alemão, Dr. Warneck disse que “Essa pequena igreja fez mais missões em 20 anos que toda a igreja evangélica em 200 anos”. Esse é o poder do Espírito Santo na vida da igreja!

O Século XX irrompeu, como se alguma coisa nova estivesse para acontecer. Enquanto o mundo passava pela explosão tecnológica, industrial, comercial e social, a Igreja se preparava para um grande mover do Espírito Santo.

Um jovem evangelista por nome de Charles Fox Parham (1873-1929), que tinha sido influenciado pelo movimento dos quaker (Sociedade fundada no século XVII pelo inglês Jorge Fox, que dava total liberdade a ação do Espírito Santo), entendia que para levar a cabo a evangelização mundial, a igreja precisava do poder do Espírito Santo. Em outubro de 1900, junto com sua esposa Sarah, que pertencia aos quaker  e sua cunhada Lilian, fundou a Escola Bíblica Betel em Topeka, Kansas. Mais ou menos, 40 alunos passaram a frequentar a referida escola bíblica. O foco principal da escola era a oração. Havia uma torre de oração no alto da mansão que ficava aberta 24 horas, em revezamento com cada estudante da escola. Um dos estudantes teve uma visão, onde havia pairando sobre a escola, uma nuvem com grande quantidade de água, prestes a inundá-la. Eles entenderam que se tratava de um grande e iminente derramamento do Espírito.

Foram muitos relatos de jovens, e do próprio Parham sobre as manifestações em outras línguas que aconteceram durante aquele tempo de avivamento no início do século XX. Em 1905 Parham se deslocou ao Bryan Hall de Houston, no Texas, e ali empreendeu campanhas de avivamento. Todos os dias, os jornais locais relatavam as muitas curas e outros milagres, e fenômenos carismáticos que ocorria nos cultos. Para preparar obreiros para aquela obra que estava nascendo, foi necessário que Parham inaugurasse um colégio bíblico em curto prazo no dia 1º de janeiro de 1906.

Foi exatamente dessas campanhas no Texas, que surgiu o mais famoso entre os pentecostais do início do século XX, o irmãos William Joseph Seymour, pastor negro de uma congregação do movimento da santidade (1870-1922). Seymour chegou a orar sete horas por dia, durante um ano e meio, buscando e dizendo  que “queria o verdadeiro Espírito Santo e o fogo com línguas, com o amor e o poder de Deus, como foi dado aos apóstolos”. Imaginemos isso: Sete horas por dia, por um ano e meio”. Sim, ele recebeu o que pediu ao Senhor e foi cheio do Espírito Santo e começou a falar em outras línguas.

O PENTECOSTES NO BRASIL

A Igreja Assembleia de Deus no Brasil, que no dia 18 de junho de 2021 completou 110 anos, veio desse mover do Espírito Santo que varria o solo americano e outras nações. Dois jovens, Gunnar Vingren e Daniel Berg, que apesar de ambos serem suecos, somente se conheceram no ano de 1909, em uma conferência na cidade de Chicago, Estados Unidos da América. Após terem sido batizados com Espírito Santo, com a evidencia de falar em outras línguas, receberam o chamado de Deus para virem ao Brasil. E assim, no dia 19 de novembro de 1910, eles aportaram no cais da cidade de Belém do Pará.

A princípio foram congregar em uma igreja Batista, que já existia a vários anos na cidade de Belém. Porém, como começaram a pregar sobre a doutrina da atualidade dos dons espirituais, principalmente o falar em outras línguas, foram convidados a deixar a congregação, e, com eles saíram vários irmãos, inclusive a irmã Celina Albuquerque, a primeira crente brasileira a ser batizada com Espírito Santo.

Seis meses após a chegada dos missionários, foi organizada a primeira igreja pentecostal em solo brasileiro, exatamente no dia 18 de junho de 1911, com o nome de Missão da Fé Apostólica, o mesmo nome dado à Igreja por William Seymour, na rua Azuza, Chicago, em 1906, quer dizer, cinco anos antes. O nome de Igreja Evangélica Assembleia de Deus passou a ser oficial, somente a partir de janeiro de 1918.

Em toda a história, nenhuma denominação evangélica teve um crescimento mais veloz que o da Assembleia de Deus. Registros nos dão conta, que somente nos quatro primeiros anos, foram batizadas nas águas cerca de 384 novos membros. Em pouco tempo, ou seja, no final da primeira década, a Assembleia de Deus já estava estabelecida em todo norte e nordeste do Brasil, e, na década seguinte dos anos 20 foi estabelecida na região sudeste e sul, e em 33 anos de história (1911-1944) já havia ocupado todos os estados da federação. Em 1947, com 36 anos de fundação, já se somavam mais de 100 mil pentecostais da Assembleia de Deus, sendo já o terceiro país em número de crentes pentecostais em todo mundo.

A mensagem pregada pelos missionários Daniel Berg E Gunnar Vingren era simples: Jesus Cristo salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará para nos buscar. Eles mantinham a chama pentecostal acesa com oração, ensino da Palavra e louvores a Deus. Como nos ensinou o pastor Antônio Gilberto: “A conservação do poder pentecostal vem pela constante renovação espiritual do crente”. Disse ainda mais ele: “Se não atentarmos para a necessidade da contínua renovação espiritual, corremos o risco de terminar na carne” (Gl 3.3).

Ao chegarmos nos 110 anos da Igreja Assembleia de Deus, vemos que seus ramos se estenderam por todo o mundo. São inúmeras nações que receberam missionários das terras brasileiras, levando o mesmo evangelho simples pregado pelos nossos missionários. Uma das nações mais abençoadas por essa mensagem pentecostal, foi a Colômbia, com a ida do missionário José Satírio dos Santos, onde se estabeleceu uma grande e saudável igreja, inclusive enviando missionários para várias partes do mundo. São incontáveis os frutos. Muitas igrejas pentecostais saíram de nosso meio. Algumas cresceram bastante. Igrejas tradicionais foram renovadas. Hoje temos igrejas Batistas e Presbiterianas renovadas. Todas fruto do pentecostalismo assembleiano.

Quando foi perguntado ao missionário Daniel Berg, a razão de tão grande crescimento da Assembleia de Deus, e em tão pouco tempo, ele respondeu: “Foi o Espirito Santo”. Ela cresceu, não somente em cidades grandes, mas em vilas, povoados, sítios, fazendas, a beira dos rios e em ilhas. Onde chegava  um pentecostal das Assembleia de Deus, levando a chama do evangelho, o fogo acendia e não se apagava mais. Gloria a Deus!

Hoje, a Assembleia de Deus, é uma nação dentro dessa vasta nação chamada Brasil. Somos mais de 30 milhões de crentes pentecostais. O inimigo certamente não está satisfeito com o crescimento dessa Igreja. O diabo tem feito de tudo para manchar essa linda história. Porém, a liderança da Assembleia de Deus está firmada na promessa de Jesus: “As portas do inferno não prevalecerão contra a minha Igreja”.

Os pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, auxiliares, homens e mulheres. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, todos estão convocados pelo Senhor dessa obra, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a prosseguirmos avante. Orando, lutando, avançando e vencendo. Não abaixaremos a guarda. Não jogaremos a toalha. Não abriremos mãos daquilo que aprendemos de nossos pais. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Não abriremos mão da oração, da santificação, da evangelização, e da busca dos dons espirituais. Jesus continua salvando, curando e batizando com Espírito Santo, e em breve voltará para buscar a sua Noiva. “Maranata, ora, vem, Senhor Jesus!”

Vosso em Cristo

Pr Daniel  Nunes da Silva

2 comentários:

Unknown disse...

A paz ddo Senhor Jesus.
Breve mas lindo relato da igreja que Jesus fundou e cuida até hoje.
Breve ele virá buscá-la para está com ele no Céu.

Unknown disse...

que mantenhamos acesa esta chama e sejamos conservadores da doutrina pentecostal que primeiramente foi pregada por Jesus e vivida experimentalmente pelos apóstolos e por nós que cremos nesta doutrina.

Postar um comentário