Pages

domingo, 3 de maio de 2020

LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO


 LIÇÃO 5
3 de Maio de 2020

LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO

TEXTO ÁUREO
Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo [...}” (Ef 2.4,5).

VERDADE PRÁTICA
Por meio da maravilhosa graça divina fomos libertos do pecado, perdoados e salvos da condenação e, ainda, recebemos o direito à vida eterna.

Leitura Bíblica em Classe -  Efésios 2. 1-10
Hinos sugeridos  - 20,111, 116, 277

Objetivo Geral  - Revelar que a graça salvadora de Cristo nos garante a vida eterna.
Objetivos específicos
I.      Refletir sobre nossa natureza pecaminosa;
II.    Explicar que fomos vivificados pelas graça de Deus;
III.  Informar que nossa salvação vem de Deus e não das obras.

INTRODUÇÃO
A presente seção da Epístola aos Efésios apresenta relevantes aspectos doutrinários da salvação. Nesse trecho da carta, o apóstolo apresenta a graça, o favor imerecido de Deus aos homens. O comentário do Novo Testamento, CPAD, diz que os versículos de 1-7, trata-se de uma única sentença em grego, e o sujeito dessa sentença é “Deus” (2.4). Aqui há três verbos principais (1) “nos vivificou” (2.5); (2) “nos ressuscitou dos mortos” (2.6); e (3) “nos fez assentar com” (2.6). O objeto de cada um desses verbos é “nos”, referindo-se aos crentes. Deus nos  vivificou, nos ressuscitou, e nos assentou junto com Cristo.

I.      A ANTIGA NATUREZA MORTA EM OFENSAS E PECADOS

O pastor Elienai Cabral, divide esse texto em três tempos – presente, passado e futuro. Veremos o que éramos, o que somos e o que seremos.  No início da Epístola, o apóstolo lembra que antes da regeneração estávamos mortos em ofensas, pecados e éramos por natureza “filhos da ira” (2.1-3). Isso tudo ficou no tempo passado.
1.      Nossa condição anterior. Sabemos que esse texto do capítulo 2, é uma continuação dos versículos 19-23, do capítulo 1, que fala do poder de ressurreição concedido ao corpo de Cristo, a igreja. Esses crentes, que agora fazem parte desse glorioso corpo, chamado igreja, algum dia estiveram mortos e condenados, isso, antes do seu encontro com Cristo. Na verdade, o nosso estado era que “éramos mortos em nossas ofensas e pecados”. A palavra usado por “pecado” é hamartia, que tem como significado “errar o alvo”. O estado anterior, não é nada alentador. Ao ser diagnosticado pelo médico, ele declarou morto em ofensas e pecados. Paulo já tinha advertido aos Romanos, dizendo: “Porque o salário do pecado é a morte...” (Rm 6.23). Deus disse a Adão: “...porque, no dia que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.17). A morte espiritual é um estado de torpor espiritual. As pessoas que estão espiritualmente mortas não tem comunicação com Deus (Is 59.2). São insensíveis à voz de Deus, e estão alienadas ao seu Criador (Tg 1.15). “Mas a que vive em deleites, vivendo, está morta” (1Tm 5.6).
2.      Nossas ofensas e pecados. São mortos que andam, falam, etc. mas estão mortos. Deus os vê como mortos. Da mesma forma que há o caminho do justo, há também o caminho do ímpio (Sal 1º). A má conduta “em que noutro tempo, “andastes” é descrita por Paulo por meio da metáfora do ato de “andar”. Não é algo passageiro, mas sim, um caminho que os ímpios estão andando por ele. Paulo fala que:
2.1.      Andaste segundo o curso desse mundo (2.2b). O que o apóstolo está dizendo aqui, é que os que estão sem Cristo, tem um modo de vida aceito por este mundo, como imoralidade, o furto, a mentira, o ateísmo, os vícios, etc. (Ler Rm 12.2,3). O salvo não deve ser autoindulgente, quer dizer, não deve se auto perdoar, ou ser conivente com seus pecados, como fazia a igreja de Laodiceia (Ap 3. 14-20).  
2.2.      Continua o Apóstolo “Andaste, [...], segundo o príncipe da potestade do ar” (2.2c). Aqui é uma alusão direta a satanás que tem o comando sobre os poderes do mal (Jo 12.31). Satanás governa um reino espiritual do mal – os demônios e aqueles que são contra Cristo (Ef 6.12). Ele é também chamado por Paulo de “O deus deste século” (2Co 4.4). Diz mais:
2.3.      Andamos fazendo a vontade da carne e dos pensamentos” (2. 3); (Ler Ef  4.17-19). Todos nós, (judeus e gentios, da mesma forma) fomos, em algum momento, separados de Deus por causa da desobediência, e éramos por natureza filhos da ira. Essa natureza nos coloca sob a ira de Deus. Quando cremos em Jesus como nosso Salvador, essa natureza não morre, ela continua existindo em nós; porém, quando submetemos a nossa vida ao Espírito Santo, Ele transforma tanto a nós como a nossa natureza pecaminosa.
2.4.      "filhos da ira" são todos aqueles que, por seu pecado, estão sob a ira de Deus. A ira divina é a santa indignação do Todo-Poderoso contra o pecado. Entretanto, deixam de ser "filhos da ira" os que se colocam debaixo do sangue expiador de Jesus Cristo. Uma pessoa crente que se deixa dominar pelas concupiscências da carne obriga o Espírito de Deus a retirar-se do seu interior e, automaticamente, a ira de Deus se manifesta contra essa pessoa, por ter Deus sofrido um agravo à sua santidade. A santidade de Deus se levanta como uma barreira contra a possibilidade do peca­do. Podemos identificar essa barreira como sendo "a sua ira" (Rm 1.18). "Éramos por natureza" assinala um estado natural, inato no pecador, que se expressa com características próprias e ativas. Elienai Cabral, Comentário Bíblico, Efésios, CPAD.
Até aqui, estamos falando do estado passado dos crentes. Apesar de ser passado para os crentes em Jesus, é ainda um estado presente, para muitos neste mundo. O apóstolo João disse que “o mundo está no maligno” (1Jo 5.19). O pecado como natureza, (Ef 2.3): “éramos por natureza filhos da ira” indica a “sede” ou a sua “localização” no interior da pessoa, como a origem imediata dos pecados. Por isso a necessidade do novo nascimento, para que a nova natureza venha substituir a velha natureza (Jo 3.3-7).

II.    VIVIFICADOS PELA GRAÇA

O ato de vivificar-nos, foi um ato da total misericórdia e bondade de Deus para conosco, pois no estado que estávamos, nada poderíamos fazer a não ser continuar naquele estado de morte.

1.    Alcançados pela misericórdia e pelo amor divino. Mas Deus”. Essas duas palavras, parece até ser uma simples conjunção adversativa não é mesmo? Mas não é. Por detrás delas está um plano cósmico tão grande no escopo (alvos) e tão vasto em amor, que a mente humana não consegue compreendê-lo por completo – tudo o que podemos fazer é recebe-lo com muita humildade. Porque Deus fez isto? Porque “Deus é riquíssimo em misericórdia...” (Ef 2. 4). Da mesma forma que Ele é rico em graça (1.7), também é rico em misericórdia. O superlativo “riquíssimo” indica a abundante natureza da misericórdia de Deus. O que merecíamos era somente a ira de Deus, “mas Deus”, invés de nos tratar com ira, nos tratou com sua misericórdia. O que é misericórdia? É um atributo de Deus, às vezes chamado de “graça” ou “compaixão”. Esta palavra descreve a exteriorização do amor de Deus pelas pessoas e é mostrada em sua bondade em relação a elas, mesmo que elas não mereçam. Foi a magnitude do amor de Deus, que motivou a nossa salvação (Jo 3.16; Rm 5.8; 1Jo 4.9).
2.    Vivificados por sua graça.Estando nos ainda mortos em nossas ofensas e pecados, nos vivificou juntamente com Cristo (Pela graça sois salvos)” (Ef 2.5). A única maneira daqueles que estão mortos espiritualmente, se relacionarem com Deus é sendo vivificados, quer dizer, nascendo de novo (Jo 3.3). E Deus, é a única pessoa que pode fazer isso, e que Ele fez através de Cristo. Cristo derrotou o pecado e a morte através da sua morte e ressurreição, e assim, ele pode oferecer vida espiritual aos que estão mortos no pecado (Rm 8.1-3).
3.                  Exaltados por sua graça. Não existe mérito nenhum nosso em todo esse processo; tudo foi mérito de Deus, na pessoa de seu filho Jesus Cristo, através de sua graça (Não há lugar para a exaltação do homem na salvação). Além de nos ressuscitar e nos dar vida, Deus nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo (2.6). Nosso comentador, o pastor Douglas, relaciona esse “juntamente”, aos benefícios alcançados por Cristo, a saber: A ressureição, a vida eterna e o galardão nos céus (1Co 15. 3-8,20-25). O quanto estar assentados nos lugares celestiais, em Cristo Jesus, o Comentário do Novo Testamento, CPAD, nos diz: “Cristo tomou seu lugar à direita do Pai, indicando a consumação da sua obra e a vitória sobre o pecado. Cristo foi exaltado pelo grande poder de Deus (1.20). [...] esta passagem em Efésios nos ensina que estamos assentados com Cristo agora. Nós compartilhamos a vitória de Cristo agora. Está visão da nossa situação atual deve nos ajudar a enfrentar a nossa tarefa e provações com maior esperança! Os crentes com herdeiros do reino juntamente com Cristo, são espiritualmente exaltados a partir do momento da salvação. Nós temos uma nova cidadania – nos céus, não apenas na terra”. Somente não podemos esquecer, que tudo isso, todos esses privilégios concedidos e conferidos aos crentes, é pela graça imensurável de Deus, o favor divino imerecido (1Co 1.31; 2Co 10.17).

III.    A SALVAÇÃO NÃO VEM DAS OBRAS

É fato incontestável que nossa salvação não vem pelas obras. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Pode até alguém achar que porque ele creu, ele fez alguma coisa, Paulo acrescenta dizendo: “não vem de vós; é dom de Deus”.  Quer dizer, até o crer é dom de Deus, e ele diz mais “Não vem das obras para que ninguém se glorie” (Ef 2.9).
1.    A graça como meio de salvação.  Paulo é claro quando o assunto é salvação. Nada, mais absolutamente nada é criado, ou da autoria do homem: a salvação, a graça, nem mesmo a fé, exercida para receber a salvação. Tudo é um presente de Deus. A salvação não vem da nossa autoconfiança ou individualismo, mas da iniciativa exclusiva de Deus. Por isso charis – favor imerecido. É um presente para ser aceito com gratidão (Rm 3.24-28; 1Co 1.29-31; Gl 2.16). A salvação inclui a libertação da morte, da escravidão do pecado e da ira vindoura; ao mesmo tempo que permite ao salvo desfrutar de todas as bençãos espirituais descritas em Efésios 2.1-7. A salvação é o livramento do poder do pecado e da morte; e a restituição do homem à comunhão com Deus, uma benção concedida a todos que recebem Cristo como Salvador (Hb 2.15; 2 Co 5.19). Quando a Palavra cai no coração, através do ouvir, entra em ação a graça preveniente, então o homem tem o seu livre-arbítrio acionado, ficando assim capacitado para responder com fé ao chamado da salvação (Rm 10.17; Ef 1.13). No entanto, ele pode responder afirmativamente ou negativamente (Jo 7.17; At 7.51).

2.    Obras como evidencia da salvação. Para falar sobre a dádiva da salvação, como presente imerecido de Deus, Paulo usa duas negações: 1) “Isso não vem de vós” (2.8). 2) “Não vem das obras”. Quer dizer, Deus não está recompensando ninguém com a salvação. Não há nenhum mérito no homem para receber a salvação, foi tudo um ato da graça e da infinita misericórdia de Deus. De nada adiante o homem tentar ser salvo por meio de suas obras. Porém, não podemos esquecer do versículo de número 10, “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Precisa ocorrer uma transformação na vida do crente salvo. As coisas velhas já passaram (2Co 5.17). Se antes “andastes segundo o curso deste mundo”,  agora, Deus preparou as boas obras, para “que andássemos nelas”. É um novo rumo, um novo caminho, uma nova história (Ef 4.17-32).
CONCLUSÃO
Refeitos, podemos agora andar num novo caminho e fazer as boas obras. O fazer boas obras independe da vontade do regenerado, porque é parte de sua vida nova. Isso está em consonância com o objetivo da nossa eleição, conforme está escrito: "... para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele" (Ef 1.4). Antes éramos filhos da ira, mas agora, somos “filhos por adoção”, e devemos praticar as boas obras, para que o nosso Pai que está nos céus, seja glorificado (Mt 5.16).
Amém

Pr Daniel Nunes da Silva

0 comentários:

Postar um comentário