Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2018

A PROMESSA DA SUA PRESENÇA



Êxodo 33. 12-16

Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar” (v. 14).

Isso foi uma promessa feita pelo SENHOR DEUS. Existem mais de 8000 mil promessas de Deus na Bíblia. Disse Paulo: “Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém,...” (1Co 1.20). Pedro disse: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina” (2Pe 1.4).

I.            Como esta promessa foi buscada. (v. 12).  Foi buscada diante uma grande comissão que Deus lhe havia feito (Ex 3.7-12). Moisés Pensou: “Como poderei tirar esse povo, sem a poderosa mão de Deus?”. Sempre falamos: “Quando Deus chama ele capacita”, e também: “Deus não chama capacitados, mas capacita aos chamados”. Isso é verdade! Porém, se precisa esclarecer essa capacitação, para que ninguém, depois de capacitado se sinta melhor que ninguém: A capacitação é o mandamento; o que dá condições do cumprimento da missão é a real presença do Senhor conosco (2Co 9.8). Tira-se a presença, se vai a capacitação. Como disse Jesus: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15.4,5).
II.          O que a promessa oferecia.  Irá a minha presença contigo...”. Quem pode imaginar os tesouros contidos no baú dessa promessa? (2Sm 22.13; Sal 16.11; 18.12; 68.8). Os tesouros da terra e dos oceanos podem se esgotar, porém, nem as demandas da humanidade, no que tange a redenção, nunca poderão diminuir, nem o tempo nem a eternidade, as riquezas aqui contidas. E essa promessa é tua, é nossa (Mt 28.20; Mc 16.20; At 9. 4-6). Ela se faz real através do Espírito Santo, que habita em nós (Jo 14. 16,17; 1Co 3.16). Assim como o sol se faz real na terra através da atmosfera, a presença de Deus se faz real em nós, através do Espírito Santo. Quando o crente entristece ao Espírito, ele fecha a porta para a presença da graça de Deus em sua vida. Davi sabia muito bem o significado da presença de Deus (Sal 51.11).
III.        Quando foi dada essa promessa. Foi dada em resposta a um clamor: “... rogo-te que agora me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei...” (v. 13). Aqueles que procuram conhecer a Deus, lhe conhecerão (Is 43.10; Os 6.3). O Senhor Deus se deleita em manifestar-se a Si Mesmo aqueles lhe buscam (Is 44.3). Isso é algo que agrada a Deus! Sabe por quê? Porque os homens já não pedem mais a presença de Deus, eles querem as bênçãos, mas não a presença. A vida animal, terrena, se pode até viver sem conhecer a Deus, mas a vida eterna somente conhecendo a Ele (Jo 17.3).
IV.       O que está promessa trouxe. Com a sua presença podemos esperar também:
1.    Evidencias da graça (v. 13,16). Andar com a presença de Deus, implica dizer que podemos viver na plenitude de sua graça (Jo 1. 16; 2Co 12.9). Graça é favor. Se a presença de Deus está conosco, temos o seu favor, a sua benevolência.
2.    Certeza de repouso (v. 14). A presença do Senhor nos dá repouso, assim como a presença do sol da a luz, a presença da videira da a seiva para os ramos, como a presença da mãe consola o filhinho que chora. Jesus disse: “Vinde a mim... eu os farei descansar”. Ler ainda (Sal 23.4). A presença e Jesus nos dá repouso:
a) do Poder do pecado (Rm 6.14);
b) Do temor do homem (Sl 91. 1-9);
c) Das ansiedades do mundo (Mt 14.30-32);
d) Das inquietudes do serviço (Mt 11.29).
3.    O poder de separação (v. 16). Ficaram separados do Egito e da casa da servidão.
a) A presença de Deus com Abraão o separou de Ur dos Caldeus, de sua família e da casa de seu pai (Gn 12.1).
b) O azeite santo, símbolo da presença de Deus e do Espírito Santo, separou Arão e seus filhos para o serviço do Senhor (Ex 29.4-9).
c) A presença de Deus em nós, através do Espírito Santo, no separará da vida e dos pensamentos do mundo (Rm 12.2).
SUA PRESENÇA SEPARA. Santo, significa “separado, ou consagrado ao Senhor” (Tt 2.14; 1Pe 2.9).

Concluo dizendo que O rei Davi, sabia o significado de ter a presença do Senhor em sua vida (2Sm 22.13; Sal 132.1-9; 51.11).

0 comentários:

Postar um comentário