Pages

sábado, 5 de novembro de 2016

AH, SE O MEU POVO ME TIVESSE OUVIDO!



Eu Sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito: abre bem a tua boca, e ta encherei” (Salmo 81.10).
No Salmo 81 Deus está repreendendo o seu povo Israel por seu pecado de idolatria, ingratidão e rebelião. Ele monstra, através da pena poética de Asafe (o salmista patriótico), que foi Ele quem tirou o seu povo da escravidão, quando diz: “Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos ficaram livres dos cestos” (v 6). Exorta o povo a não se prostrarem aos deuses estranhos (v9), e há uma espécie de gemido de Deus no verso 13, quando diz: “Ah! Se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! Porque esse lamento de Deus pelo seu povo? Há um provérbio que sempre gostamos de dizer: Deus sem o homem continua sendo Deus, e o homem sem Deus não é nada. Exatamente por isso que Deus lamenta. Lamenta não por Ele, mas pelo seu povo Israel. E ele vai dizer o que eles estavam perdendo por não darem ouvidos a sua voz.
O Senhor diz ao seu povo: “Abre bem a tua boca, e ta encherei”. Isso me diz que Deus é Deus de coisas plenas. Ele diz ao seu povo em Deuteronômio 28.2 “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvirdes a voz do Senhor teu Deus”. O Segredo é somente ouvir a voz do Senhor nosso Deus. Nada mais. O que tem levado muitos a viverem se arrastando pela vida, assim como Mefibosete, até ser chamado pelo rei Davi, é simplesmente a desobediência. O que Deus quer para seus filhos e a plenitude das bênçãos do Evangelho, como disse Paulo a igreja de Roma: “E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da benção do evangelho de Cristo” (Rm 15.29).
Vemos hoje em dia, tantos crentes em Cristo Jesus, que andam pelo mesmo caminho do povo de Israel. São idólatras igualmente aos hebreus. Não confiam no Senhor igualzinho àquele povo. Olham e creem apenas naquilo que vê; portanto não exercitam a fé. Porque a fé, diz a Bíblia: “... é a prova daquilo que se espera, e a convicção daquilo que não se vê” (He 11.1). É essa confiança e certeza do incrível, do imperceptível que move a mão de Deus a nosso favor.
Perdemos o pão do céu, porque estamos muito preocupados com o pão da terra! Jeová disse: “E eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel saído da rocha” (v 16). Isso é tremendo! O Senhor está dizendo ao seu povo: Eu lhes darei o melhor, o mais fino, o mais saboroso. O mel que ninguém tem lhes darei. Jesus disse: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Estamos fazendo isso? Você levanta cedo buscando o reino de Deus para você e sua família, ou dorme e acorda preocupado com as coisas desta vida? Eis porque as coisas andam de mal a pior. Eis porque não há operação de Deus no meio de sua família. O Senhor somente está dizendo: Confiem mais em mim. Deixem os ídolos de lado e busquem a minha face. Olhem para Jesus e deixem de olhar para as ondas.
Quantos ídolos! A faculdade pode se tornar um ídolo. A namorada ou o namorado pode se tornar um ídolo. O Dinheiro ou o trabalho pode se tornar um ídolo. O lar pode ser tornar um ídolo. Os filhos podem se tornar ídolos. O meu corpo pode ser tornar ídolo. Finalmente, quantas coisas você pode transformar em ídolo. Porque ídolo é aquilo que coloco no pedestal da primazia, do primeiro lugar, no alto do pódio e dedico toda a minha atenção a ele. Jesus disse: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10.37). Ser digno de Jesus, é, tanto levar a mortificação do seu corpo, seus sofrimentos, como também a sua glorificação. “Palavra fiel é esta: se morrermos com ele, também como ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; Se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo” (2Tm 2. 11-13).
Amados, o Senhor quer apenas nossa obediência a sua voz, para que venha e derrame sobre nós de sua dadivosa graça.

Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário