Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A NOSSA DEPENDÊNCIA DE DEUS

Eles, pois, colhiam cada manhã; cada um, conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se” (Ex 16. 21).

O povo de Israel saiu do Egito através da mão forte do Senhor. Sem a miraculosa intervenção de Deus, jamais eles teriam logrado êxito naquela jornada, que, se não fosse ordem direta do Todo-poderoso, seria uma loucura, pois, cerca de seiscentos mil homens de guerra, fora mulheres e crianças, uma cifra que podia chegar a três milhões de pessoas, saíram, andando errantes como nômades, pelo meio do deserto de Sinai.
Assim que passaram o Mar Vermelho, Moisés, Miriam bem como todo o povo de Israel cantaram. As mulheres, estavam tão felizes, tão festivas com tudo o que havia acontecido; que a Bíblia diz que cantaram e dançaram. Mas, aquela festa, logo deu lugar a incerteza. Pois, com pouco tempo de caminhada, faltou água para toda aquela multidão. O povo clamou a Moisés, e o grande libertador não tinha outra saída a não ser clamar ao Senhor: “E ele clamou ao Senhor...” (Ex 15.25). Deus sempre tem a solução. Naquele momento, o Senhor manda Moisés, cortar um lenho, e lançar nas águas amargas de Mara, e, as águas se tornaram doces, e todo o povo pode beber água com fartura.
A jornada prossegue, e dentro de pouco tempo, estavam com saudades das comidas do Egito.  Lembraram-se das panelas cheias de carne, pepinos e melões, e, se esqueceram da escravidão e do chicote. Quantos que após serem libertos pelo Senhor, ainda vivem com saudades das panelas do mundo. Esquecem-se do que Jesus disse: “Aquele que comete pecado é escravo do pecado”, e, que “O salário do pecado é a morte”. Deus, em sua grande e infinita misericórdia avisa a Moisés dizendo: “Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não” (Ex 16. 4).  Muito me chama a atenção o que disse o Senhor: “... a porção para cada dia”. É isso que o Senhor quer, que dependamos dele cada dia. Jesus ensinando-nos a orar, ele disse: “O pão nosso de cada dia dai-nos hoje”. Ele não disse o pão para cada semana, ou para cada mês. Pois, se dependêssemos dele cada mês, podíamos esquecer-nos Dele, de seus favores e seu poder durante esse tempo.
Louvemos e adoremos a Ele todos os dias. Agradeçamos os seus cuidados. O ar que respiramos, o pão que comemos, a água que bebemos, a comunhão que temos, a esperança que guardamos em nossos corações. Você que está lendo agora esta mensagem, agradeça  Deus por teus olhos, pela capacidade de leitura que tem nos dado. Agradeçamos a Ele inteligência que nos deu para cultuarmos o seu Nome a cada dia.
Acho simplesmente radiante quando Neemias diz: “Desse modo  os sustentaste quarenta ano deserto; falta nenhuma tiveram; as suas vestes não envelheceram, e seus pés não se incharam” (Ne 9.21). Que Deus tremendo! Esse é o nosso Deus que pode fazer o mesmo com você. Estamos chegando ao final de mais um ano, mas os cuidados do Senhor continuam sobre as nossas vidas. Apropriemo-nos do que disse o velho e experiente apóstolo Pedro: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).


Pr Daniel Nunes

0 comentários:

Postar um comentário