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quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CRUZADA, MENSAGEM DE ESPERANÇA, DIA 08 DE NOVEMBRO DE 2014

Você é nosso convidado especial para a Primeira Cruzada Evangelística MENSAGEM DE ESPERANÇA. O evento será realizado no dia 08 de novembro de 2014, no Parque do Povo, centro de Campina Grande -PB. O pastor Gilvan Rodrigues será o pregador, e, o Cantor Junior, estará louvando o Nome de Jesus, juntamente com vários cantores de Campina Grande e região.

Não percam, venham e leve uma pessoa não crente para ouvir a poderosa Palavra de Deus.

Obs. Ontem, dia 29, estivemos com um grupo de obreiros, orando no local da Cruzada, e no final da oração Jesus Salvou uma alma. A Senhora Vaneide, veio atraído pela oração e se rendeu aos pés de Jesus. Toda Gloria sejam dadas ao Cordeiro que tira o pecado do Mundo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

É DEUS QUE REMOVE REIS E ESTABELECE OS REIS

NÃO há meio termo, ou eu creio na Palavra infalível de Deus, ou não creio. Faz-se necessário fazermos uma reflexão profunda nesses momentos, quando acabamos de passar por uma eleição para presidente jamais vista antes. Com números tão apertados para a candidata que se sagrou vitoriosa. Certamente, que em momentos como esses, aqueles que votaram contra. Que queriam mudança ou alternância de poder ficam um tanto quanto chocados e até porque não dizer, revoltados. Queriam mudança a todo custo! Porém, é nesse momento, que temos de dar total crédito a soberania de Deus, e o poder controlador de todas as coisas. Podemos dizer como Daniel: “E ele muda os tempos e as horas; Ele remove reis e estabelece os reis: Ele dá sabedoria aos sábios e a ciência aos entendidos” (Dn 2.21). Também devemos escutar o inspirado apóstolo Paulo dizendo: TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13.1).
Se formos ver, as circunstancias, tanto de Daniel como de Paulo, não eram nada favoráveis, nem tão pouco, as autoridades que os governavam na época, eram as mais apreciadas, mas eles estavam cônscios que, se estavam ali, era porque Deus, aquele que governa, desde um alto e sublime trono (Is 6.1), estava dando o aval para que ali estivessem. Sendo assim, qual será o nosso papel como crentes salvos após terem passadas as eleições? Ficar falando de quem ganhou ou perdeu? Dizendo que não deveria ser assim? Ou seguirmos o conselho Paulino, quando diz: “ADMOESTO-TE pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações da graças por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminencia, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador” (2Tm 2. 1-3).
Conclamemos ao povo de Deus, e, em uma atitude de confiança em nosso Deus, que sabe tudo, entende tudo e pode tudo, orarmos, pedindo, que o tempo que nos resta nesta terra, seja para propagar o Evangelho de Jesus Cristo, fazendo tudo para Honra e Gloria de nosso Eterno e Trino Deus, o Pai o Filho e o Espírito Santo. Amém.
Pr Daniel Nunes


domingo, 19 de outubro de 2014

TODO CRENTE SALVO UM MISSIONÁRIO

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15).
Desde o Antigo Testamento, todos aqueles que tiveram um encontro verdadeiro com Deus, passaram a se preocupar com almas. Veja o exemplo de Abraão: “E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destrui-los-ás também...?” (Gn 18. 23,24). Por isso mesmo, digo sempre: É inconcebível, que alguém tenha um encontro com Jesus e não se preocupe com as almas perdidas.
Deve-se partir do principio que todos somos frutos de missões. A obra pentecostal no Brasil é fruto da vinda de dois jovens suecos, que chegaram a Belém do Pará, e de lá a obra se espalhou por todo o território brasileiro.  Logo, somos frutos de missões. Nada mais justo, que esses filhos de missões, continuem propagando esse evangelho aqui, ali e além. Fazer missões simultâneas é isso mesmo. Não esperar que um lugar esteja todo evangelizado para começar em outro. Jesus disse: “... ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (At 1.8). Simultaneidade é isso: fazendo missões em todos os lugares ao mesmo tempo. Há pessoas que perguntam: Porque gastar dinheiro com a índia, China, ou outros povos que nem mesmo conhecemos? Eu te pergunto: E se Deus, não tivesse investido em nós, que éramos inimigos, como e onde estaríamos hoje?
Amados, invistamos em missões, e, tenhamos certeza de uma coisa: Deus nos abençoará sobremaneira de tal forma, que encherão nossos celeiros de todas as sortes de bênçãos advindas do Eterno.
Avante ao campo de missões!


Pr Daniel Nunes da Silva – presidente

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A DOUTRINA SOBRE PECADO

HAMARTIOLOGIA
A DOUTRINA SOBRE PECADO
Ez 18. 4

Quando Deus terminou de fazer todas as coisas, disse que tudo tinha ficado muito bom (Gn 1.31). Porque será então, que hoje temos tantas coisas que não são boas? Qual a origem do mal? Como o pecado entrou no mundo? Essa pergunta será respondida a luz da Palavra de Deus ao longo deste estudo.
No entanto, é importante, dizer algo a mais sobre o pecado. Sabe-se que as trevas são a ausência da luz, e, que o pecado algumas vezes é tratado com trevas, porém, o pecado, e muito mais que ausência do bem. O pecado também é mais que um defeito. É uma força ativa, perniciosa e destruidora. Tiago disse que: “..., e o pecado, sendo consumado, gera morte” (Tg 1.15). O pecado consumado é aqui simbolizado como o pai, o genitor do maior inimigo do homem, a morte, quer seja espiritual ou física.

A ORIGEM DO PECADO

1.    O ambiente e a possibilidade da tentação (Gn 2. 8-17). No lindo jardim do Éden, onde Deus havia feito brotar toda sorte de árvores agradável à vista e boa para comida. À alimentação ligada a visão, (Gn 3.6). A árvore da vida no meio do jardim (Veja Ap 2.7; 22.2). Que serviria para que, do fruto dela comendo, o homem teria vida eterna. E a árvore chamada da ciência do bem o do mal. Essa árvore seria para que Deus pudesse provar a obediência do homem, pois Ele o fez como um ser moral, capaz de optar livremente por amar e obedecer a Deus, ou por desobedecer-lhe e não fazer a sua vontade (Dt 30. 15,19). Vejamos que Adão e Eva tinham uma vida prazerosa, pois Éden significa prazer, paraíso, pomar. Adão não precisava da árvore da ciência do bem e do mal para viver, pois ele tinha a árvore da vida a sua disposição.
2.    O agente da tentação (Gn 3.1). A serpente foi a encarregada de satanás, que já havia sido lançado do seu posto no céu, por ter pecado contra Deus, para mediar a conversa maligna com Eva. (Ez 28. 13-17; Is 14. 12-15; Lc 10.18), por isso mesmo satanás ficou conhecido como a antiga serpente (Ap 12.9). O diabo não vai aparecer como ele é para tentar, ele sempre vai chegar com coisas bonitas, apetitosas e sobre tudo vantajosas, (2Co 2.11; 11.14). Cuidado com ele!
3.    A sutileza da tentação. O próprio Jesus falou desse predicado distintivo da serpente (Mt 10.16). Aqueles que abrem a guarda para ela, vão sendo arrastados pelos desejos e atos pecaminosos (2Sm 11. 1-4; 1Tm 6.9,10; Tg 1.14,15). Veja os passos que a serpente dá para derrubar o casal edênico. a) Ela aproveita a solidão da mulher. Naquele momento Eva estava sozinha. b) Ela torce as palavras de Deus (Gn 3.1 comparando com Gn 2.16, 17). Veja que ela conseguiu deixar a mulher desorientada. A mulher responde que podia comer de todas as árvores, mas da árvore que está no meio do jardim não era para comer. Ora, no meio do jardim estava a árvore da vida, que eles poderiam comer sim (Gn 2.9;16).
4.    Quando a serpente faz a pergunta no versículo 1, lança uma tríplice dúvida no coração da mulher: 1) Dúvida sobre a bondade de Deus – Será que Deus está retendo alguma benção de ti? 2) Dúvida sobre a retidão de Deus – “certamente não morrereis” (Gn 3.4), isto é, Deus não pretendia dizer o que disse. Porventura não é isso que estão tentando dizer com a teologia generosa: Deus não vai lançar ninguém no inferno, porque Ele é muito bom, mas vejamos os textos (Ez 18.4; Naum 1.3; Mt 6.29; 10.28). 3) Dúvida sobre a santidade de Deus – No versículo 5 a serpente diz, com efeito: “Deus vos proibiu comer da árvore porque tem inveja de vós. Não quer que chegueis a ser sábio tanto quanto ele, de modo vos manter em ignorância. Não porque ele se interessa por vós, para vos salvar da morte, e sim por interesse dele, para impedir que chegueis a ser semelhante a ele”. Deus é santo, portando o pecado da inveja não sobe ao seu coração (Lv 21.8; Sl 5.4; Is 6.3). Não atribuamos a Deus nenhum pecado, como disse Tiago: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta” (Tg 1. 13).
5.    O pecado levou o homem a culpa. Vamos analisar as evidencias de uma consciência culpada. O homem e sua esposa viviam em um estado de inocência. Segundo alguns comentaristas bíblicos, Adão e Eva, antes da queda, estavam vestidos em uma auréola de luz, que demonstrava a comunhão que tinham com o Criador. 1)Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus;” (Gn 3.7a). Essa expressão “foram abertos os olhos”, indica esclarecimento milagroso ou repentino (Gn 21.19; 2R 6.17). O que a serpente prometeu, de fato aconteceu, mas não como Adão e Eva esperavam. Em vez de se tornarem iguais a Deus, um sentimento de culpa e medo entrou em seus corações. A nudez física é um quadro de uma consciência nua e culpada. Aquela vestimenta de gloria foi desfeita, e, agora sentiram que estavam nus. Ali começou o conflito entre a carne e o espírito do homem (Gl 5.16; Rm 7. 14-24). 2)... e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais” (Gn 3. 7b). A auto justificação. Querendo dizer, eu mesmo posso resolver esse problema. O homem acha que pode flertar com o pecado e sair ileso da situação. Ledo engano (Gl 6.7). Somente uma veste feita por Deus poderia cobrir o pecado (Gn 3.21). 3)E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim” (Gn 3.8). A primeira coisa que o homem culpado faz é procurar esconder-se de Deus. São duas coisas que o culpado gosta de fazer: Esconder e disfarçar (Js 7.21; 1Rs 14.6; 22.30). Aquilo que parecia ser bom, revelou-se como mau. A culpa a insegurança, o tumulto, o medo do juízo acompanham a iniquidade (Sl 38.3,4; Is 57. 20,21; Rm 2.8,9; He 2.15).
6.    O pecado levou o homem a morte. (Rm 5.12,21; 6.16; 6.23; Tg 1.15). Na teologia paulina, o pecado entrou no mundo de forma coletiva, através do pecado de Adão. Essa morte, não é somente no âmbito físico, mas, muito mais na esfera espiritual, alma e espírito do homem (Ez 18.4; Mt 10.28). Veja que no versículo 6 Eva traça por si mesma suas metas a auto realização. Uma visão prospectiva de enriquecimento material, estético e mental, parecia incrementar a própria vida; o mundo continua a oferecer as mesmas coisas (1Jo 2.16; Tg 4.4). Tomou do seu fruto e comeu”. Simples ato, tão penoso resultado. Vamos ver que esse ato se repete agora para nossa salvação: “Tomai e comei” (Mt 26.26). Agostinho comenta a ameaça de morte feita por Deus ao casal, dizendo: Se perguntar com qual tipo de morte Deus ameaçou o homem..., se foi a morte física ou a espiritual, ou aquela segunda morte, responderemos: Foi com todas (Ez 18.4; Hb 9.27; Ap 20.6). O pecado faz que o homem queira se esconder de Deus: “...e escondeu-se Adão e sua mulher da presença de Deus” (Gn 3. 8), (Face). Comparado a Ap 6.16 e contraste com Sal 27.4; Ap 22.4.

A INSENSIBILIDADE DO PECADO
O pecado leva o ser humano a um endurecimento de coração. Em Hebreus 3.13, o escritor da carta disse: “Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”. Essa palavra endurecer vem da palavra grega “sklerunein”. O adjetivo “skleros” pode ser usado para uma pedra que é difícil de ser lavrada. Como metáfora, pode ser usado a um rei desumano, que trata com dureza seus súditos. O pecado endurece o coração do homem. El Filipenses 1.9, o apóstolo Paulo, ora pelos filipenses, para eles abundem, no que ele chama de “aisthesis” = percepção sensitiva, quer dizer: uma qualidade do coração e da mente que é sensível àquilo que está mal. Veja a sequencia do versículo 10: “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalos algum até o dia de Cristo”.
Significa dizer, que a pessoa que comete um deslize em sua vida espiritual, pela primeira vez ele demostra um estremecimento e uma repugnância; se o ato se repete, cometerá com mais facilidade; se insiste em cometer a ação maléfica, será para ele uma coisa comum e normal. Significa dizer, que o pecado, pelo seu engano, tornou esse coração insensível para detectar o mal. Será como se uma pessoa, tivesse um membro do seu corpo, com problemas de sensibilidade, e chegasse um ferro em brasas nele, e, mesmo o ferro em brasas estando queimando e destruindo o membro, ele estaria insensível a tal ação.

A PALAVRA PECADO E SEUS ACOMPANHANTES

1.     Hamartia está relacionada a blasphemia (Mt 12.31). O significado básico de blasfêmia é insulto. O pecado é um insulto a Deus. O pecado insulta a Deus, porque zomba de seus mandamentos, por colocar o “eu” no lugar devido somente a Deus (Mt 22.37).
2.     Hamartia está relacionada com apate (He 3.13). Apate é engano. O pecado é sempre enganoso, promete fazer o que não pode. O pecado é sempre uma mentira. Um filósofo disse: “O pecado nunca pode trazer felicidade, porque, entre outras coisas, deixa o homem com o constante temor de ser descoberto” (Pv 14.34b). Todas as coisas estão nuas e patentes diante dos olhos de Deus (Sl 139.12; He 4.13). “O primeiro enganado com o pecado é o pecador que o pratica” (Pv 20.17).
3.     Hamartia está relacionada a epithumia (Tg 1.15). Epithumia é concupiscência, desejo, cobiça. Epithumia sempre deseja o que não pode ser desejado. Até Aristóteles definiu epithumia como alguém que se lança ao prazer, que segundo os estoicos, se trata do prazer além dos limites e da razão. A concupiscência é uma cobiça ou desejo desenfreado por aquilo que não me pertence, e, não deve pertencer. Quantos têm perdido a vida e a salvação, perdido a liberdade, perdido família, etc. tudo em troca da cobiça por coisas que não lhes pertenciam (Ex 20.17; Dt 5.21; 1Tm 6.9,10,11).
4.     Hamartia e igualada a anomia (1Jo 3.4). Anomia é desobediência a lei. Anomia induz o homem fazer o que lhe bem parece. Faz que o homem coloque seus interesses acima de seus deveres com seu próximo e de sua obediência a Deus. A anomia é o desejo do homem em colocar o “eu” no lugar de Deus, fazendo do homem o centro da vida (Antropocentrismo). Anomia é alguém querer viver fora da lei, da lei dos homens e muito mais da lei de Deus (Rm 1. 28-32).
5.     Hamartia é igualada a adikia (1Jo 5.17). Adikia é injustiça, iniquidade, mal. Adikia é, portanto o espírito pecaminoso que se nega a cumprir seus deveres para com Deus e com os homens (Rm 13.1-7).

6.     Hamartia está ligada com prosopolepsia (Tg 2.9). Prosopolepsia é  acepção de pessoas. Acepção de pessoas, ao mundo, a vida e aos seres humanos em geral. Pecado é aceitar e praticar as normas do mundo em vez dos princípios de Deus; julgar as coisas como os homens veem e não como Deus vê. Segregação racial, cor da pele, classes sociais, etc. (Cl 3.10,11; At 10.34,35).